CategoriaData de publicaçãoSecretariaTítuloTexto
#Desenvolvimento 16/04/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO RURAL Prefeita Marianna anuncia programa com investimento de quase 4 milhões para a zona rural de Pau dos Ferros

A prefeita de Pau dos Ferros, Marianna Almeida, anunciou em suas redes sociais um investimento de quase 4 milhões para investimento na zona rural do município. Intitulado de PDF+ Rural, o programa tem como objetivo gerir recursos em obras estruturantes para pavimentação e passagens molhadas em pontos estratégicos das comunidades rurais.

O valor soma um montante de R$ 3.714.449,33, que foi dividido em três processos de licitação que já foram publicados pela Prefeitura de Pau dos Ferros e vão atender pavimentação de estradas vicinais nas comunidades Lagoinha dos Estevãos, Areias, Capa, Extrema, Várzea Nova, Perímetro Irrigado e Santa Luzia, além de construção de passagens molhadas nas comunidades Maniçoba, Pedra Preta, Várzea Nova, Capa, Lagoa Redonda, Santa Teresa e Logradouro.

"Estamos muito felizes em poder valorizar mais o homem e a mulher do campo de Pau dos Ferros. Desde o início da nossa gestão, já temos a marca de sermos a administração pública pau-ferrense que mais investiu em corte de terras, além da perfuração e instalação de poços nos mais variados locais. Agora, estendemos esse trabalho com a ampliação de pavimentações na zona rural e a construção de passagens molhadas, que trazem mais dignidade e qualidade de vida para o nosso povo", comemorou Marianna.

#Agricultura 28/02/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO RURAL Programa Corte de Terras está a todo vapor na zona rural

Com a chegada das chuvas, a Prefeitura de Pau dos Ferros, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural (SEDRU), está na ativa com o Programa Corte de Terras.

A gestão municipal reconhece a importância desta ação para o ciclo produtivo dos agricultores e está empenhada em garantir que todos que trabalham com a agricultura familiar sejam beneficiados.

Em 2023, foram 1.450 horas trabalhadas e a meta para este ano de 2024 é aumentar consideravelmente essa quantidade, beneficiando ainda mais homens e mulheres do campo, fortalecendo assim, o trabalho agrícola.

"Essa ampliação do Programa se deve à democratização do cadastro aos agricultores e agricultoras, que se inscrevem previamente para que possamos levar essa política pública tão importante a quem precisa", disse Arimateia Lopes, secretário da pasta.

Entenda o que é o corte de terra

O corte de terra é o preparo do solo para o plantio com mais qualidade, melhorando a produtividade, pensando nisso a prefeitura busca disponibilizar recursos para incentivar e fortalecer, a agricultura familiar, que é uma das bases da economia regional.

#Agricultura 17/01/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO RURAL SEDRU faz a reabertura do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA)

A Prefeitura de Pau dos Ferros, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural (SEDRU), realizou na manhã desta terça-feira (17) a reabertura do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), que acontece em parceria com a EMATER, Governo do RN e o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome.

Para quem não sabe, o PAA possui duas finalidades básicas: Promoção do acesso à alimentação e Incentivo à agricultura familiar.

Para o alcance desses dois objetivos, realizamos o incentivo e compra de alimentos produzidos pela agricultura familiar e destinação às pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional, incluindo aquelas atendidas pela rede socioassistencial, pelos equipamentos públicos de segurança alimentar e nutricional e pela rede pública e filantrópica de ensino.

Para mais informações sobre o Programa, entre em contato com nossa Secretaria de Desenvolvimento Rural (SEDRU).

#Capacitação 17/01/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO RURAL Últimos dias para inscrições do Curso Técnico em Agricultura

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural (SEDRU), em parceria com o Serviço de Aprendizagem Rural (SENAR), traz gratuitamente o curso de Formação Técnica em Agricultura, que objetiva formar profissionais habilitados no planejamento, execução e controle do processo de produção agrícola e suas atividades de mecanização.

O Técnico em Agricultura formado pelo Senar é um profissional especializado na atividade de produção e mecanização agrícola, a partir de uma visão ampla e sustentável das atividades do Agronegócio.

O período de inscrições foi prorrogado até 19 de janeiro! Últimas chances de você participar!

Modalidade de ensino: a Distância (70% on-line e 30% presencial).

Carga Horária Total: 1.210 horas.

Duração do Curso: 2 anos

Inscrições através do link: www.etec.senar.org.br.

#Capacitação 01/12/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO RURAL Em parceria com o SENAR, Prefeitura oferece gratuitamente Curso Técnico em Agricultura

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural (SEDRU), em parceria com o Serviço de Aprendizagem Rural (SENAR), traz gratuitamente o curso de Formação Técnica em Agricultura, que objetiva formar profissionais habilitados no planejamento, execução e controle do processo de produção agrícola e suas atividades de mecanização.

O Técnico em Agricultura formado pelo Senar é um profissional especializado na atividade de produção e mecanização agrícola, a partir de uma visão ampla e sustentável das atividades do Agronegócio.

Período de inscrições: 21/112023 a 14/01/2024

Modalidade de ensino: a Distância (70% on-line e 30% presencial).

Carga Horária Total: 1.210 horas.

Duração do Curso: 2 anos

#GarantiaSAFRA 17/10/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO RURAL Estão abertas as inscrições para o Garantia Safra em Pau dos Ferros

A Prefeitura de Pau dos Ferros, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SEDRU), informa aos agricultores e agricultoras familiares do município que o processo de cadastramento no programa Garantia Safra 2023/2024 já começou. O Programa vai conceder aos cadastrados um auxílio em dinheiro, em caso de comprovada perda na lavoura.

As inscrições para o Garantia Safra seguirão até 20 de dezembro e poderão ser feitas de segunda a sexta, das 8h às 12h, na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais ou nas segundas e terças, das 8h às 12h, na sede da Emater local.

Para este ano o município solicitou 200 vagas, que correspondem às cotas de adesão ao fundo participação do Programa Garantia Safra.

O Garantia Safra é uma política pública da União, executada em parceria com estados e municípios, para minimizar os prejuízos do pequeno agricultor, na perda de sua produção agrícola em razão do fenômeno da estiagem ou do excesso hídrico.

No ato da inscrição, além de documentos pessoais e do imóvel, é obrigatória a apresentação da DAP (Declaração de Aptidão ao Pronaf) ou do extrato do CAF (Cadastro Nacional da Agricultura Familiar).

GARANTIA SAFRA

Criado em 2002, o Garantia Safra está vinculado ao Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA). Esse benefício social garante ao agricultor familiar o recebimento de um auxílio pecuniário, por tempo determinado. O Programa é um seguro concedido a agricultores que tenham registrado prejuízos superiores a 50% em produções de algodão, mandioca, milho, feijão e arroz e que possuam uma renda mensal de até um salário mínimo e meio.

#Desenvolvimento 19/09/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO RURAL Programa Água Doce é inaugurado na comunidade do Perímetro Irrigado

A Prefeitura de Pau dos Ferros entregou na manhã desta terça (19), o sistema de abastecimento da comunidade Perímetro Irrigado, através do Programa Água Doce. A solenidade de entrega ocorreu no local onde os equipamentos estão instalados.

O sistema consiste na utilização de um dessalinizador de água bruta de poço tubular. A água que passa pelo equipamento já sai tratada e pronta para o consumo humano, podendo beneficiar cerca de 3 mil pessoas.

Além do Perímetro Irrigado, o Programa Água Doce beneficiará outras comunidades vizinhas.

O programa do Governo Federal contou com a contrapartida do município que intermediou com o DNOCS a doação do terreno e disponibilizou um operador permanente para o sistema.

#Habitação 14/09/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO RURAL Prefeitura inicia inscrições para o Programa Nacional de Habitação do Governo Federal

A Prefeitura de Pau dos Ferros, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SEDRU), informa que estão abertas as inscrições para o Programa Nacional de Habitação do Governo Federal (PNHR), voltado à população da área rural.

Poderão se inscrever no PROGRAMA MINHA CASA MINHA VIDA RURAL, os agricultores familiares, os trabalhadores rurais e pescadores interessados nas unidades habitacionais.

O período de inscrição inicia amanhã dia 15 de setembro 2023, no período da manhã, das 08h às 13h, na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural.

PRÉ-REQUISITOS PARA INSCRIÇÃO

a) Pessoas que não tenham sido beneficiados com nenhum outro Programa Habitacional no âmbito Municipal, Estadual e Federal;
b) Ter mais de 18 (dezoito) anos de idade;
c) Estar inscrito no Cadastro Único;
d) Não possuir imóvel no Município, em nome próprio ou de integrante do grupo familiar;
f) Não possuir imóvel na zona urbana do Município;
g) Somente será admitida a inscrição de um membro do grupo familiar.
Obrigatório o beneficiário dispor de DAP ou CAF válido agricultor e pescador);

O beneficiário precisa dispor de Terreno na zona rural com no mínimo 13m de frente e 15m de fundo;
Beneficiário deve não estar com registro negativo no CADIN.

OBS: Os interessados em se cadastrar e que possuem os requisitos acima mencionados, devem comparecer à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural para informações sobre os documentos necessários.

É importante destacar que inicialmente os cadastros passarão por análise e a contemplação ficará sujeita a disponibilidade financeira do Ministério das Cidades e a regularidade na documentação.

#Infraestrutura 07/08/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO RURAL Prefeitura inicia serviços de recuperação das estradas vicinais de Pau dos Ferros

A Prefeitura de Pau dos Ferros, através da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SEDRU), está realizando serviços de terraplanagem nas estradas carroçáveis do município. Nesta sexta (28) e sábado (29) os serviços de melhorias estão sendo executados na estrada da Alagoinha dos Estevam até o sítio Ingá, beneficiando ainda moradores do sítio Iracema, Fazenda Nossa Senhora de Fátima e Alagoinha dos Sampaios.

O serviço de recuperação de estradas realizado pela Prefeitura melhora ainda o acesso às estradas vicinais que ligam Pau dos Ferros aos municípios de Água Nova, Encanto e Rafael Fernandes.

#Infraestrutura 07/06/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO RURAL A prefeitura dá início a recuperação de estradas vicinais

A prefeitura de Pau dos Ferros, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural (SEDRU), deu início a execução dos serviços de roço, terraplenagem e recuperação das estradas vicinais do município.

Os serviços garantem a mobilidade das pessoas que moram em zonas rurais, dando acesso aos lugares necessários para a vida urbana como trabalho, escolas, comércio, hospitais e etc. Viabilizando as viagens essenciais para o exercício dos direitos básicos dos cidadãos.

#Capacitação 05/06/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO RURAL Em parceria com o SENAR prefeitura abre inscrições para curso técnico de Zootecnia

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural (SEDRU), em parceria com o Sindicato dos Produtores Rurais de Pau dos Ferros e a Secretaria Municipal de Educação (SEDUC), trazem gratuitamente o curso técnico de Zootecnia para o município através do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR).

O curso terá início no segundo semestre de 2023, ofertando um total de 25 vagas para Pau dos Ferros, com inscrições que irão até 10 de julho de 2023 e serão feitas através do site do SENAR.

SOBRE O CURSO

A organização curricular do Curso Técnico em Zootecnia oferece o desenvolvimento das competências profissionais referentes à produção pecuária e ao processamento de alimentos de origem animal, de modo a contribuir para a competitividade e o desenvolvimento sustentável do setor agropecuário brasileiro.

Eixo Tecnológico (SETEC/MEC): Recursos Naturais
Nome do Curso: Curso Técnico de Nível Médio em Zootecnia
Habilitação Profissional: Técnico em Zootecnia
Nível de Ensino: Técnico de Nível Médio
Modalidade de Ensino: Ensino a Distância (60% online e 40% presencial)
Forma de Oferta: Subsequente (é necessário ter o ensino médio completo)

Carga Horária Total: 1.300h
Duração do Curso: 2,5 anos

Para mais informações e inscrições acesse o site do SENAR disponível no link abaixo.

#Agricultura 12/04/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO RURAL Sementes de milho e sorgo forrageiro são distribuídos aos agricultores pau-ferrenses

A Prefeitura de Pau dos Ferros, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural (SEDRU), em parceria com a Emater, iniciou a distribuição de sementes de milho e sorgo forrageiro do programa Banco de Sementes.

O Programa do Governo do Estado destinou 441 sacos de sementes para serem entregues aos 14 bancos comunitários, beneficiando 339 pequenos agricultores e agricultoras pau-ferrenses. Do total, serão distribuídos339 sacos contendo 10 kg de milho variedade cruzeta e outros 102 sacos contendo 10 kg de sorgo forrageiro ponta negra. Cada agricultor cadastrado no programa recebe 10kg de milho e 3kg de sorgo. A SEDRU lembra que as sementes entregues são selecionadas e de boa qualidade, adaptadas à região.

As sementes de sorgo foram entregues parcialmente (50%) onde a prefeitura aguarda a chegada de novos carregamentos de sementes pelo governo do estado para concluir a entrega nas comunidades atendidas pelo programa.

Para ter acesso à distribuição, os agricultores devem estar cadastrados no programa Banco de Sementes, gerido pela Emater-RN. O agricultor que não estiver cadastrado deve procurar o responsável pelo programa em sua comunidade e assinar a lista.

