NOTÍCIAS

09-JUL-2021

Prefeitura conclui novo Centro de Artesanato e faz entrega às artesãs

#ARTESANATO POR LIANA LACERDA 09 DE JULHO DE 2021 159

Fotos: André Mendes

Nesta manhã (09), a prefeitura de Pau dos Ferros, através da Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento Econômico (SEPLAN), fez a entrega do novo Centro de Artesanato Maria Genúria Aires, localizado na Praça Matriz da cidade.

Sob o comando da nova gestão, a SEPLAN assumiu a reconstrução do espaço e executou a obra em tempo recorde, de 53 dias. Na execução do projeto, foram colocados novo revestimento, piso cerâmico e contou com serviços da troca de toda a pavimentação com nova paginação em piso intertravado, formado por blocos de concreto, com pequenos espaços permitindo que a água escoe, e que ajudam a não criar alagamentos na calçada.

O equipamento foi construído de sete box stand, e um fator priorizado foi a acessibilidade, sendo quatro deles adaptados para atendimento à pessoas com locomoção reduzida, além de um banheiro exclusivo para esse público, como também piso tátil. Para a execução do Novo Centro de Artesanato, foram investidos R$90.501,37 pagos com recursos próprios do tesouro Municipal de Pau dos Ferros.

Com a reconstrução, o Centro do Artesão Maria Genúria Aires, as artesãs puderam voltar para seus espaços e darão visibilidade ao trabalho que realizam. "Estamos muito emocionadas. 4 anos e 7 meses depois, podemos voltar para nosso cantinho, mostrar a nossa arte. Hoje com o novo centro podemos ter identidade e visibilidade do artesanato pau-ferrense", disse emocionada Maria Edileuza Queiroz Aquino, presidente da Associação dos Artesãos de Pau dos Ferros.

O nome do Centro foi em homenagem a Maria Genúria Aires, a primeira costureira de vestidos de noivas, que trabalhou com alta costura no município. Com a obra o espaço se torna mais atrativo, agradável e seguro para os comerciantes e visitantes que circulam pela cidade todos os dias, tornando-se também valorizado e um dos pontos simbólicos do centro pau-ferrense.

Durante a entrega, estiveram presentes a prefeita Marianna Almeida, o vice-prefeito Renato Alves, Secretário da SEPLAN, Felipe Almeida e os Deputados João Maia e Galeno Torquato, além dos demais secretários municipais, engenheiros e vereadores da Câmara Municipal de Pau dos Ferros.

A entrega da obra aconteceu seguindo os protocolos de segurança para prevenção à COVID-19, usando máscaras e higienizando constantemente as mãos com álcool 70% na chegada.

A demolição do antigo Centro de Artesanato

Em 2017, o Centro de Artesanato foi desativado e demolido pela gestão anterior, tendo sua reconstrução iniciada no segundo semestre do ano 2020. Após a sua desocupação, os comerciantes que ali trabalhavam, foram transferidos para as dependências do Centro Cultural Joaquim Correia.

 

Deixe seu comentário

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Um pouco insatisfeito

Neutro

Um pouco satisfeito

Muito satisfeito