NOTÍCIAS

18-AGO-2021

Em Brasília, prefeita solicita curso de Medicina e apresenta estudos sobre vantagens do município para implementação

#CURSODEMEDICINA POR LIANA LACERDA 18 DE AGOSTO DE 2021 122

Na tarde de hoje (18), a prefeita Marianna Almeida esteve no Ministério da Educação com o Ministro Milton Ribeiro, para tratar de assuntos de interesse do município de Pau dos Ferros, como também para protocolar a solicitação da implantação do curso de Medicina na Universidade Federal do Semiárido (UFERSA), apresentando estudos que comprovam que o município tem condições de receber o curso, que irá acelerar o desenvolvimento da região por já abrigar diversas instituições públicas e privadas de ensino.

O município de Pau dos Ferros, historicamente, é um celeiro de formação educacional no Estado do Rio Grande do Norte, contando atualmente com três universidades públicas, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - IFRN, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN e Universidade Federal Rural do Semiárido - UFERSA), uma Escola de Nível Técnico, além de cinco universidades privadas.

Aliado ao cenário de ensino robusto, está o potencial deste município sua localização que é bastante estratégica, pois é sede de uma Região de Saúde, na qual é composta por 37 municípios que, por sua vez, contabiliza mais de 220 mil habitantes, bem como por estar inserida em uma tríplice fronteira entre os Estados do Rio Grande do Norte, Ceará e Paraíba, que diariamente há uma presença maciça da população flutuante que buscam os mais diversos serviços prestados por esta cidade, como por exemplo comércio, saúde e, principalmente, ensino.

É Importante ressaltar que Pau dos Ferros é, também, referência em ensino infantil, fundamental e médio, e dispõe de diversas escolas públicas e privadas, nas quais tem como forte premissa a preparação dos discentes para o ingresso no ensino superior, ingresso este que muito têm dificultado, pois, é notório a grande procura destes para o curso de Medicina, tendo que se deslocar, ao ser aprovado, para outros centros urbanos, inclusive, em outros Estados.

Outro ponto bastante pertinente se dá considerando a política de expansão da formação médica. Com relação a campos de estágio, existem na base territorial serviços públicos de Atenção Básica e Hospitalar, dos quais destacamos na rede municipal de saúde, atualmente com 12 (doze) Unidades Básicas de Saúde e na área hospitalar um hospital Geral Regional Estadual, Hospital Dr. Cleodon Carlos de Andrade (HCCA), para atendimento às Urgências e Emergências, inaugurado em 1990, que atende em regime de plantão 24 horas, com atendimento exclusivo aos usuários do Sistema Único de Saúde. Ao analisar e entender a importância e o impacto que irá trazer para toda a região do Alto Oeste Potiguar, o Ministro se colocou à disposição para trabalhar em defesa dessa conquista.

Na ocasião, a prefeita esteve acompanhada do Ministro das Comunicações, Fabio Faria, e também do Deputado Estadual Galeno Torquato, além da equipe técnica do Ministério da Educação.

 

Deixe seu comentário

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Um pouco insatisfeito

Neutro

Um pouco satisfeito

Muito satisfeito