Lembrando que o milho e o sorgo são cultivados na região para fortalecer principalmente a alimentação dos rebanhos.

#Agricultura 06/03/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO RURAL SEDRU apoia Emater no Projeto Algodão Agroecológico

A Prefeitura de Pau dos Ferros, através da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SEDRU), deu início ao corte de terra para o cultivo do algodão agroecológico. A ação atende o projeto do Governo do Estado, com apoio da Emater, que visa incentivar a produção consorciada do algodão com outras culturas, de forma sustentável, com manejo adequado e sem uso de agrotóxico.

Os cortes de terra para plantio do algodão já ocorreram nas comunidades Logradouro e Calimeiras. Para a safra desse ano 15 agricultores deverão produzir o algodão no município

Desde o começo do ano várias oficinas estão sendo realizadas para orientar os agricultores sobre o cultivo e seus desafios.

Em 2022 o projeto algodão agroecológico envolveu 30 municípios potiguares e mais de 250 agricultores. O município de Pau dos ferros foi um dos participantes. Diante dos bons resultados, mais produtores devem se envolver no projeto esse ano, para revitalizar a cultura algodoeira que já foi tão forte na região, e gerar renda para as famílias.

#Agricultura 03/03/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO RURAL SEDRU disponibiliza boletos do Garantia Safra e convoca agricultores para não perder o prazo

A Prefeitura de Pau dos Ferros, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SEDRU) comunica aos agricultores que os boletos referentes ao Programa Garantia Safra 2022-2023 já se encontram disponíveis para retirada na sede da secretaria, a partir desta segunda (06), das 7h às 13h.

De acordo com a secretaria, os agricultores e agricultoras devem retirar o boleto e fazer o devido pagamento, no valor de R$24,00. Para retirada é preciso apresentar RG ou CPF. O prazo para realização do pagamento vai até o dia 12 de março de 2023. "Estamos convidando todos os agricultores que são beneficiários do Garantia Safra, que os boletos de 2022/2023 já estão disponíveis na Secretaria de Desenvolvimento Rural (SEDRU), para que recebam esse boleto e façam esse pagamento, já que nós temos um período muito curto para quitar e ter o benefício do Garantia Safra", reforça o Secretário de Desenvolvimento Rural, Arimatéia Lopes.

O programa Garantia-Safra tem por objetivo assegurar a segurança alimentar de agricultores familiares que residam em regiões com risco de perda de safra, por razão de estiagem ou enchentes. Têm direito a receber o benefício os agricultores com renda mensal de até um salário e meio, quando tiverem perdas de produção em seus municípios igual ou superior a 50%.

Em Pau dos Ferros o programa beneficiará 84 famílias, com o valor de R$1.200,00.

#CorteDeTerra 30/01/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO RURAL Prefeitura inicia corte de terra 2023 na zona rural de Pau dos Ferros

A Prefeitura de Pau dos Ferros, através da Secretaria de Desenvolvimento Rural, deu início ao corte de terra na zona rural do município. Os primeiros cortes aconteceram na comunidade Perímetro Irrigado e Alencar.

Para esse ano de 2023 a secretaria conta com 8 tratores e pretende oferecer mais de 1.700 horas de corte. "Pau dos Ferros é um dos primeiros municípios que deu início em janeiro ao corte de terra. Assim, teremos nossos produtores plantando, estamos também com oito tratores distribuídos em todos os setores. Nosso objetivo é que até o fim de março estejamos com 100% dos produtores com suas terras cortadas. A gratuidade do serviço é uma forma democratizar, para que todos os agricultores possam ter acesso ao corte de terra", contou o Secretário de Desenvolvimento Rural, Arimatéia Lopes.

Com o programa, o auxílio chegará a mais de 50 comunidades, para atender cerca de 850 agricultores e agricultoras cadastrados no programa de Corte de Terra do município. O cadastramento ocorreu no final de 2022.

O corte é a primeira fase de preparo da terra para a safra de 2023. Na região as principais culturas são milho, feijão e sorgo.

É mais atenção e incentivo ao homem e mulher do campo!

#CorteDeTerra 28/11/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO RURAL Prefeitura inicia cadastro para corte de terra para agricultores do Perímetro Irrigado

A Prefeitura Municipal de Pau dos Ferros informa aos agricultores e agricultoras do Perímetro Irrigado, que o cadastramento para o corte de terra 2023 irá acontecer nos dias 29 e 30 de novembro, das 08:00h ás 14:00h, no Ginásio de Esportes Eronildes da Silva.

Para a realização do cadastro será necessário apresentar os seguintes documentos: RG, CPF e Título de Eleitor.

#VacinaçãoGado 25/10/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO RURAL ATENÇÃO PRODUTORES: Prefeitura inicia segunda etapa da campanha de vacinação contra Febre Aftosa

A Prefeitura Municipal de Pau dos Ferros, através da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SEDRU), informa que teve início a primeira etapa de Vacinação contra a febre aftosa e reforça que a participação de todos os produtores é essencial para que o Rio Grande do Norte continue livre da doença.

Durante a campanha, deverão ser vacinados bovinos e bubalinos, que devem ser imunizados de acordo com o calendário nacional de vacinação.

Vale lembrar ao produtor a importância de comprar a vacina em revendas autorizadas e fazer a declaração no Instituto de Defesa e Inspeção Agropecuária do Rio Grande do Norte - IDIARN. De acordo com o IDIARN, os produtores têm até o dia 31 de maio para imunizar seus animais, de todas as idades, e até 15 de dezembro para declarar o rebanho no escritório que funciona na Central do Cidadão em Pau dos Ferros, nosguichês 32 e 33.

#Agricultura 05/10/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO RURAL Feirinha da Agricultura Familiar acontecerá todas as sextas-feiras

A Prefeitura Municipal de Pau dos ferros, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SEDRU), comunica a população pau-ferrense que a Feira da Agricultura Familiar ocorrerá todas as sextas-feiras.

O projeto de incentivo à venda de produtos orgânicos conta com diversas barracas com produção de agricultores e agricultoras do município.

Além de adquirir produtos saudáveis, o consumidor também estará colaborando com o fortalecimento da agricultura familiar e com desenvolvimento local. A diversidade de produtos como frutas, legumes, hortaliças, entre outros, estará à disposição com qualidade e preço justo.

A Feira da Agricultura Familiar acontecerá todas as sextas-feiras, no Mercado Público, das 6h às 12h.

#FeiraLivre 04/08/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO RURAL Toda quarta-feira vai ter Feirinha da Agricultura Familiar no Mercado Público

O panorama econômico atual despertou o incentivo de novas atividades para obter renda. Com esse intuito, nesta quarta-feira (03), a Prefeitura Municipal de Pau dos Ferros, através da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SEDRU), Secretaria de Meio Ambiente (SEMA) e a Secretaria de Governo (SEGOV), deu início a Feirinha da Agricultura Familiar, que acontecerá todas as quartas-feiras, no Mercado Público, das 6h às 11h da manhã.

Os produtores da agricultura familiar podem expor sua produção com produtos agroecológicos. Essas famílias fazem sua produção orientadas pela assistência técnica e gerencial, com um plano de ação elaborado para impulsionar o desenvolvimento econômico e social sustentável do meio rural da região Nordeste, foi sendo desenvolvido em parceria com o Sistema de Aprendizagem Rural (SENAR), que atuam nos municípios do Alto Oeste Potiguar.

A feira será também uma oportunidade de incentivar e fortalecer tanto o cultivo e venda dessa produção, oferecendo produtos de qualidade à população, quanto estimular o consumo de produtos orgânicos no município. No local, os visitantes poderão encontrar frutas, legumes, verduras, doces, queijos e demais produtos produzidos de forma artesanal e orgânica.

Vale ressaltar que a cada dia as pessoas recebem mais informações sobre a importância dos alimentos orgânicos. Além da melhoria da saúde e da redução de taxas de agrotóxicos no organismo, existem outras vantagens em consumir alimentos orgânicos: prevenção à erosão do solo, proteção à qualidade da água; apoio aos pequenos produtores, contribuição para acabar com o envenenamento por agrotóxicos, ajuda a preservar as pequenas propriedades e promove a biodiversidade.

SERVIÇO

Feirinha da Agricultura Familiar

Todas as Quartas-feiras,

Local: no Mercado Público

Horário: de 6h às 11h da manhã.

#Cidadania 04/08/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO RURAL Obra de Urbanização da Orla do Açude 25 de Março será entregue nesta sexta-feira (05)

Um sonho antigo da comunidade do alto do açude, será realizada e entregue a população a Urbanização da Orla do Açude 25 de Março, nesta sexta-feira (05), a partir das 17h.

Ao iniciar o levantamento de como a obra estava, a atual gestão constatou que só havia sido feito aproximadamente 13,90% da execução da primeira etapa e 58,63% da execução da segunda etapa. A atual gestão finalizou a obra em apenas 15 meses e entregará a população um espaço organizado e importante para dar qualidade de vida às pessoas do bairro.

O valor total da obra com as duas etapas ficou no valor de R$ 708.774,74 parceria feita entre a prefeitura e o Ministério do Turismo.

#Agricultura 07/06/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO RURAL Em parceria com SENAR, prefeitura oferece curso técnico de nível médio em Agronegócio

Estão abertas as inscrições para 170 vagas nos Cursos Técnicos de Nível Médio em Zootecnia, Agronegócio e Fruticultura oferecido gratuitamente pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural - SENAR, na forma subsequente e na modalidade a distância (60% online e 40% presencial).

No polo Pau dos Ferros será ofertado o curso técnico em Agronegócio.

As inscrições para o Processo Seletivo serão realizadas exclusivamente por meio do endereço eletrônico http://www.senar.org.br/etec de 31 de maio de 2022 até às 23h59min do dia 29 de junho de 2022. A seleção consiste na análise do Certificado de Conclusão do Ensino Médio, do Histórico Escolar ou documento oficial equivalente e dos documentos definidos para a comprovação do público prioritário.

Para ler o edital, visualizar a lista de polos e efetivar a inscrição, acesse o link abaixo:

#Agricultura 02/06/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO RURAL Prefeitura promoverá DIA DE CAMPO com programação sobre bovinocultura para produtores de Pau dos Ferros

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural (SEDRU) de Pau dos Ferros, em parceria com a Federação da Agricultura e Pecuária do Rio Grande do Norte (FAERN), convida os produtores rurais da região para participarem do Dia de Campo sobre bovinocultura leiteira que será realizado em junho.

De acordo com a programação, voltada para os produtores, serão abordados temas como a produção de silagem, a conservação de forragem, vacinação, nutrição, ordenha e qualidade do leite.

O evento vai ocorrer no dia 10 de junho, na Propriedade São Gabriel, que fica no sítio Capa, em Pau dos Ferros, a partir das 8 horas da manhã.

Lembrando que para participar os produtores não precisam se inscrever.

#Agricultura 25/05/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO RURAL Produtores já podem fazer cadastro na SEDRU para vacinação contra Brucelose

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural (SEDRU) informa que o início dos cadastros para a vacinação contra a BRUCELOSE acontece neste dia 25 de maio e irá até dia 03 de junho.

Os produtores já podem realizar o cadastro para vacinação de terneiras de 03 a 08 meses na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural

Rua Lafaiete Diogenes, 293, Centro.

#Agricultura 23/05/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO RURAL Prefeitura oferece apoio a agricultores na venda da Produção da safra 2022 para Merenda Escolar

Você, Agricultor(a) Familiar, que deseja receber apoio para preenchimento de seu projeto de Venda do COMPRA DIRETA/PNAE para vender sua Produção da safra 2022 na Merenda Escolar, procure um desses locais da programação abaixo com os seguintes documentos:

?? RG e CPF
?? Comprovante de Residência
?? DAP
?? Conta Bancária

TERÇA-FEIRA (24/05):

• Manhã: 08 às 12hs COMUNIDADE BARRAGEM (LOCAL: ESCOLA NARCÍSIA AMÉLIA)

• Tarde: 14 às 17hs COMUNIDADE PERÍMETRO (LOCAL: ESCOLA JOSÉ TORQUATO DE FIGUEIREDO)*

QUARTA-FEIRA (25/05):

• Manhã: 08 às 12hs COMUNIDADE LOGRADOURO (LOCAL: SEDE SOCIAL DA ASSOCIAÇÃO DOS PRODUTORES RURAIS)

• Tarde: 14 às 17hs COMUNIDADE RAIZ/MANIÇOBA (LOCAL: UBS DA MANIÇOBA)

APROVEITE A OPORTUNIDADE, NÃO PERCA O PRAZO!

#AçougueMunicipal 23/05/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO RURAL Com 83% da obra concluída, açougue público será entregue até dezembro de 2022

Hoje (23), a prefeita Marianna Almeida visitou a obra do novo Abatedouro Público de Pau dos Ferros. Uma obra que vem sendo executada há sete anos, em apenas nove meses, teve um avanço aproximado de 27%.

Atualmente, a obra está com um percentual de aproximadamente 83% concluída. Vale lembrar, ainda, que para a conclusão desta, o município conta com a parceria do Governo do Estado para a aquisição dos equipamentos, e com a parceria da FUNASA, que propiciou a perfuração e a instalação de um poço artesiano, garantindo que aquele ambiente esteja apto à prestação de serviço ao povo de Pau dos Ferros.

