NOTÍCIAS

12-AGO-2021

Pau dos Ferros em parceria com a Funasa recebe Salta-Z e poços, além de verba para melhoria do Esgotamento Sanitário

#Infraestrutura POR LIANA LACERDA 12 DE AGOSTO DE 2021

Na manhã de hoje (12), a prefeita Marianna Almeida, juntamente com o vice-prefeito, Renato Alves e vereador Reginaldo Alves, receberam o Superintendente Estadual da Funasa, Pablo Antônio Tatim e o Engenheiro da Funasa, Alexandre Freire para receber demandas já solicitadas anteriormente e tratar do plano de saneamento básico de Pau dos Ferros.

Durante a reunião, foi confirmada a instalação do primeiro Equipamento de Solução Alternativa de Tratamento Simplificado de Água (Salta-Z) do município, para pequenas comunidades do Sítio Logradouro e Sítio Sorriso, nas quais serão beneficiadas famílias cerca de 70 famílias, cada localidade receberá um equipamento, que garantirá acesso à água potável aos moradores. Além do Salta-Z, serão instalados dois poços, um no Sítio Maniçoba e outro no Sítio do Abatedouro Novo.

Para o município, foi tratado sobre a verba no valor de R$441 mil, para construção e instalação de equipamentos para o aprimoramento do Esgotamento Sanitário, que irá melhorar a vida dos pau-ferrenses, como também impactar na diminuição de doenças no município. Dentro do mesmo assunto, foi solicitada uma atenção especial para garantir recursos financeiros e colocar em prática o Plano Municipal de Saneamento Básico de Pau dos Ferros, que necessita ser atualizado, pois foi criado em 2016.

Estes dois feitos são fundamentais para essas comunidades, uma vez que não possuem água tratada, e agora terão como consequência a redução de problemas de saúde, além da melhoria na qualidade de vida desta população.

Estavam também presentes, a Secretária Municipal de Desenvolvimento Social, Glenira Holanda, o Secretário de Meio Ambiente, Paulo Pereira, além dos Engenheiros da Secretaria de Planejamento (SEPLAN), Vidal Júnior e Iuri Aires, que reforçaram dentre as solicitações, a continuação do Projeto de Melhorias Habitacionais para o Controle da Doença de Chagas, que foram construídas três casas na atual gestão, e mais duas serão entregues em 60 dias. A secretária da SEDES, apresentou um relatório, no qual foram constatadas e cadastradas ao todo 28 famílias com casas, necessitando serem beneficiadas pelo programa.

Ainda sobre os cuidados sanitários do município, foi solicitado um caminhão para coleta seletiva, que poderá separar e coletar materiais já usados, mas que são recicláveis como papéis, plásticos, metais e vidros, para que não sejam descartados como lixo, possibilitando implantação e conscientização junto à população, assim sua comercialização e transformação em novos produtos por meio de um processo de reciclagem artesanal ou industrial.

Confira abaixo vídeo demonstrativo* sobre o que é uma Estação de Tratamento de Esgoto

*Fonte de informações técnicas: Funasa

Desenho esquemtico da SALTA-Z

O que é o SALTA-Z?

A Salta-Z foi desenvolvida por servidores da Superintendência Estadual da Funasa no Pará (Suest/PA), para fornecer água potável de maneira simples, eficaz e de qualidade, para comunidades carentes, sem acesso a água para consumo humano. É uma Solução Alternativa Coletiva Simplificada de Tratamento de Água. Configura-se como uma tecnologia de interesse social que contempla o baixo custo como atrativo favorável à sua aplicação, além de apresentar viabilidade técnica e operacional, compreendendo-se a capacidade de o projeto ser tecnicamente exequível

A SALTA-z utiliza processo convencional para tratar a água, por meio de uma estrutura física simplificada, e fazendo uso de filtro e dosadores de características artesanais. Adicionalmente, é de fácil aplicação, instalação e apropriação pelo município e comunidades, com potencial transformador social e ambiental. Há eficácia na produção de água potável e, portanto, com resultados compatíveis com as exigências do Ministério da Saúde.

 

Estação de Tratamento de Esgoto: Você sabe como isso funciona?

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#AssistênciaSocial Há 1 dia(s)

Em ação no Perímetro, prefeita Marianna presta contas e anuncia Farmácia Básica e pavimentação de mais 4 ruas

Em ação no Perímetro, prefeita Marianna presta contas e anuncia Farmácia Básica e pavime [...]

#AssistênciaSocial Há 3 dia(s)

Prefeitura de Pau dos Ferros fará ação comunitária no Perímetro Irrigado nesta quinta-feira (18)

A Prefeitura de Pau dos Ferros, através de uma ação intersetorial, informa aos moradores [...]

#Desenvolvimento Há 4 dia(s)

Prefeita Marianna anuncia programa com investimento de quase 4 milhões para a zona rural de Pau dos Ferros

A prefeita de Pau dos Ferros, Marianna Almeida, anunciou em suas redes sociais um invest [...]

#Segurança Há 4 dia(s)

Prefeitura articula ação intersetorial para revitalizar e levar mais segurança à Praça da Matriz de Pau dos Ferros

Na manhã desta segunda-feira (15), a prefeita Marianna Almeida se reuniu com parte do se [...]

#VigilânciaSanitária Há 5 dia(s)

Combate à dengue na comunidade Logradouro.

Nossos Agentes de Endemias estão dando continuidade a um importante trabalho de prevençã [...]

#ServidorPúblico Há 5 dia(s)

Prefeitura de Pau dos ferros empossa quatro novos profissionais do Concurso Público.

A prefeita Marianna Almeida recepcionou nesta quarta-feira (10) quatro novos profissiona [...]

#ProgramaMelhorEmCasa Há 5 dia(s)

Pau dos Ferros é contemplada com 50 casas populares do Governo Federal

A Prefeitura de Pau dos Ferros, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Socia [...]

#Pavimentação Há 5 dia(s)

Marianna inaugura 1.700 m² de pavimentação no bairro Nova Pau dos Ferros

No fim da tarde desta quinta-feira (11), a Prefeitura de Pau dos Ferros realizou a inaug [...]

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito