NOTÍCIAS

01-JUN-2021

Responsabilidade e Transparência: No 6º mês prefeitura quita mais de 4,6 milhões em dívidas deixadas pela gestão passada

#TRANSPARÊNCIA POR LIANA LACERDA 01 DE JUNHO DE 2021

Transparência e responsabilidade com a gestão do dinheiro público. De forma espontânea e em respeito ao cidadão pau-ferrense, a prefeitura de Pau dos Ferros, através da Secretaria Municipal de Finanças, inicia o sexto mês da gestão "Valorizando Nossa Gente" apresentando relatório de prestação de contas, e esclarecer a população como vem cuidando das contas públicas da nossa cidade.

Um dos primeiros desafios da prefeita Marianna Almeida ao assumir a Prefeitura de Pau dos Ferros, em janeiro deste ano, foi trabalhar para garantir a governabilidade, mantendo salários em dia e ampliando investimentos em infraestrutura. Para isso, foi necessário acionar a Procuradoria Geral do Município para decretar 60 dias de calamidade financeira para resolver questões em um curto prazo. Vale lembrar também, que a nova gestão não teve acesso aos documentos essenciais para a manutenção dos serviços públicos municipais e nem à íntegra dos contratos e convênios no âmbito do Município.

Conforme o Secretário Municipal de Finanças, Jenison Fontes, as contas da Prefeitura de Pau dos Ferros foram recebidas zeradas e com a parcela do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) do dia 10 de janeiro de 2021 já comprometida com dívidas deixadas referentes ao mês de novembro e dezembro de 2020." A gestão Marianna Almeida tem como principal característica o compromisso com Pau dos Ferros e, diante dos problemas constatados, tomamos o cuidado de conduzir as contas do município com mais responsabilidade e transparência. Para quitar essas dívidas, foi preciso fechar as "torneiras", economizando com pessoal, economizando nas compras e no consumo em geral. Vale Salientar que algumas dessas contas fomos pegos de surpresa, pois foram bloqueadas automaticamente e impedindo, assim, um planejamento adequado da atual gestão", pontuou Jenison.

As dívidas contraídas na gestão anterior foram a maior herança deixada para a população. Estamos falando de R$4.663.387,00, que a atual gestão teve que ampliar esforços para regularizar parte delas e evitar passar por mais transtornos, ao iniciar a administração pública da Prefeita Marianna Almeida.

Somam-se quase 5 milhões, parte das dívidas deixadas com fornecedores e que foram quitadas pela SEFIN, agora em 2021. Inclui também prestadores de serviços, demandas judiciais, contas essenciais como: INSS, PASEP, Consignados, até mesmo contas básicas como as de energia elétrica da COSERN, Internet e Correios, foram acumuladas de forma irresponsável pelo ex-gestor.

Ao chegar no sexto mês de mandato, é de extrema importância estabelecer esse relacionamento de confiança do poder público com a população, para estreitar laços de credibilidade e cuidado administrativo ao gerir o município de forma responsável. "Vamos continuar nosso trabalho com foco, compromisso, responsabilidade, planejamento e, acima de tudo, transparência. Temos ainda muita conta da gestão passada e estamos estudando estratégias dentro da legalidade e analisando as melhores formas para pagar esses fornecedores, sem que cause prejuízo para eles e danos para a atual gestão. Esperamos que sejam responsabilizados quem de fato ocasionou esse prejuízo ao município de Pau dos Ferros", reforça o Secretário de Finanças.

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#Gestão Há 1 dia(s)

Projeto de Lei garantirá repasse de 100% de Incentivo Financeiro à agentes comunitários e de endemias

A prefeita Marianna Almeida encaminhou hoje (01), para a Câmara de Vereadores de Pau dos [...]

#Seleção Há 1 dia(s)

Prefeitura fecha parceria com UERN e terá 4 vagas para programas de residência médica no município

A prefeitura de Pau dos Ferros informa, que a COORDENAÇÃO da Comissão de Residência Médi [...]

#AulãoDeRevisãoENEM Há 3 dia(s)

Em último Aulão de Revisão para o ENEM, Secretária de Educação do município realiza visita de apoio aos alunos

Na noite da última sexta-feira (26), a Prefeitura Municipal de Pau dos Ferros, através d [...]

#Lazer Há 4 dia(s)

Em parceria, Prefeitura transmitiu final da Copa Libertadores e aqueceu as vendas dos comerciantes da praça de eventos

A Prefeitura de Pau dos Ferros, visando apoiar e estimular as vendas dos empreendedores [...]

#Educação Há 4 dia(s)

Pau dos Ferros recebe computadores para equipar escola que servirá de modelo educacional para região

Na tarde de hoje (29), a prefeita Marianna Almeida participou da solenidade promovida pe [...]

#Agricultura Há 7 dia(s)

SEDRU REALIZA VACINAÇÃO CONTRA BRUCELOZE EM BEZERROS DA ZONA RURAL

A Prefeitura de Pau dos Ferros, através da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SEDRU), em [...]

#DireitosHumanos Há 7 dia(s)

SEINFRA entrega fardamento para presidiários que estão realizando a limpeza da cidade

A Secretaria Municipal de Infraestrutura - SEINFRA, realizou ontem (25) a entrega de far [...]

#Ressocialização Há 7 dia(s)

Inclusão Social: Prefeitura firma convênio e detentos fazem pintura do canteiro da Av. Independência

A Secretaria Municipal de Infraestrutura - SEINFRA organizou um cronograma de atividades [...]

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Um pouco insatisfeito

Neutro

Um pouco satisfeito

Muito satisfeito