#Infraestrutura 19/05/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO RURAL Perfuração e instalação de poços são realizadas nas comunidades rurais de Pau dos Ferros

A Prefeita Marianna Almeida esteve acompanhada do vice-prefeito Renato Alves, do Secretário de Desenvolvimento Rural, Arimatéia Lopes, e a equipe da Defesa Civil Municipal, na manhã de hoje (19), nos sítios Alagoinha dos Ferreiras e Lagoa Redonda, conferindo a perfuração e instalação de poços artesianos.

Em parceria com a Fundação Nacional de Saúde (FUNASA), por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SEDRU), houve a instalação de um poço artesiano na comunidade da Alagoinha dos Ferreiras e duas instalações e duas perfurações na comunidade da Lagoa Redonda.

Compromisso e valorização com o homem e a mulher do campo. Levando água e mais qualidade de vida para estes.

#Capacitação 18/05/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO RURAL Em parceria, Prefeitura ofereceu curso de Operação de Máquinas Pesadas

A Secretaria de Desenvolvimento Rural (SEDRU), em parceria com Sindicato Rural e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), trouxe para o município de Pau dos Ferros o curso de operação e manutenção de retroescavadeira hidráulica.

O curso de formação foi ministrado pelo instrutor Plínio Dantas, na Escola Municipal Professor Severino Bezerra, entre os dias 09 a 17 de maio. O curso teve carga horária de 60 horas, com aulas práticas para os condutores, que foram executadas no pátio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (SEINFRA).

Para participar e obter a formação no curso era exigido dos condutores que possuíssem Carteira Nacional de Habilitação (CNH), nas categorias A e B.

#Agricultura 17/05/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO RURAL Seguindo calendário nacional, começa primeira etapa de Vacinação contra a febre aftosa

A Prefeitura Municipal de Pau dos Ferros, através da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SEDRU), informa que teve início a primeira etapa de Vacinação contra a febre aftosa e reforça que a participação de todos os produtores é essencial para que o Rio Grande do Norte continue livre da doença.

Durante a campanha, deverão ser vacinados bovinos e bubalinos, que devem ser imunizados de acordo com o calendário nacional de vacinação.

Vale lembrar ao produtor a importância de comprar a vacina em revendas autorizadas e fazer a declaração no Instituto de Defesa e Inspeção Agropecuária do Rio Grande do Norte - IDIARN. De acordo com o IDIARN, os produtores têm até o dia 31 de maio para imunizar seus animais, de todas as idades, e até 15 de junho para declarar o rebanho em um dos escritórios do próprio órgão, na Emater ou nas secretarias municipais de agricultura.

SERVIÇO

Para mais informações, o produtor pode procurar a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural (SEDRU), na rua Lafaiete Diógenes, centro de Pau dos Ferros, por trás do Banco do Brasil. Atendimento via Whatsapp pelo número - (84) 99624-9960.

Sede do IDIARN está localizado na rua Dom Pedro II, no centro de Pau dos Ferros, prédio da antiga EMATER.

#Agricultura 13/05/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO RURAL SEDRU realiza chamada pública para fornecimento de alimentos para o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

Foi lançado o Edital de Chamada Pública N° 9/2022-0001) para aquisição de gêneros alimentícios da agricultura familiar para atendimento do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

Não perca essa chance de comercializar seus produtos. Essa oportunidade é para VOCÊ, Agricultor (a) familiar!

Você se interessou? Confira as informações abaixo:

Período de Inscrições: 10 de maio de 2022 à 30 de maio de 2022;

Local de entrega da documentação: Departamento de Licitações e Contratos localizado no Complexo Técnico-administrativo, localizado na Av. Gertúlio Vargas, N°1913, centro, Pau dos Ferros- RN;

Quem pode se inscrever: Pessoa física (agricultor individual) e pessoa jurídica (associações ou cooperativas);

Para mais informações acesse o edital em: www.paudosferros.rn.gov.br ou através do e-mail licitapmpf@gmail.com;

Precisa de ajuda? Procure a Secretaria Municipal de Educação (SEDUC) que te ajudaremos na elaboração do seu projeto e/ou sanaremos suas dúvidas.

#Agricultura 24/03/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO RURAL Parceria entre a prefeitura e EMATER realiza entrega de alimentos produzidos por agricultores de Pau dos Ferros

A Prefeitura Municipal de Pau dos Ferros, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SEDRU) realizou nesta quinta-feira(24) a abertura Oficial do Programa Alimenta Brasil (PAB) - antigo Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).

Na oportunidade foi realizada a primeira entrega de alimentos na Instituição Maternidade Santa Luiza de Marilac, uma das beneficiadas. Os produtos da agricultura familiar entregues neste momento simbólico são oriundos da família participante do Projeto Dom Helder câmara da Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (ANATER), executado ao longo dos últimos 3 anos, visando não apenas a assistência técnica para implantação de quintais produtivos, mas também focando no protagonismo feminino.

A entrega contou com a participação do secretário da SEDRU, representantes da EMATER, da entidade beneficiada e dos agricultores.

O Programa Alimenta Brasil (PAB) é uma ação do Governo Federal através Ministério de Desenvolvimento Social (MSD), Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), estados e municípios. No estado do Rio Grande do Rio Grande do Norte a EMATER iniciou a execução do programa na modalidade Compra Direta com Doação Simultânea.

Para o primeiro semestre de 2022, no município de Pau dos Ferros, a proposta elaborada pela EMATER-RN propôs aquisição de quase cinco toneladas de alimentos, atendendo nove agricultores familiares participantes de programas e ações acompanhadas pela EMATER.

A doação simultânea beneficiará neste momento hospitais, maternidade, entidades assistenciais e a rede dos CRAS- centros de referência assistência social.

#Agricultura 15/03/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO RURAL Produtores rurais de Pau dos Ferros recebem 12 mil raquetes do tipo Orelha de Elefante

A Prefeitura Municipal de Pau dos Ferros, através da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SEDRU), deu início nesta segunda-feira (14) a entrega de raquetes de palma forrageira aos agricultores do município.

Ao todo, Pau dos Ferros recebeu 12 mil raquetes do tipo Orelha de Elefante, em parceria com o Serviço de Apoio aos Projetos Alternativos Comunitários (SEAPAC).

Devido às suas características de adaptação a solos rasos, deficientes em água e matéria orgânica, a palma é uma importante aliada dos agricultores, principalmente em épocas de estiagem, quando a alimentação do rebanho fica escassa.

As palmas deverão beneficiar cerca de 40 agricultores de várias comunidades rurais.

É a Gestão Valorizando Nossa Gente valorizando o homem do campo e a atividade rural que tem grande influência no Município e na região.

#Agricultura 25/02/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO RURAL Mais de 1 tonelada de sementes é entregue aos produtores do município

A Secretaria de Desenvolvimento Rural (SEDRU), entregou mais de 1 tonelada de sementes de sorgo aos agricultores pau-ferrenses cadastrados nos bancos de sementes do município. Ao todo, mais de 300 agricultores receberam os grãos que em breve, com boas condições de chuva, se transformarão em ração animal para períodos de estiagem.

Cada agricultor recebeu 3kg de sementes de sorgo. Neste mês de fevereiro já foram entregues mais de três toneladas de sementes de milho.

A logística de entrega nas comunidades rurais é feita por técnicos da SEDRU que atuam em parceria com a Emater.

#GarantiaSafra2021/2022 17/02/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO RURAL GARANTIA-SAFRA: agricultores de Pau dos Ferros deverão receber o pagamento a partir desse mês de fevereiro

Cerca de 70 agricultores de Pau dos Ferros que pagaram os boletos do Garantia-Safra no início de 2021, deverão receber o benefício a partir deste mês de fevereiro. O pagamento corresponde a safra 2020/2021 que estava em atraso. O montante de pagamento chegará a quase R$60 mil.

O seguro, no valor de R$850, será pago em parcela única, disponibilizada na conta de cada agricultor de acordo com o calendário de pagamento dos benefícios sociais, conforme o final do NIS (Número de Identificação Social).

O pagamento no Rio Grande do Norte foi autorizado na última segunda-feira (14), conforme a Portaria nº 275 publicada pela Secretaria de Agricultura Familiar e Cooperativismo, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

Os agricultores que estiverem com pendências de documentação deverão procurar a Emater para fazerem a regularização.

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural (SEDRU), responsável pelo cadastro dos agricultores, lembra que os boletos correspondentes ao Garantia-Safra 2021/2022 estarão disponíveis para retirada na sede da secretaria até a próxima segunda-feira (21).

GARANTIA-SAFRA

O Garantia-Safra tem como objetivo garantir a segurança alimentar de agricultores familiares que residam em regiões sistematicamente sujeitas à perda de safra, por razão de estiagem ou enchentes. Têm direito a receber o benefício os agricultores com renda mensal de até um salário mínimo e meio, quando tiverem perdas de produção em seus municípios igual ou superior a 50%. O benefício Garantia-Safra é disponibilizado obedecendo o calendário de pagamento dos benefícios sociais.

#Agricultura 10/02/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO RURAL Em parceria com Emater, SEDRU entrega mais de 3 toneladas de sementes de milho

Mais de 300 agricultores cadastrados nos bancos de sementes de Pau dos Ferros terminaram a semana com o estoque abastecido com as sementes de milho, uma das principais culturas de subsistência da região.

A entrega dos mais de 3.400kgs de sementes de milho foi feita pela Secretaria de Desenvolvimento Rural (SEDRU) que atua em parceria com a Emater. O apoio do município com o cadastro dos agricultores e a logística de entrega faz com que os grãos cheguem no tempo certo para o plantio, aumentando as chances de uma boa safra.

Pau dos Ferros tem atualmente 14 bancos de sementes que atendem e beneficiam às comunidades. Cada banco é responsável pelo repasse das sementes aos agricultores cadastrados e pela prestação de contas ao banco no final de cada safra.

O município ainda aguarda pouco mais de 1 tonelada de sementes de sorgo para fazer a distribuição nas comunidades. O sorgo é o tipo de cultura forrageira mais comum na região para suprir as necessidades dos rebanhos principalmente no período de estiagem.

#PerfuraçãoDePoçosZonaRural 07/02/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO RURAL Segurança hídrica na zona rural de Pau dos Ferros: Mais de 40 poços serão perfurados esse ano

Um total de mais de 40 poços tubulares serão perfurados na zona rural de Pau dos Ferros até o final de 2022. A Prefeitura Municipal, por meio da equipe da Defesa Civil, está acompanhando de perto a execução desses projetos. Nesse final de semana, por exemplo, os técnicos estiveram na Alagoinha dos Estevam fazendo limpeza e teste de vazão, que são etapas importantes para o trabalho de perfuração e instalação de poços.

Os poços tubulares que podem chegar a 120 metros de profundidade contarão ainda com sistema de bombeamento, caixa d'água do tipo chafariz e ligação padrão de energia. A expectativa é que esses equipamentos possam garantir a segurança hídrica da população nas diversas comunidades rurais.

O levantamento com as localidades beneficiadas com a perfuração e instalação de poços tubulares foi feito ainda nos primeiros meses de 2021, quando a Defesa Civil começou o estudo de viabilidade técnica, bem como o relatório sobre a situação das famílias que moram nessas localidades.

A perfuração de poços no município que começou ainda no final de 2021 é uma ação do governo federal, por meio da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba - CODEVASF, da Fundação Nacional de Saúde - FUNASA e do Exército Brasileiro. A Prefeitura Municipal disponibiliza equipes para acompanhar os projetos e oferece o suporte necessário.

O número de perfurações ainda pode aumentar ao longo desse ano, de acordo com as liberações de recursos.

#GarantiaSafra2021/2022 01/02/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO RURAL Data para retirada dos boletos GARANTIA SAFRA 2021-2022 é prorrogada

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural (SEDRU) informa aos produtores rurais pau-ferrenses que os boletos do Garantia Safra 2021-2022 teve a data prorrogada, ficando disponíveis na sede da SEDRU até dia 21 de fevereiro.

Para a retirada é necessário apresentar RG, CPF e Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP ATIVA)..

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural fica na Rua Lafaiete Diógenes, 293, e funciona no horário de 08h às 13h.

#Agricultura 26/01/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO RURAL Desenvolvimento e modernização: Pau dos Ferros recebe novas máquinas e equipamentos para Zona Rural

A Prefeitura de Pau dos Ferros, com o objetivo de estruturar cada vez mais o município através de parcerias, recebeu ontem (25), do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS), um trator agrícola 4x4 com grade aradoura e uma roçadeira articulada, que serão destinados ao Distrito de Irrigação da cidade.

As novas máquinas e equipamentos são instrumentos de trabalho, que irão beneficiar a comunidade rural que faz parte do município e que é de grande importância para a operação e manutenção dos projetos, otimizando a produção agrícola, beneficiando os produtores, como também auxiliar no desenvolvimento das atividades produtivas.

O trator com a grade aradora é utilizado para realizar o início das operações de preparo do solo, no qual desestrutura o solo compactado, destrói a soqueira o pasto e possíveis plantas daninhas, otimizando assim o processo de plantação do produtor rural. Outro equipamento é a roçadeira articulada, ideal para roçagem de margens de caminhos, rodovias, poda de cercas vivas e arbustos.

