Fotos: André Mendes
Com um cenário de entardecer alaranjado espelhado sobre as águas, a espera finalmente acabou. A obra de Urbanização da Orla do Açude 25 de Março foi inaugurada na tarde de hoje (05), um sonho antigo da comunidade do alto do açude.
A obra foi dividida em duas etapas. A primeira fica no bairro Alto do Açude e a segunda está localizada no bairro Riacho do Meio. A atual gestão finalizou a obra em apenas 15 meses e entregou a população um espaço organizado e importante para dar qualidade de vida às pessoas do bairro.
Ao iniciar o levantamento de como a obra estava, a atual gestão constatou que só havia sido feito aproximadamente 13,90% da execução da primeira etapa e 58,63% da execução da segunda etapa. O valor total da obra com as duas etapas ficou no valor de R $708.774,74, parceria feita entre a prefeitura e o Ministério do Turismo.
O novo espaço conta com um quiosque que em breve passará por licitação para que possa gerar emprego e renda, além de lazer para as pessoas da cidade. As duas etapas também receberam iluminação de LED garantindo ao espaço beleza e economicidade.
Além da vista privilegiada, a urbanização da Orla vai gerar emprego e renda com direto e indiretamente, garantindo também a valorização dos imóveis no entorno do bairro. Benefícios que perdurarão por anos. "Não resta dúvidas que uma obra dessa traz benefício não só para o comércio como também para a comunidade e aquece a economia do nosso bairro", disse o comerciante, Cleiton de Freitas Nobre.
A satisfação era geral, mas uma família em específico estava radiante com a inauguração. O espaço homenageou Francisco Elesbão de Queiroz, que foi funcionário da Prefeitura de Pau dos Ferros e faleceu em 2016 e a família esteve presente prestigiando a inauguração. "Estamos muito lisonjeados. Para nós que somos filhos é importante ter o nome do nosso pai nessa obra, já que ele constituiu nossa família aqui nesse bairro e zelava tanto por ele", contou o filho, Jean Queiroz.