A Carreta Interativa esteve em Pau dos Ferros nestes dias 01 e 02 de dezembro, na Praça José Lopes Chaves, na Avenida Getúlio Vargas e recebeu várias crianças das escolas municipais para aprender como prevenir que o mosquito Aedes Aegypti se prolifere.
Maria Júlia Varela, de 8 anos, esteve com seus colegas da Escola Municipal do São Benedito, para conhecer a Carreta Itinerante e se divertiu com a interatividade proporcionada pelo projeto e contou o que ela mais gostou do projeto. "Entrei no caminhão e aprendi como vou fazer para o mosquito não entrar lá em casa. Eu gostei da brincadeira da raquete para gente ficar eliminando os mosquitos", contou Maria Júlia toda animada.
As crianças foram recebidas pela equipe de endemias e pelos funcionários da FUNASA que realizavam todo o percurso mostrando as brincadeiras e interatividade que a proposta oferecia. Os alunos puderam brincar, ouvir músicas além de receber um lanche durante o passeio.
O Projeto é resultado de parceria entre a Prefeitura de Pau dos Ferros, o Consórcio Público Intermunicipal do Rio Grande do Norte (COPIRN) e a Fundação Nacional de Saúde (FUNASA), que usa a tecnologia a serviço da conscientização no combate ao mosquito Aedes Aegypti.
Agentes de Endemias realizam trabalho preventivo durante o ano todo
Atualmente, Pau dos Ferros é uma cidade com baixos índices de casos de Dengue, o que se deve ao árduo trabalho desenvolvido pelos Agentes de Endemias, na conscientização da população quanto aos cuidados necessários para evitar a proliferação do mosquito, durante o períodos chuvoso.
O trabalho é feito através de visitas às casas, além do trabalho educativo
de prevenção e controle da dengue nas escolas.Segundo boletim epidemiológico, feito pelo Governo do Estado do Rio Grande do Norte, o município de Pau dos Ferros registrou até o momento 36 notificações de suspeitas, e constatado que não houve casos até o momento.
Sempre que o período chuvoso começa a se aproximar, a Secretaria Municipal de Saúde, através do setor de Endemias, intensifica as estratégias desenvolvidas de maneira preventiva realizando ações de conscientização sobre o mosquito Aedes Aegypti nas escolas, interagindo e mobilizando as crianças.
Os agentes fazem visitas às escolas do município com o intuito de abordar sobre Arboviroses e o risco do mosquito Aedes Aegypti, causador da Dengue, Chikungunya, Zika e da febre amarela. Durante as visitas, as crianças são orientadas pelos agentes a como prevenir que suas casas possam ser locais de foco desses insetos.
A intenção é que todas essas atividades não fiquem restritas somente no ambiente escolar, mas que as crianças atuem como propagadoras de informações e fiscalizadoras em suas residências e demais locais de convivência. "Esse trabalho que estamos realizando em parceria com as escolas é uma forma de prevenção. Orientamos a não deixar acumular água, explicamos de que forma é contraída a dengue e a maneira correta para combater o AEDES AEGYPTI, eliminando os criadouros nos domicílios. Elas levam a informação aprendida durante a campanha educativa para casa e ensinam aos pais e vizinhos.", explicou o Supervisor de Endemias, Gildevanio de Oliveira.