Durante o ato de entrega, estiveram presentes a prefeita Marianna Almeida, o vice-prefeito Renato Alves, além do Diretor de Desenvolvimento Tecnológico e Produção, Thales Fernandes, como também produtores rurais que serão beneficiados pelos equipamentos.

#CorteDeTerra 25/01/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO RURAL SEDRU quer 100% do corte de terra realizado até fevereiro e garantir o plantio na Zona Rural

O verde tomou conta da Zona Rural de Pau dos Ferros, assumindo o lugar da terra castigada que a falta de chuva trazia. Ver a felicidade nos olhos de quem tira seu sustento da terra, faz pensar nos dias de fartura que virão.

E foi num cenário verdinho, acompanhado de um céu azulado, que a Prefeitura de Pau dos Ferros, através da Secretaria de Desenvolvimento Rural, deu continuidade ao Programa de Corte de Terra, que esteve em mais uma comunidade, realizando o serviço que vem acontecendo desde o início de janeiro deste ano, para os produtores rurais.

A prefeita Marianna Almeida e seu Secretário Arimatéia Lopes visitaram as comunidades que receberam o corte de terra ainda pela manhã, para acompanhar de perto o trabalho das equipes, e conversar com as famílias beneficiadas pelo programa. "Pau dos Ferros é um dos primeiros municípios que deu início em janeiro ao corte de terra. Já temos nossos produtores plantando, estamos também com 10 tratores distribuídos em todos os setores e nosso planejamento é chegar em fevereiro com 100% dos produtores com suas terras cortadas, algo que nunca aconteceu em Pau dos Ferros. De forma democrática e com todos os agricultores podendo ter acesso ao serviço de forma gratuita", contou Arimatéia.

Agricultores do Sítio Alagoinha dos Estevão, Jailson Bezerra, de 38 anos e Milton Bezerra, 47 anos, são beneficiados pelo programa. "Está sendo bom receber ainda em janeiro o serviço. É o segundo ano que estamos participando do corte de terra e é uma satisfação de agora estar chegando no momento certo. Além da estrada rural que está sendo feita para nos dar acesso", disse agradecido um dos produtores rural.

Até dezembro de 2021 a Secretaria tinha cadastrado cerca de 750 agricultores e agricultoras, hoje são cerca de 900 produtores no programa. O cadastro é gratuito e cada agricultor tem direito a 2 horas de corte. A expectativa da SEDRU é realizar até 1.400 horas de corte até o final de março e beneficiar 34 comunidades rurais.

Os moradores das comunidades Alagoinha dos Estevão, Torrões e Santa Tereza, beneficiados pelo programa, destacaram o quanto o projeto vem facilitando a vida no campo, trazendo muitos benefícios como a diminuição das horas de trabalho árduo com exposição ao sol. A expectativa é, ainda, que com o período de chuvas a colheita seja ainda mais rápida.

Em 2021, de fevereiro a maio, foram realizados 836 cadastros, totalizando 1442 horas de corte no município, beneficiando 34 comunidades rurais, totalizando uma área de 1374 hectares plantados, com produção variada com milho, sorgo e arroz.

Para realizar o trabalho, o município contratou através de licitação 1400 horas de corte, com até oito tratores. Dependendo das condições climáticas, o corte que teve início ainda na primeira semana de janeiro, poderá ser concluído em março.

#AbatedouroPúblico 29/12/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO RURAL Prefeita assina Ordem de Serviço para instalação dos equipamentos do novo abatedouro de Pau dos Ferros

A prefeita Marianna Almeida assinou, na manhã de hoje (29), Ordem de Serviço para a instalação dos equipamentos do abatedouro público municipal, cedidos pela Emater/RN, através de convênio da prefeitura com o governo do estado.

O abatedouro, com obras ainda em fase de finalização, terá a capacidade de abater 30 animais por dia. A nova estrutura e os novos equipamentos que serão instalados irão permitir a segurança de entregar ao consumidor uma carne saudável, além de movimentar a economia local e regional, com a comercialização do produto. "Esse novo abatedouro irá garantir um abate responsável, que a carne passe por todos os processos sanitários necessários para chegar ao consumidor final com todas as garantias de estar consumindo um produto de qualidade", explica Marianna.

Ainda em julho deste ano, a governadora Fátima Bezerra, o secretário da Sedraf, Alexandre Lima, e o diretor-geral da Emater-RN, Cesar Oliveira, assinaram um Termo de Cooperação Técnica com a Prefeitura Municipal de Pau dos Ferros para a cessão de equipamentos destinados ao abatedouro público.

Para construção e estruturação do espaço no município, foram investidos R$700 mil em obras e R$500 mil em equipamentos, totalizando R$1.200,000,00 (Um milhão e duzentos mil reais).

#Infraestrutura 20/12/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO RURAL Prefeitura recebe retroescavadeira e reforça frota que já faz a manutenção das estradas vicinais

Na manhã de hoje (20), na sede da Prefeitura de Pau dos Ferros, foi entregue, através do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) e com apoio do Deputado Estadual Galeno Torquato, a doação de uma máquina retroescavadeira zero quilômetros, para o município.

A retroescavadeira irá reforçar a frota que já faz a manutenção das estradas vicinais, além de limpeza, obras e outros serviços, que garantem a mobilidade das pessoas que moram em zonas rurais, dando acesso a chegar aos lugares necessários para a vida urbana como trabalho, escolas, comércio, hospitais etc, viabilizando as viagens essenciais para o exercício dos direitos básicos dos cidadãos.

Desde agosto a prefeitura de Pau dos Ferros, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural (SEDRU), vem realizando importantes desobstruções e recuperação das estradas vicinais do município, como também a execução dos serviços de terraplenagem. Para execução do serviço, os colaboradores contam com máquinas retroescavadeira, pá-carregadeira, motoniveladora ou patrol, além de motoristas de caçambas.

De acordo com o secretário Municipal de Desenvolvimento Rural, o engenheiro agrônomo Arimatéia Lopes, já tiveram suas estradas recuperadas em diversos sítios. "Organizamos um cronograma para atender essas áreas, nessa primeira etapa. Em seguida, iremos iniciar os serviços nas demais comunidades rurais que abrangem o município de Pau dos Ferros", explicou Arimatéia.

Para receber o equipamento, estiveram presentes a prefeita Marianna Almeida, vice-prefeito, Renato Alves, o Secretário de Desenvolvimento Rural, Arimatéia Lopes, além de servidores da SEDRU.

Confira as estradas dos sítios que já foram recuperadas e beneficiadas pelo serviço:

Alagoinha dos Ferreiras

Raiz

Maniçoba

Poço Comprido

Lagoa Redonda

Areias

Sítio Conceição

Torrões

Grossos

Alagoinha dos Estevãos

Alagoinha dos Reinaldos

Barragem

Sorriso

Pedra Preta

Estradas do Lixão

Logradouro

Três Lagoas

Várzea Alegre

#Capacitação 15/12/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO RURAL Prefeitura ofereceu curso de Operação de Máquinas Pesadas

A Prefeitura de Pau dos Ferros, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural (SEDRU), em parceria com a MVB cursos, promoveu a capacitação de 40 operadores de máquinas nas categorias: pá carregadeira, retroescavadeira, trator agrícola e retroescavadeira hidráulica, do dia 8 ao dia 12 de dezembro.

O curso com carga horária de 60 horas, contou com aulas online e presenciais, ministradas na Escola Estadual 4 de Setembro, como também com aulas práticas para os condutores, na Secretaria Municipal de Infraestrutura (SEINFRA), sendo ministradas pelo instrutor técnico da MVB, Carlos Roberto.

Para participar e obter a formação no curso era exigido dos condutores que possuíssem Carteira Nacional de Habilitação (CNH), nas categorias A e B.

#Agricultura 12/12/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO RURAL SEDRU e Sindicato dos Produtores Rurais trazem curso Técnico de Zootecnica para Pau dos Ferros

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural - SEDRU, em parceria com o Sindicato dos Produtores Rurais de Pau dos Ferros, traz o curso técnico de Zootecnia para o município através do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR).

O curso terá início no primeiro semestre de 2022, com um total de 20 vagas para Pau dos Ferros, com inscrições de 06 de dezembro deste ano até 24 de janeiro de 2022, feitas através do site do SENAR.

SOBRE O CURSO

A organização curricular do Curso Técnico em Zootecnia oferece o desenvolvimento das competências profissionais referentes à produção pecuária e ao processamento de alimentos de origem animal, de modo a contribuir para a competitividade e o desenvolvimento sustentável do setor agropecuário brasileiro.

Eixo Tecnológico (SETEC/MEC): Recursos Naturais

Nome do Curso: Curso Técnico de Nível Médio em Zootecnia

Habilitação Profissional: Técnico em Zootecnia

Nível de Ensino: Técnico de Nível Médio

Modalidade de Ensino: Ensino a Distância (60% online e 40% presencial)

Forma de Oferta: Subsequente (é necessário ter o ensino médio completo)

Carga Horária Total: 1.300h

Duração do Curso: 2 anos e 5 meses

Mais informações e inscrições no link abaixo.

#SegurançaHídrica 04/12/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO RURAL Pau dos Ferros recebe retroescavadeira do Ministério do Desenvolvimento Regional e integra-se ao programa Água Doce

Em solenidade realizada em Nísia Floresta/RN neste sábado (04), o Secretário Municipal de Desenvolvimento Rural Arimateia Lopes e o Coordenador da Defesa Civil Valécio Diógenes, acompanhados do vereador Gugu Bessa receberam, do Ministro do Desenvolvimento Regional Rogério Marinho, uma retroescavadeira para o município de Pau dos Ferros.

O evento também marcou a inserção do município ao Programa Água Doce (PAD) do Governo Federal, que trabalha em parceria com estados, municípios e sociedade civil, com o propósito de estabelecer uma política pública permanente de acesso à água de qualidade para o consumo humano por meio do aproveitamento sustentável de águas subterrâneas, incorporando cuidados técnicos, ambientais e sociais na implantação e gestão de sistemas de dessalinização no semiárido brasileiro, levando-se em consideração a característica da presença de sais nas águas subterrâneas desta região.

O programa vai gerar benefício hídrico às comunidades rurais de Pau dos Ferros, tendo em vista a instalação de dessalinizadores que serão geridos pelo município seguindo a metodologia do PAD.

#Agricultura 26/11/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO RURAL SEDRU REALIZA VACINAÇÃO CONTRA BRUCELOZE EM BEZERROS DA ZONA RURAL

A Prefeitura de Pau dos Ferros, através da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SEDRU), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural - SENAR, comunica aos produtores rurais do município que estará realizando a vacinação contra Brucelose em bezerras com idade de 3 a 8 meses, em toda a zona rural, e acontecerá de 29 de novembro até 03 de dezembro.

Vale lembrar que, para participar da campanha de vacinação, é necessário estar regularizado com o Instituto de Defesa e Inspeção Agropecuária do Rio Grande do Norte - IDIARN.

#Capacitação 24/11/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO RURAL Em parceria, prefeitura realiza Curso de Avicultura para produtores da região

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural (SEDRU), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural - SENAR e o Sindicato dos Produtores Rurais, levaram para a comunidade Sítio Logradouro o curso de Avicultura Básica.

O curso foi ministrado para 15 produtores da região e ocorreu entre os dias 15 a 20 de novembro. Foi baseado na realização do manejo básico de aves e aviários, utilizando técnicas adequadas de produção com qualidade e sustentabilidade, além de conhecer o histórico da avicultura e avicultura alternativa. Como também aprender sobre planejamento, mercado, gerenciamento da produção, principais linhagens de corte, postura, fisiologia da produção de ovos e instalações.

A IMPORTÂNCIA DA AVICULTURA

O desenvolvimento da avicultura é o símbolo do crescimento e modernização do agronegócio no Brasil. O País tem potencial para ser o pólo produtor do mundo em razão das condições favoráveis de clima, área, mão de obra, condições de biosseguridade e capacidade empreendedora para projetos avícolas.

Segundo dados do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), o Brasil hoje é o segundo maior produtor de galináceos e maior exportador do mundo. É inegável a posição de importância da avicultura para a economia do país.

#Agricultura 22/11/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO RURAL Prefeitura inicia cadastro de agricultor para Programa Corte de Terra

A Secretaria de Desenvolvimento Rural - SEDRU comunica aos agricultores e agricultoras familiares que o PROGRAMA CORTE DE TERRA - PCT teve início às inscrições para o ano de 2022.

O programa tem o objetivo de fortalecer as atividades agrícolas no município de Pau dos Ferros, auxiliando o trabalhador do campo no cultivo de feijão, milho, arroz, algodão e sorgo.

Os cadastros acontecerão do dia 22/11 a 30/12/2021. Durante os dias 22 e 23, a equipe da SEDRU irá até à comunidade do Perímetro Irrigado para realizar o cadastro de agricultores da comunidade e dos sítios adjacentes. O local da inscrição será no galpão da Escola Municipal Doutor José Torquato de Figueiredo, das 09:00h às 15:00h.

A partir do dia 24/11 a 30/12/2021, das 07:00h às 13:00h, as inscrições acontecerão na sede da SEDRU, localizada à Rua Lafaiete Diógenes, 293, no centro de Pau dos Ferros.

Para efetuar a inscrição, o agricultor deve apresentar CPF e RG.

