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07-DEZ-2022

Secretaria de Desenvolvimento Social emite carteirinha do autista

Por Liana Lacerda 07/12/2022 #cidadania

Em ato simbólico, o advogado Rodrigo Rocha Gomes recebeu o documento, entregue pela prefeita Marianna Almeida e pela secretária de Desenvolvimento Social, Glenira Holanda.

Em algumas cidades do país, ela já é realidade. E em Pau dos Ferros, ela já está sendo emitida pela Secretaria de Desenvolvimento Social (SEDES). Trata-se da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro do Autismo (CIPTEA), mais conhecida como carteirinha do autista.

Através da Lei 13.977/2020 chamada de Lei Romeo Mion, em homenagem ao filho do apresentador Marcos Mion, foi criada a CIPTEA. A nova Lei alterou a Lei 12.764/12, que diz que a pessoa com autismo é considerada pessoa com deficiência para todos os efeitos legais.

Como um instrumento que visa garantir a atenção integral, a CIPTEA garante o pronto atendimento e a prioridade no atendimento e no acesso aos serviços públicos e privados, em especial nas áreas de saúde, educação e assistência social, mediante a apresentação do documento pelo cidadão.

COMO SOLICITAR A CIPTEA?

Para adquirir a identidade é necessário se dirigir à sede da Secretaria de Desenvolvimento Social, e apresentar a seguinte documentação:

- Relatório de médico, com diagnóstico no âmbito do Transtorno do Espectro Autista (TEA) e indicando o código da Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde (CID)

- Cópia da Carteira de Identidade do identificado com TEA.

- Fotografia 3x4 recente do identificado.

- Cópia da Carteira de Identidade do responsável legal ou do cuidador.

ONDE SOLICITAR?

A SEDES está localizada na rua João de Aquino 142, no Centro de Pau dos Ferros e funciona das 8h às 12 de segunda a sexta. A carteira é emitida e entregue no mesmo dia.

QUAIS INFORMAÇÕES TERÃO NA CIPTEA?

Na Carteira Nacional de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista - CIPTEA, terão certamente as seguintes informações:

- Nome completo

- Filiação

- Local de nascimento

- Data de nascimento

- Número do RG - Registro Geral

- Número do CPF - Cadastro de Pessoas Físicas

- Tipo sanguíneo

- Endereço residencial completo

- Número de telefone da pessoa com autismo

- Fotografia 3×4

- Assinatura ou impressão digital da pessoa com autismo

- Nome completo do responsável legal ou do cuidador

- Documento de identificação do responsável legal ou do cuidador

- Endereço residencial do responsável legal ou do cuidador

- Telefone e e-mail do responsável legal ou do cuidador

- Identificação da unidade da Federação e do órgão expedidor e assinatura do dirigente responsável

A EMISSÃO É OBRIGATÓRIA?

Não. A emissão do CIPTEA é gratuita e opcional.

 

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