#AssistênciaSocial 19/10/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO RURAL Famílias de baixa renda recebem cestas de alimentos em parceria da SEDRU com o Programa Agro Fraterno

A Secretaria de Desenvolvimento Rural (SEDRU), em parceria com a Federação da Agricultura, Pecuária e Pesca do RN (FAERN) e do Sindicatos dos Produtores Rurais, fez nesta manhã (19) a entrega de cestas básicas à famílias de baixa renda, através do Programa Agro Fraterno.

A SEDRU realizou um levantamento de informações no município sobre as famílias carentes, inscritas no sistema de Cadastro Único, para que pudessem receber as cestas. Ao todo, Pau dos Ferros teve 200 famílias ajudadas com as cestas com alimentos. "Essas cestas tem grande importância, porque elas vão amenizar a situação dessas famílias de baixa renda. Não significa que vá resolver o problema, mas ao fazermos o levantamento sobre essas famílias, identificamos a necessidade e a urgência dessas pessoas que não tinham o que comer. Famílias com mães grávidas, pessoas enfermas, é uma forma de dar um pouco de dignidade e acalento, em um momento de extrema dificuldade", explica o Secretário de Desenvolvimento Rural, Arimatéia Lopes.

O Agro Fraterno é uma ação solidária do setor agro para arrecadação e doação de alimentos, com a participação de produtores, empresas e entidades ligadas ao setor, que podem fazer a adesão de forma voluntária, para beneficiar pessoas que precisam de atenção em tempos de pandemia.

O programa é conduzido pelo sistema CNA/SENAR, juntamente com a Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) e pelas entidades do Instituto Pensar Agropecuária (IPA), que se reuniram em uma corrente solidária. A ação de solidariedade deve atender mais de 3 mil famílias de todo estado do Rio Grande do Norte.

#AçougueMunicipal 26/08/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO RURAL PREFEITURA INSTALA CORRIMÃO E CÂMERAS DE SEGURANÇA EM AÇOUGUE MUNICIPAL

Mesmo com a chegada de grandes supermercados, culturalmente, ainda se conserva o hábito de ir à feira e ao açougue, que estão localizados na mesma rua e é local certo de todos os públicos que sobem e descem as escadas de acesso ao açougue municipal. E entender as necessidades para gerar bem estar coletivo e a importância de ouvir as demandas da população, tem sido o propósito da atual gestão.

Há alguns dias, a prefeitura de Pau dos Ferros, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural (SEDRU), realizou a instalação de corrimão nas escadas de acesso ao açougue público, além de câmeras de monitoramento para segurança do local.

O corrimão de aço inox para escada é um item indispensável para garantir a segurança e acessibilidade, que gera equilíbrio essencial para quem transita por escadas e rampas. A Associação Brasileira de Normas Técnicas estabelece, através da NBR 9050/2020, as normas para instalação do corrimão e garantir acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos.

Outro item instalado pela SEDRU, no açougue municipal, e solicitado pelos frequentadores da área foi um sistema de monitoramento através de câmeras digitais, tanto na área externa quanto interna do local. "Estamos buscando desenvolver, juntamente com os permissionários, organização e melhoramento das condições de trabalho e comércio dentro do açougue, além de possibilitar aos consumidores que frequentam o espaço uma maior segurança ao transitar por aqui", explicou o Secretário da SEDRU, Arimatéia Lopes.

Arimateia também contou que tem feito constantemente um trabalho de conscientização, com relação ao uso coletivo que se faz do espaço, estabelecendo e reforçando normas diariamente para preservar um local harmônico entre os comerciantes.

#Desenvolvimento 25/08/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO RURAL SEDRU inicia serviços de recuperação das estradas vicinais de Pau dos Ferros

A prefeitura de Pau dos Ferros, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural (SEDRU), deu início no dia 23 de agosto a execução dos serviços de terraplenagem e recuperação das estradas vicinais do município.

De acordo com o secretário Municipal de Desenvolvimento Rural, o engenheiro agrônomo Arimateia Lopes, já tiveram suas estradas recuperadas dos sítios: Torrões, Grossos, Alagoinha dos Estevãos e dos Reinaldos, Barragem, Sorriso, Pedra Preta, Estradas do Lixão, Logradouro, Três Lagoas e Várzea Alegre.

Para execução do serviço, os colaboradores contam com máquinas retroescavadeira, pá-carregadeira, motoniveladora ou patrol, além de motoristas de caçambas. O serviço terá continuidade nas estradas vicinais dos sítios: Alagoinha dos Ferreiras, fazendo os serviços de terraplanagem até sua conclusão dos sítios adjacentes: Raiz, Maniçoba, Poço Comprido, Lagoa Redonda, Areias e Sítio Conceição. "Organizamos um cronograma para atender essas áreas nessa primeira etapa. Em seguida, iremos iniciar os serviços nas demais comunidade rurais que abrangem o município de Pau dos Ferros", explicou Arimatéia.

Os serviços garantem a mobilidade das pessoas que moram em zonas rurais, dando acesso a chegar aos lugares necessários para a vida urbana como trabalho, escolas, comércio, hospitais etc, viabilizando as viagens essenciais para o exercício dos direitos básicos dos cidadãos.

#AbatedouroPúblico 11/08/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO RURAL Prefeita faz visita técnica e assina termo de cessão de equipamentos para abatedouro público

A prefeita Marianna Almeida, juntamente com o vice-prefeito, Renato Alves realizaram visita ao abatedouro público municipal, acompanhados do diretor geral da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado Do Rio Grande do Norte (EMATER/RN), César Oliveira, e assinaram o termo de cessão de equipamentos.

O abatedouro, com obras ainda em fase de finalização, terá a capacidade de abater 30 animais por dia. A nova estrutura e os novos equipamentos irão permitir a segurança de entregar ao consumidor uma carne saudável, além de movimentar a economia local e regional, com a comercialização do produto. "Esse novo abatedouro irá garantir um abate responsável, que a carne passe por todos os processos sanitários necessários para chegar ao consumidor final com todas as garantias de estar consumindo um produto de qualidade", explica Marianna.

Esteve presente também durante a visita o chefe da unidade de Pau dos Ferros, do Instituto de Defesa e Inspeção Agropecuária do Estado do Rio Grande do Norte (IDIARN), Jairo Pires, que será responsável em fiscalizar o espaço após conclusão, e sendo verificado estar dentro das condições, a prefeitura receberá o selo Estadual do Serviço de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sipoa), importante certificação do setor agropecuário.

Para construção e estruturação do espaço no município, foram investidos R$700 mil em obras e R$500 mil em equipamentos, totalizando R$1.200,000,00 (Um milhão e duzentos mil reais).

#Agricultura 26/07/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO RURAL Últimos dias para o produtor fazer inscrição no Programa de Aquisição de Alimentos

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural (SEDRU), em parceria com o Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Rio Grande do Norte (EMATER/RN), está realizando inscrições, que vão até o dia 06 de agosto, de novos agricultores no Programa de Aquisição de Alimentos - PAA, que é uma compra direta da Agricultura Familiar para fornecimento no ano de 2022.

Nessa primeira etapa terão prioridade novos agricultores que não participaram anteriormente do programa, como mulheres agricultoras, jovens e famílias participantes do Programa Dom Helder Câmara (PDHC) com DAP B e DAP V na ordem de classificação.

Cada agricultor poderá vender até R$3.000 em produtos no período de janeiro a junho do ano de 2022, sendo possível ampliar o limite até R$ 6.500 por/ano com aprovação de novos recursos.

Para participar o produtor deve apresentar a Declaração de Aptidão (DAP), ao Pronaf e realizar a inscrição no escritório da EMATER ou a SEDRU.

O QUE É O PROGRAMA DE AQUISIÇÃO DE ALIMENTOS - PAA?

O PAA - Compra direta possibilita a aquisição pública de produtos dos agricultores familiares a valores estabelecidos em pesquisa de preço médio estadual, garantindo o custo de venda final com maior lucratividade para o agricultor que produz. Os produtos são adquiridos pela EMATER com recursos do Ministério da Cidadania e garantem o abastecimento das entidades socioassistenciais no município, com alimentos frescos e saudáveis, além de fazer a distribuição de kits às pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional.

BENEFÍCIOS DO PROGRAMA

- Elevação do nível nutricional da população;

- Oportunidade de trabalho e renda para agricultores familiares;

- Fomento a economia Local;

- Acesso a alimentação balanceada;

- Agregação de valor aos produtos agrícolas;

- Valorização da produção agroecológica.

SERVIÇO

Locais de inscrição:

Emater - Rua Dom Pedro II, nº 89 (próximo a loja Dadá Importados), Centro de Pau dos Ferros. Atendimento pelo número (84) 9.9896-6750.

SEDRU - Rua Lafaiete Diógenes, no centro de Pau dos Ferros, por trás do Banco do Brasil.

Atendimento via Whatsapp pelo número - (84) 99624-9960.

Encerramento das inscrições: 06/08/2021

#Agricultura 24/07/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO RURAL Pau dos Ferros recebe veículo e mais de R$500 mil em equipamentos para abatedouro municipal

Durante encontro com a governadora Fátima Bezerra, na manhã de ontem (23), a prefeita Marianna Almeida teve assinada a cessão de um veículo - Fiat Uno Mille - à Prefeitura de Pau dos Ferros, cedido pelo Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-RN), para auxiliar nos serviços voltados ao meio rural, realizados por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento da Agricultura (SEDRU).

Além disso, a governadora Fátima Bezerra, o secretário da Sedraf, Alexandre Lima, e o diretor-geral da Emater-RN, Cesar Oliveira, assinaram um Termo de Cooperação Técnica com a Prefeitura Municipal de Pau dos Ferros para a cessão de equipamentos destinados ao abatedouro público.

O abatedouro tem capacidade para o abate de 30 animais por dia. Os equipamentos, em valores atualizados, somam mais de R$ 500 mil reais. Com o abatedouro devidamente equipado, o processamento das carnes seguirá todos os protocolos sanitários para garantir a segurança alimentar dos consumidores da região.

#Agricultura 23/07/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO RURAL Pau dos Ferros está no programa “Minha Terra Legal” e receberá ampliação de Microcrédito para a Agricultura Familiar

Em Pau dos Ferros, o Governo do Rio Grande do Norte lançou nesta sexta-feira (23) o Programa Estadual de Regularização Fundiária Rural - "Minha Terra Legal" e anunciou a ampliação do Programa de Microcrédito para a Agricultura Familiar (CredMais).

O "Minha Terra Legal" é uma ação inédita no estado que realiza a legalização da situação jurídica das propriedades rurais de agricultores e agricultoras familiares que não possuem títulos de terra definitivos. O programa de regularização fundiária viabiliza acesso dessas famílias às políticas públicas federal e estadual. "Já pensou que beleza é o agricultor ter o seu pedaço de terra escriturado? Isso vai facilitar a vida dele, quando for em busca do crédito e de outras melhorias. E aí o governo chega com a AGN, trabalho extraordinário que vai a quem precisa", disse a governadora durante a solenidade.

De acordo com o titular da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Rural e da Agricultura Familiar (Sedraf), Alexandre Lima, o "Minha Terra Legal" está priorizando o Território do Alto Oeste, envolvendo os municípios que já possuem sua malha fundiária georreferenciada. Essa fase piloto, executada entre 2021 e 2022, será totalmente financiada com recursos próprios do Governo do RN e o investimento é na ordem de R$600 mil.

"Com o programa, o governo age e investe forte para que os posseiros - aquelas famílias que não têm a titularidade das suas propriedades rurais -, passem a ter a segurança jurídica. A regularização é fundamental para que milhares de famílias aqui no Alto Oeste possam ter seus títulos de terras. E, de forma inovadora, o governo entrega esse título registrado em cartório", disse o secretário, ao avaliar que dessa forma a política pública chega efetivamente aos agricultores e agricultoras.

A meta é identificar, cadastrar, georreferenciar e titular cerca de três mil famílias de agricultores e agricultoras com a entrega de títulos de terra já registrados em cartório dos 17 municípios abrangidos nessa primeira etapa do programa.

Municípios contemplados na fase piloto: Pau dos Ferros, São Miguel, Taboleiro Grande, Severiano Melo, São Francisco do Oeste, Rodolfo Fernandes, Luiz Gomes, Major Sales, Coronel João Pessoa, Doutor Severiano, Encanto, Paraná, Portalegre, Riacho de Santana, Venha Ver, Riacho da Cruz e José da Penha.

Ampliação do CredMais

O CredMais é uma política pública executada em parceria com a Agência de Fomento do RN (AGN) e tem como objetivo promover o acesso ao crédito rural para apoiar os processos de produção, beneficiamento e comercialização dos agricultores e agricultoras familiares que estão produzindo e comercializando seus produtos através do programa de compras governamentais do RN (Pecafes) e demais programas de compras do estado, bem como nos mercados locais, regionais e feiras.

Até o momento, já foram beneficiadas 288 famílias, em 32 municípios potiguares, totalizando R$1.066.188,66 investido desde 2019. Nessa modalidade os limites de financiamento são de três e cinco mil reais.

Com a ampliação do Credmais, as condições do financiamento passam a ser de até dez mil reais para investimento e seis mil reais para custeio. O prazo para pagamento é de 24 meses, com mais quatro meses de carência, e juros zero para pagamento em dia.

"Vai possibilitar a aquisição de equipamentos, de máquinas necessárias para melhorar a produção e a comercialização de produtos da agricultura familiar, inclusive possibilitando a aquisição de motocicletas para esses trabalhadores. Essa é uma demanda da Sedraf, das cooperativas e associações dos próprios agricultores. Nós ouvimos todos esses setores para formular essa linha, que vai ter uma carência de quatro meses e possibilita o pagamento em até 20 vezes", detalhou a diretora-presidente da AGN, Márcia Maia.

Será realizada uma primeira etapa piloto dessa ampliação do programa, que atenderá 530 famílias em 17 municípios, totalizando um investimento previsto em R$4.770.000 (quatro milhões setecentos e setenta mil reais) nos próximos 12 meses.

Os municípios contemplados pelo projeto piloto do "Credmais Agricultura Familiar" são: Monte Alegre, Santo Antônio, São Miguel, Pau dos Ferros, São Paulo do Potengi, Touros, João Câmara, Currais Novos, Caicó, Parelhas, Apodi, Upanema, Caraúbas, Assu, Mossoró, Santa Cruz e Lajes.

#Agricultura 30/06/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO RURAL Prefeitura incentiva agricultura familiar e estimula consumo de produtos orgânicos no município

O panorama econômico atual despertou o incentivo de novas atividades para obter renda. Com esse intuito, nesta sexta-feira (02), a Prefeitura Municipal de Pau dos Ferros, através da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SEDRU), Secretaria de Meio Ambiente (SEMA) e a Secretaria de Governo (SEGOV), dará início a I Feira de Produtos Orgânicos, que acontecerá na Praça de Eventos Nossa Senhora da Conceição, a partir das 17h.

Os produtores da agricultura familiar irão expor sua produção com produtos agroecológicos. Essas famílias fazem sua produção orientados pela assistência técnica e gerencial do Projeto Agronordeste, que é um plano de ação elaborado pelo Governo Federal para impulsionar o desenvolvimento econômico e social sustentável do meio rural da região Nordeste, foi sendo desenvolvido em parceria com o Sistema de Aprendizagem Rural (SENAR), que atuam nos municípios do Alto Oeste Potiguar.

A feira será também uma oportunidade de incentivar e fortalecer tanto o cultivo e venda dessa produção, oferecendo produtos de qualidade à população, quanto estimular o consumo de produtos orgânicos no município. No local, os visitantes poderão encontrar frutas, legumes, verduras, doces, queijos e demais produtos produzidos de forma artesanal e orgânica.

Vale ressaltar que a cada dia as pessoas recebem mais informações sobre a importância dos alimentos orgânicos. Além da melhoria da saúde e da redução de taxas de agrotóxicos no organismo, existem outras vantagens em consumir alimentos orgânicos: prevenção à erosão do solo, proteção à qualidade da água; apoio aos pequenos produtores, contribuição para acabar com o envenenamento por agrotóxicos, ajuda a preservar as pequenas propriedades e promove a biodiversidade.

SERVIÇO

Feira de Produtos Orgânicos

Data: 02/07/2021

Local: Praça de Eventos

Horário: a partir das 17:00h

#Agricultura 24/06/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO RURAL SEDRU faz entrega alevinos para produtores Rurais de Pau dos Ferros

Na manhã desta terça-feira (22), a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural (SEDRU) realizou a entrega de alevinos para atender mais 20 produtores rurais do município de Pau dos Ferros.

Após a eclosão dos ovos, surgem as larvas, que, logo depois, se transformam em alevinos, considerados os "bebês" dos peixes, que devem ser criados com todo o cuidado, com alimentação rica em proteína e energia, para produzir peixes sadios e valorizados pelo mercado.

Durante a entrega, estiveram presentes o Secretário de Desenvolvimento Rural, Arimatéia Lopes, o Coordenador do Núcleo da Estação Pesqueiro, Carlos Evangelista, e também Bena da Barragem, responsável pelos cuidados e entrega dos alevinos. A ação realizada é uma parceria da prefeitura com o Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS).

#Agricultura 07/04/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO RURAL Novas instalações da SEDRU priorizam acolhimento do homem e mulher do campo

Nesta quarta-feira (07), a prefeita Marianna Almeida, acompanhada do vice-prefeito Renato Alves, inauguram a nova sede da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural (SEDRU), estruturando a secretaria para potencializar serviços e, também, puderam reforçar o carinho especial que a gestão tem com o homem e a mulher do campo.

O novo prédio dispõe de uma estrutura adequada para o atendimento do homem do campo e para a divisão setorial das atividades da secretaria. Neste espaço, a SEDRU fará a distribuição dos alimentos para o programa "Compra Direta", no qual os agricultores vendem alimentos para o Governo Federal a valores situados em uma faixa entre o preço mínimo e o preço de mercado. O espaço também realizará formações aos agricultores e pecuaristas do município.

O secretário, José de Arimatéia, relatou as ações já realizadas nestes 100 dias de gestão e destacou o "Corte de Terras", que beneficiou todos os agricultores que se cadastraram na SEDRU, que teve recorde de inscrições e de horas trabalhadas para possibilitar uma melhor colheita neste ano. "Quero agradecer a gestão por estarmos colocando em prática tudo que planejamos. Conseguimos executar diversas ações e agora poderemos receber o homem e a mulher do campo de forma digna e acolhedora", agradeceu Arimatéia

Acompanhando a entrega da nova sede, esteve o Extensionista Local da EMATER, Aldo Ronaldo Dantas, o Engenheiro Agrônomo do SEAPAC, Fabrício Edino Barboso, a Presidente do Sindicato Rural dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Pau dos Ferros. Também estiveram presentes os vereadores Reginaldo Alves, Galego do Alho, Gugu Bessa e Itacira Aires.

SERVIÇO

Nova sede da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural (SEDRU)

Rua Lafaiete Diógenes, no centro de Pau dos Ferros, por trás do Banco do Brasil.

Atendimento via Whatsapp pelo número - (84) 99624-9960.

#Agricultura 19/02/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO RURAL Agricultores de Pau dos Ferros e região recebem sementes para plantio

Nesta quinta-feira (18), a prefeita Marianna Almeira, participou da distribuição de sementes para os agricultores familiares, realizada na Escola Estadual 4 de Setembro, com a presença da governadora Fátima Bezerra, de deputados estaduais, prefeitos e agricultores do Alto Oeste Potiguar, além do Secretário de Desenvolvimento Rural, José de Arimatéia.

Ao cumprimentar a governadora, Marianna Almeida, destacou os investimentos da gestão Fátima na região, citando a estrada de acesso à barragem, a aquisição de equipamentos de última geração para o hospital regional, a distribuição de sementes para agricultores familiares e a perfuração de poços. "Esses investimentos são de fundamental importância para o desenvolvimento, não só de Pau dos Ferros, como de toda a região que cerca nosso município. A chegada dessas sementes será a garantia do plantio, e a gente pede a Deus chuva para que se consiga fazer uma colheita farta", destacou a prefeita.

As sementes distribuídas são fundamentais para impulsionar a cadeia produtiva familiar na zona rural do RN. Em Pau dos Ferros, foram destinados cerca de 61 mil quilos de sementes, aos agricultores de 19 municípios nos arredores da cidade como: São Miguel, Rafael Fernandes, Encanto, Água Nova, Alexandria, Coronel João, Dr. Severiano, Francisco Dantas, José da Penha, Luís Gomes, Major Sales, Marcelino Vieira, Paraná, Pilões, Riacho de Santana, São Francisco do Oeste, Tenente Ananias e Venha Ver.

Gerson Filho dos Santos, do Sítio Bonito, em São Miguel, disse que o programa é importante para os agricultores familiares, como ele. Em ano de inverno normal - destacou -, os três hectares da área de plantio de seu sítio são suficientes para garantir alimentação para a família e ração para o pequeno rebanho de bovinos e ovinos durante o ano todo.

No total, são 435 toneladas, no valor de R$ 6,29 milhões, adquiridas com recursos próprios do Estado, e a entrega irá beneficiar quase 53 mil agricultores de 156 municípios potiguares.

#Agricultura 24/07/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO RURAL Prefeitura auxilia na produção de silagem em pequenas propriedades

A Prefeitura Municipal de Pau dos Ferros, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural (SEDRU), iniciou os trabalhos de auxílio ao agricultor na produção de silagem.

O incentivo compreende o fornecimento de maquinário (ensiladeiras), além de todo o acompanhamento técnico para garantir a boa produção.

Para assegurar o atendimento, a prefeitura conta atualmente com seis ensiladeiras, onde a SEDRU distribui o maquinário por diferentes localidades da zona Rural do município.

A produção de silagem tem um papel importante na alimentação do rebanho, principalmente nas pequenas propriedades, pois aumenta significativamente a produção e garante mais renda ao produtor.

A silagem é uma alternativa de alimento para os animais em tempos de estiagem, por ter menor custo de produção e poder ser utilizado durante todo o ano, principalmente na escassez da pastagem.

#Obra 04/05/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO RURAL Prefeito realiza visita à obra de construção do novo abatedouro

Seguindo as recomendações de saúde nesse período de pandemia da Covid-19, o Prefeito Leonardo Rêgo esteve na tarde desta segunda-feira, 04/05, no canteiro de obras do #NovoAbatedouroPúblico de Pau dos Ferros.

O chefe do executivo Municipal esteve acompanhado do Secretário Municipal de Planejamento e Desenvolvimento Econômico, Cláudio Fídias, do Secretário Municipal de Desenvolvimento Rural, Rodrigo Araújo, e do Gerente de Engenharia e Projetos Especiais, John Sinocelly, onde foi constatado que aproximadamente 60% dos serviços previstos em planilha já foram executados.

Uma obra de grande envergadura, com investimento superior a R$ 718 mil, por meio de uma parceria entre a gestão municipal e o ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), onde R$ 91 mil está sendo de contrapartida da municipalidade.

A construção do novo abatedouro está localizada no sítio Retiro, em um terreno de 10,45 hectares, estando de acordo com as especificações técnicas dos órgãos ambiental e aeronáutico.

São 460,66 m² de área construída para abate e 2.591 m² para o tratamento de efluentes, onde constarão três lagoas (anaeróbia, facultativa e a de evaporação), o que garantirá um espaço adequado para o manejo das atividades, ou seja, serão 3.051,66 m² de área construída.

#Agricultura 28/04/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO RURAL Decreto estabelece o retorno da realização da feira livre para os sábados

Através de uma orientação do Comitê Municipal de Supervisão, Monitoramento e Gestão de Emergência em Saúde Pública decorrente do Coronavírus (COVID-19) - Comitê COVID19, foi publicado no Diário Oficial do Município (DOM) desta segunda-feira (27), o Decreto Executivo nº 028/2020, estabelecendo o retorno da realização da feira livre para os sábados. Permanece a vedação da realização da feira em outros dias da semana que não o especificado no Decreto.

Para manter o controle e organização por parte das equipes que estarão coordenando a feira, o Decreto mantém a autorização apenas a feirantes de Pau dos Ferros comercializarem os seus produtos, que, também, só poderão ser do tipo gêneros alimentícios, sendo vedada a venda de animais vivos. A medida visa coibir aglomerações.

Os feirantes pau-ferrenses que ainda não realizaram o cadastro, deverão se dirigir até a secretaria municipal de Meio Ambiente (SEMA) para realizar o cadastro de autorização para a feira livre, portando os documentos originais de RG, CPF e comprovante de residência em nome do cadastrado ou outro documento oficial que comprove residência no município. A apresentação desses documentos não exclui a solicitação de outros para comprovação dos dados, caso se faça necessário.

Nos dias de realização da feira, nas barracas, bem como em toda a feira, devem estar disponível álcool 70% e locais específicos para a lavagem das mãos com água e sabão, do público em geral. O atendimento pelos feirantes aos consumidores deverá obedecer distanciamento razoável e feito pelo lado interno de sua respectiva banca.

O Decreto também reforça a obrigatoriedade do uso de máscaras de proteção facial por parte de feirantes e clientes, que passou a ser obrigatório desde a última sexta-feira (24), no âmbito do munícipio de Pau dos Ferros.

Os espaços de disposição das bancas deverão ter uma distância mínima de 2,0 m (dois metros) uma da outra e serão indicadas a montagem pela equipe da Prefeitura de Pau dos Ferros. Medidas de higiene deverão ser adotadas no ato da montagem, que poderá ocorrer das 2h às 4h da manhã; o horário de funcionamento da feira fica estabelecido para ocorrer das 4h às 11h.

#Município 27/03/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO RURAL Prefeitura suspende feira livre no município

ATENÇÃO: Como medida de prevenção ao novo coronavírus (Covid-19), e de acordo com o Decreto Executivo nº 013/2020 que institui quarentena no âmbito da municipalidade, a feira livre de Pau dos Ferros está suspensa.

#Agricultura 11/02/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO RURAL Prefeitura de Pau dos Ferros dá início ao Corte de Terra 2020

A Prefeitura de Pau dos Ferros, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural (Sedru), deu início nesta terça-feira (11/02) ao programa de corte de terra 2020.

O prefeito Leonardo Rêgo esteve na comunidade do Perímetro Irrigado, onde acompanhou a movimentação das máquinas e, na oportunidade, cumprimentou os agricultores presentes.

O gestor esteve acompanhado do Secretário Municipal de Desenvolvimento Rural, Rodrigo Araújo, do Secretário Municipal de Planejamento e Desenvolvimento Econômico, Claudio Fídias, além dos vereadores Hugo Alexandre, Francisco José (Gordo do Bar) e Gilson Rêgo.

Ao todo, serão atendidos 600 pequenos agricultores, sendo que cada produtor terá direito a duas horas de uso do maquinário para realizar o corte de suas terras.

Serão, portanto, 1.200 horas para atender toda a demanda.

A empresa responsável pela execução dos serviços é a TOPGEO TOPOGRAFIA E PROJETOS EIRELI, com sede na cidade do Assú/RN.

Para dar celeridade aos serviços, a empresa irá disponibilizar oito tratores, equipados com grades para arar a terra.

*Prefeito entrega trator 0Km à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural*

Na mesma solenidade, o chefe do executivo municipal entregou à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural um trator 0km, modelo LS 80U, adquirido através de convênio com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

O valor investido para adquirir o veículo foi de R$115.000,00.

A nova aquisição já entrou em operação no dia de hoje, auxiliando no corte de terra.

#Obra 30/01/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO RURAL Prefeitura inaugura novo Açougue Público

A população de Pau dos Ferros tem agora uma nova conquista, graças ao esforço e investimento da atual gestão municipal na noite desta quarta-feira, dia 29 de janeiro, foi inaugurado o novo Açougue Público de Pau dos Ferros, que leva o nome do saudoso Jessé Lopes.

O espaço abre novas perspectivas no comércio local, proporcionando mais segurança, rentabilidade, qualidade aos produtos e organização.

Estiveram presentes à solenidade o Prefeito Leonardo Rêgo, a vice-prefeita, Zélia Leite, o Deputado Estadual, Getúlio Rêgo, vereadores do município, secretários municipais, familiares do senhor Jessé Lopes (homenageado), imprensa e população.

A obra recebeu investimentos de R$ 544.659,60. Foram alocados R$ 285.952,82 de recursos do governo federal, além de uma contrapartida de R$258.706,78 com recursos do tesouro municipal, o que corresponde a 47,50% do valor global do convênio.

Nos valores informados estão inclusos os itens de mobília, necessários para o bom funcionamento das atividades diárias.

Estão sendo investidos, ainda, mais R$ 109.897,32, apenas com recursos próprios, para garantir a aquisição de um baú isotérmico com refrigerador para o transporte das carnes, além de uma câmara frigorifica, que será instalada no açougue.

O cidadão pau-ferrense lembra bem como eram as antigas instalações do local. Um ambiente precário, tendo graves problemas estruturais, um espaço insalubre, fora dos padrões exigidos pela vigilância sanitária.

A completa restauração e modernização garantiu um mudança no cenário, por meio da execução dos seguintes serviços: construção de novas bancadas para frutas e verduras; recuperação estrutural e reforma da cobertura metálica; serviços de instalações elétricas e hidrossanitárias; reforma geral do piso; reforma dos boxes de comercialização de carnes e peixes; execução de revestimento cerâmico nos boxes e bancadas; substituição de portas, janelas e portões, instalação de gradis metálicos e pintura geral do prédio.

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural do município será responsável pelo gerenciamento do ambiente, juntamente com a Vigilância Sanitária Municipal, realizando um trabalho de acompanhamento e fiscalização quanto ao uso do espaço, dando atenção especial a manutenção dos boxes e higiene na comercialização dos produtos.

#Obra 20/12/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO RURAL Prefeito acompanha andamento da execução dos serviços na obra de construção do novo abatedouro público Em Pau dos Ferros, a gestão municipal segue investindo um grande volume de recursos na realização de obras importantes em diversas áreas, que irão garantir melhorias significativas na qualidade de vida da população que reside na zona urbana e rural.

Nesta sexta-feira, 20 de dezembro, o prefeito Leonardo Rêgo, realizou mais uma visita técnica ao canteiro de obras do novo abatedouro público do município.

Em fase bastante adiantada, o empreendimento conta com investimento superior a R$ 724 mil, através de uma parceria entre a prefeitura e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

A equipe de engenharia e arquitetura, ligada a Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento Econômico (SEPLAN), responsável por acompanhar o andamento da obra, constatou que cerca de 50% dos serviços previstos em planilha já foram executados.

A construção do Abatedouro está localizada no sítio Retiro, em um terreno de 10,45 hectares, estando de acordo com as especificações técnicas dos órgãos ambiental e aeronáutico.

São 460,66 m² de área construída para abate e 2.591 m² para o tratamento de efluentes, o que garantirá um espaço adequado para o manejo das atividades.
#Obra 19/12/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO RURAL Prefeito visita obra de refroma e modernização do Açougue Público Municipal Nesta quinta-feira (19/12) o prefeito Leonardo Rêgo, acompanhado de vários Secretários Municipais, assessores e população, esteve presente à obra de reforma e modernização da Central de Abastecimento - Açougue Público Municipal.

A obra está sendo executada através de convênio com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

A equipe de engenharia e arquitetura, atesta que já foram executados um percentual de 90% dos serviços previstos em planilha, faltando apenas detalhes de acabamento e parte elétrica.

A reforma do espaço público é um pedido antigo da comunidade, em especial dos feirantes e açougueiros, que utilizam o ambiente para comercializar seus produtos.

A completa modernização do açougue, com melhorias em todas as aéreas, possibilitará um atendimento mais rápido, com muito mais eficiência, higiene, além de garantir mais conforto tanto aos trabalhadores quanto à população.
#Agenda 27/05/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO RURAL Prefeitura de Pau dos Ferros investe em reforma do Açougue Público Municipal Com o intuito de garantir um ambiente adequado e ofertar melhores condições de trabalho aos comerciantes e população do município, a Prefeitura de Pau dos Ferros está investindo na reforma e modernização do Açougue Público Municipal.

Nesta segunda-feira (27/05) o prefeito Leonardo Rêgo, acompanhado de vários Secretários Municipais, assessores e população, esteve presente à obra realizando uma visita técnica com o intuito de conferir os detalhes de execução dos serviços.

O referido investimento é executado através de convênio com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, onde a emenda foi destinada através da atuação parlamentar do ex-senador José Agripino Maia.

As obras, que seguem em ritmo acelerado, já estão avançando para a finalização.

Entre os serviços podemos destacar: construção de novas bancadas para frutas e verduras; recuperação estrutural e reforma da cobertura metálica; serviços de instalações elétricas e hidrossanitárias; reforma geral do piso; reforma dos boxes de comercialização de carnes e peixes; execução de revestimento cerâmico nos boxes e bancadas; substituição de portas, janelas e portões e pintura geral do prédio.

No total foram investidos R$516.344,68 mil reais, onde foram alocados R$ 286.344,68 mil de recursos do governo federal, além de uma contrapartida de R$230.000,00 mil com recursos do tesouro municipal, o que corresponde a 45% do valor global.

A reforma do Açougue Público (Central de Abastecimento) é um reinvindicação antiga dos comerciantes, em especial dos feirantes e açougueiros, que utilizam o espaço diariamente.

“Entregaremos um equipamento moderno para que a comunidade possa usufruir de toda segurança, conforto e comodidade que ela irá proporcionar. Os comerciantes terão um local amplo e com condições sanitárias adequadas para comercialização dos seus produtos”, declarou o prefeito Leonardo Rêgo.
#Agenda 25/05/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO RURAL Agenda da Gestão Nesta segunda-feira (27/05), às 9 horas, o Prefeito Leonardo Rêgo estará visitando à obra de reforma e modernização do Açougue Público Municipal.

Esse é mais um investimento que, em breve, estará sendo entregue à população. O convênio que possibilitou essa ação de melhoria foi assinado junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
#Obra 15/03/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO RURAL Prefeito visita obra de reforma e modernização do Açougue Público Municipal
Em toda cidade a população visualiza investimentos importantes sendo executados. São benefícios materializados em obras, investimentos e ações que garantem maior conforto e segurança aos cidadãos.

Nesta sexta-feira (15/03) o prefeito Leonardo Rêgo, acompanhado de vários Secretários Municipais, assessores e população, esteve presente à obra de reforma e modernização da Central de Abastecimento - Açougue Público Municipal.
Esse é mais um investimento executado através de convênio com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, onde a emenda foi destinada através da atuação parlamentar do ex-senador José Agripino Maia.

Os principais serviços são os seguintes: construção de novas bancadas para frutas e verduras; recuperação estrutural e reforma da cobertura metálica; serviços de instalações elétricas e hidrossanitárias; reforma geral do piso; reforma dos boxes de comercialização de carnes e peixes; execução de revestimento cerâmico nos boxes e bancadas; substituição de portas, janelas e portões e pintura geral do prédio.

Em um investimento total de R$464.670,95 mil reais, onde foram alocados R$285.952,82 mil reais de recursos do governo federal, além de uma contrapartida de R$178.718,13 mil de contrapartida do município, o açougue público está sendo completamente reformado e modernizado.

A municipalidade destina uma montante financeiro de contrapartida que totaliza 38% do valor global do convênio. Já estão executados 60% dos serviços previstos em planilha.

A reforma do Central de Abastecimento (Açougue Público) é um pedido antigo da comunidade, em especial dos feirantes e açougueiros, que utilizam o espaço para comércio .

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural (SEDRU) será responsável por administrar o espaço público, tendo ao prerrogativa de indicar um administrador para gerenciar as atividades e garantir a manutenção do empreendimento.
#Agricultura 30/01/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO RURAL Boletos do garantia safra estão sendo entregues pela SEDRU Atenção: Os agricultores que se inscreveram no Programa Garantia Safra 2018/2019. Os boletos que confirmam participação no programa estão sendo entregues na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural - SEDRU, que fica localizada na Rua Getúlio Vargas, 1328, no térreo do prédio da Gráfica Visual, em frente à Prefeitura Municipal de Pau dos Ferros.

A entrega dos boletos está sendo realizada das 8 às 13 horas. O vencimento dos boletos é até o dia 31 de janeiro de 2019 (AMANHÃ).

Então quem ainda não pegou o boleto do Garantia Safra procure a coordenação da Secretaria de Desenvolvimento Rural portando somente o CPF.
#Agricultura 24/01/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO RURAL Prefeito assina ordem de serviço para início do corte de terra e entrega equipamentos agrícolas Através de um planejamento consistente e detalhado minunciosamente através dos canais oficiais de comunicação da gestão, ocorreu nesta quinta-feira (24/01) a solenidade de assinatura da ordem de serviço para o início do Programa de Corte de Terras.

Ao todo serão contemplados 450 pequenos produtores rurais do município. Esse ano, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural (SEDRU) detectou um aumento na demanda de inscritos, já que no ano de 2018 apenas 278 produtores foram cadastrados, o que representa um aumento de 40% se compararmos a demanda atual com a do exercício anterior.

Para atender todo o público foram contratados 06 tratores agrícolas, juntamente com um trator da frota do município, sendo investidos pela Prefeitura aproximadamente R$ 130 mil, recursos próprios do tesouro municipal, com o corte de terra.

A equipe que coordena as atividades irá seguir um cronograma já amplamente divulgado junto aos produtores.

Os serviços irão iniciar pela comunidade do Perímetro Irrigado, em seguida terá continuidade nas demais comunidades rurais.

Durante a solenidade houve também a entrega de 06 equipamentos agrícolas, fruto de uma parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário - MDA. O montante investido nessa ação foi de cerca de R$150 mil.

O maquinário entregue foi o seguinte: 03 carroções basculantes com capacidade de transporte de até 3,5 toneladas cada; 02 grades de pressão e 01 roçadeira articulada.

“Podemos aqui afirmar que o corte de terra é a reinvindicação prioritária do homem do campo. Todas essas ações que estamos realizando na tarde de hoje irão contribuir de maneira significativa para a ampliação e o fortalecimento do setor produtivo, o que deverá impulsionar o crescimento econômico do município, claro, através da geração de emprego e renda pela valorosa atividade dos pequenos agricultores”, destacou o prefeito Leonardo Rêgo.
#Agenda 24/01/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO RURAL Prefeito Leonardo Rêgo assinará ordem de serviço e empresa vencedora de licitação irá iniciar serviços de corte de terra O Prefeito Leonardo Rego assinará nesta quinta-feira, 24, a ordem de início para o corte de terra edição 2019. O evento ocorrerá na sede da Secretaria Municipal de Infraestrutura (SEINFRA), às 16:30 horas.

Cada produtor terá direito a até duas horas de uso do maquinário para realizar o corte de suas terras.

Serão utilizados 06 tratores equipados com grades para arar a terra. Isso irá gerar celeridade no atendimento das demandas.

Na mesma solenidade, o chefe do executivo irá realizar a entrega de diversos equipamentos agrícolas adquiridos através de convênio com o Ministério da Agricultura - MDA.

Os itens que serão entregues a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural - SEDRU se caracterizam como uma forma de fortalecer os pequenos produtores e promover a valorização da agricultura familiar.

Segue a lista de equipamentos:
03 carroções basculantes com capacidade de até 06 toneladas cada;
02 grades de pressão;
01 roçadeira articulada.
#Agenda 11/12/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO RURAL Evento reúne empreendedores e agricultores para apresentação do projeto “Acelera Microcrédito Banco do Nordeste" Na manhã desta terça-feira, 11, o Banco do Nordeste, em parceria com a Prefeitura de Pau dos Ferros, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural, realizou um grande evento com os pequenos empreenderes e os agricultores familiares para apresentar os serviços do programa “Acelera Microcrédito Banco do Nordeste - agroamigo e crediamigo”.

O evento ocorreu na área interna do Novo Mercado Público, contado com as presenças do Secretário Municipal de Desenvolvimento Rural, Rodrigo Araújo, do Presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Eraldo Alves, da senhora Liliana Arruda, Gerente de Microfinanças do BNB, além de representantes da gerência local do Banco do Nordeste, do SEBRAE, CDLe Sindicatos Rurais.

O encontro oportunizou a apresentação detalhada das ações do BNB voltadas para o público de microcrédito.

Somente no ano de 2018 foram investidos aproximadamente R$ 59 milhões na economia regional, tudo isso através das atividades de microcrédito dos programas agroamigo e crediamigo.

No ambiente, vários agricultores familiares e pequenos empreendedores realizaram a exposição de seus produtos, tudo isso organizado em pequenas barracas padronizadas.

Foram ofertados ao público presente os serviços de aferição de pressão arterial, orientações sobre empreendedorismo, atendimento e orientações jurídicas e corte de cabelo.
#Agenda 14/11/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO RURAL Prefeito realiza visita técnica à obra de reforma e modernização do Açougue Público Municipal Nesta quarta-feira (14/11) o prefeito Leonardo Rêgo, acompanhado de vários Secretários Municipais, assessores e população, esteve presente ao canteiro de obras da reforma e modernização da Central de Abastecimento - Açougue Público Municipal.

Em um investimento total de R$464.670,95 mil reais, onde foram alocados R$285.952,82 mil reais de recursos do governo federal, além de uma contrapartida de R$178.718,13 mil de contrapartida do município, o açougue público está sendo completamente reformado e modernizado.

A municipalidade destina uma montante financeiro de contrapartida que totaliza 38% do valor global do convênio. Já estão executados 60% dos serviços previstos em planilha.

É valido destacar que esse é um convênio com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, onde a emenda foi destinada através da atuação parlamentar do Senador José Agripino Maia.

O esforço do parlamentar, aliado ao estilo dinâmico de empreender da atual gestão está possibilitando a plena execução dessa obra, uma reivindicação antiga da comunidade e dos açougueiros.

Os principais serviços são os seguintes: construção de novas bancadas para frutas e verduras; recuperação estrutural e reforma da cobertura metálica; serviços de instalações elétricas e hidrossanitárias; reforma geral do piso; reforma dos boxes de comercialização de carnes e peixes; execução de revestimento cerâmico nos boxes e bancadas; substituição de portas, janelas e portões e pintura geral do prédio.

Os comerciantes que utilizam este importante espaço público para garantir o sustento de suas famílias terão um local amplo, moderno e com melhor acesso à população.

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural (SEDRU) será responsável por administrar o espaço público e deverá formular as regras de funcionamento, frisando a importância da manutenção da higiene no local de trabalho.
#Agenda 24/07/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO RURAL Prefeito visita obra de reforma e modernização do Açougue Público Municipal Nesta terça-feira (24) o prefeito Leonardo Rêgo, acompanhado dos vereadores Gilson Rêgo e Francisco José (Gordo do Bar), de vários Secretários Municipais, assessores e população, esteve visitando a obra do Açougue Público Municipal

Em um investimento total de R$465 mil reais, onde foram alocados R$285 mil reais de recursos do governo federal, além de R$180 mil de contrapartida do município, o açougue público está sendo completamente reformado e modernizado.
Como principais serviços que se encontram em execução, podemos destacar: Construção de novas bancadas para frutas e verduras; recuperação estrutural e reforma da cobertura metálica; serviços de instalações elétricas e hidrossanitárias; reforma geral do piso; reforma dos boxes de comercialização de carnes e peixes; execução de revestimento cerâmico nos boxes e bancadas; substituição de portas, janelas e portões e pintura geral do prédio.
Os comerciantes que utilizam este importante espaço público para garantir o sustento de suas famílias terão um local amplo, moderno e com melhor acesso à população, além da oferta de condições mais dignas de trabalho e higiene.
A verba federal, vinculada a um convênio com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, foi destinada através de uma emenda do Senador José Agripino Maia.
O esforço do parlamentar, aliado à disposição da gestão em adequar a contrapartida, está possibilitando a plena execução dessa obra, uma reivindicação antiga da comunidade e dos açougue
iros.
#Saúde 06/05/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO RURAL Nota de Esclarecimento Relacionado a disseminação de fotografias nas redes sociais sobre o transporte de carnes do Abatedouro Público Municipal para estabelecimentos de comercialização do produto, a Prefeitura de Pau dos Ferros esclarece que:

1º - Não mantém nenhum contrato com o veículo, tipo caminhonete, destacado nas imagens, carregando carnes de forma anti-higiênica e sem condições sanitárias;

2º - O transporte da carne do Abatedouro para os estabelecimentos, nas últimas semanas se deu, única e exclusivamente, por iniciativa própria dos comerciantes;

3º - A administração municipal dispõe de um caminhão baú isotérmico para o transporte desses produtos, porém, o mesmo encontra-se no conserto, onde aguarda a chegada de uma peça para reposição;

4º - A secretaria municipal de Desenvolvimento Rural irá proibir esse tipo de prática, se por ventura existir, e conjuntamente com a vigilância sanitária atuará na fiscalização;

5º - Em função do caminhão baú isotérmico encontrar-se em reparos, a administração municipal contratou um outro veículo apropriado, já para o início dessa semana, realizar o transporte de carnes de acordo com as exigências sanitárias.

Por fim, a Prefeitura de Pau dos Ferros repudia veementemente as publicações em blog e redes sociais que distorcem a verdade dos fatos, omitindo informações sobre o assunto explorado com a finalidade de ocultar os trabalhos em prol da população pau-ferrense.

Pau dos Ferros, 06 de maio de 2018.
#Agenda 27/04/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO RURAL Prefeito participa de reunião com beneficiários do programa de construção de cisternas A Prefeitura de Pau dos Ferros, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural (SEDRU), realizou nesta sexta-feira (27) uma reunião com os beneficiários do Programa “Um Milhão de Cisternas” residentes na comunidade do Perímetro Irrigado.

O programa tem como objetivo possibilitar à população que sofre em períodos de estiagem com a falta de água, o acesso a uma estrutura simples e eficiente de captação de água da chuva.

O encontro marca a consolidação de mais uma etapa do programa, onde serão construídas mais 204 cisternas, sendo que 71 unidades já foram edificadas, 109 serão construídas no Perímetro Irrigado e outras 24 unidades foram destinadas a outras comunidades rurais.

Depois de finalizada essa segunda etapa 346 cisternas terão sido construídas, atendendo, dessa maneira, 100% de toda zona rural, garantindo a universalização do acesso à água.

Essa ação faz parte do Programa Cisternas nas Comunidades que é executado em parceria entre a SEDRU, a Articulação do Semiárido Brasileiro (ASA), Fundação Banco do Brasil e o Centro Padre Pedro.

“Nada mais justo que esses programas sejam executados com absoluta isenção e responsabilidade em prol do bem comum. Realizamos essa ação através de parcerias institucionais, beneficiando as famílias que se encontravam dentro dos critérios estabelecidos”, destacou o prefeito Leonardo Rêgo.

Acompanhe nas imagens em vídeo, produzidas pela Assessoria de Comunicação, como foi a solenidade:
#Agricultura 19/03/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO RURAL Homenagem ao dia de São José Hoje (19), a comunidade católica celebra o dia de São José, santo considerado guardião das famílias e um grande intercessor das chuvas para a nossa região. Viva São José!
#DefesaCivil 01/02/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO RURAL Prefeitura, em parceria com o Exército Brasileiro, amplia pontos de distribuição de água potável na Zona Rural Para minimizar os efeitos da seca, a Prefeitura de Pau dos Ferros, através da Defesa Civil, em parceria com o Exército Brasileiro, ampliou o número de pontos de atendimento que irão receber abastecimento de água potável por meio de caminhões-pipa.

Ao todo, 8 novos pontos de abastecimento foram contemplados, segue as localidades: Sítio Torrões de Cima; Sítio Sorriso 5; Sítio Capa 3; Sítio Retiro; Sítio Papagaio; Sítio Conceição; Sítio Poço Comprido e Sítio Tocos.

Com foco em garantir que a água chegue às comunidades rurais que enfrentam a estiagem, além de manter esforços para evitar desvios, a Defesa Civil realiza em conjunto com o Exército uma operação para fiscalizar a entrega.

O município mantém constante monitoramento das cisternas abastecidas e dos pipeiros que são responsáveis pela entrega, observando a qualidade da água e certificando a quantidade do liquido que está sendo distribuído.

O coordenador da Defesa Civil no Município, Edilton Honorato, em conjunto com representantes do Exército, esteve visitando os locais que passarão a contar com o abastecimento.

De acordo com o coordenador, os reservatórios quando cheios irão beneficiar pelo menos 70 famílias, auxiliando, dessa maneira, aos moradores da zona rural a enfrentar a crise hídrica no município.
#Agricultura 25/01/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO RURAL Prefeiura inicia Programa de Corte de Terra para os agricultores do município A Prefeitura de Pau dos Ferros, através da secretaria municipal de Desenvolvimento Rural (SEDRU), deu início nesta quarta-feira, 24, ao programa de corte de terra que irá beneficiar os agricultores pau-ferrenses.
Com investimento com recursos próprios do município, a Prefeitura contratou, através de licitação, a empresa Euzimar de Castro Eireli EPP para executar os serviços.
Aproximadamente 300 agricultores serão beneficiados. Estará sendo disponibilizado um total de 1.000 horas máquina em um investimento de R$ 127 mil. Cada agricultor terá direito a duas horas máquina.
Estão sendo utilizados tratores com grades hidráulicas de pressão e grades comuns, para atender as necessidades do programa municipal de corte de terra.
A atual gestão mantém um planejamento detalhado e um olhar especial para a zona rural, cumprindo assim mais uma ação constante no planejamento de governo, beneficiando, dessa maneira, o homem do campo, oportunizando um bom plantio e, consequentemente, uma boa colheita.
A expectativa é de que até o dia 10 de fevereiro todos os agricultores tenham sido atendidos, garantindo assim celeridade nos trabalhos, aproveitando as primeiras chuvas.
Vale ressaltar que o planejamento para execução do Programa Corte de Terras 2018 teve início ainda no mês de dezembro do ano passado, com as inscrições sendo realizadas nas comunidades rurais. Confira as localidades visitadas pela equipe da SEDRU: Alencar; Logradouro; Várzea Alegre; Três Lagoas; Lagoinha dos Estevão; Torrões; Grossos Perímetro Irrigado; Curral Velho; Calimeira; Sorriso; Extrema; Capa; Morada Nova; Retiro; Várzea Nova; Conceição; Maniçoba; Raiz; Poço comprido; Lagoa Redonda I e II; Areias e Alagoinha dos Ferreiras.
#Agricultura 10/01/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO RURAL Prefeitura prorroga cadastros de agricultores interessados no Programa de Corte de Terras A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural (SEDRU) informa aos agricultores que o Programa Corte de Terras 2018 teve suas inscrições prorrogadas.

Para os agricultores que não se inscreveram, a SEDRU prorrogou o prazo para inclusão cadastral somente até o período de 15 a 19 de Janeiro. As inscrições estão sendo realizadas na sede da Secretaria, das 7:30 às 13:00 horas.

Deverão ser apresentados os seguintes documentos: Identidade (RG), CPF, ITR ou Contrato de parceria, DAP (Declaração de Aptidão ao Pronaf), Folha Resumo do NIS (CadÚnico); CAR (cadastro ambiental rural).

Após finalizado o cadastro e concluído o processo licitatório, que visa a contratação de empresa especializada para realização dos serviços, a Gestão Municipal irá organizar, junto com as comunidades e associações, a agenda de trabalho para início do corte de terra.

O processo licitatório foi publicado no diário oficial do município no dia 5 de janeiro de 2018 e no dia 19 de janeiro será realizada a escolha da empresa através de pregão presencial.

A expectativa do Secretário Municipal de Desenvolvimento Rural, Rodrigo Araújo, é de que o corte de terras seja iniciado ainda no mês de janeiro, atendendo a um anseio dos produtores de realizar o trabalho no início do ano com as primeiras chuvas.

O planejamento para execução do Programa Corte de Terras 2018 teve início ainda no mês de dezembro do ano passado, com as inscrições sendo realizadas nas comunidades rurais. Confira as localidades visitadas pela equipe da SEDRU: Alencar; Logradouro; Várzea Alegre; Três Lagoas; Lagoinha dos Estevão; Torrões; Grossos Perímetro Irrigado; Curral Velho; Calimeira; Sorriso; Extrema; Capa; Morada Nova; Retiro; Várzea Nova; Conceição; Maniçoba; Raiz; Poço comprido; Lagoa Redonda I e II; Areias e Alagoinha dos Ferreiras.
#Melhoria 09/01/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO RURAL Prefeitura atende solicitação de Comunidade Rural com instalação de poço artesiano e caixa d'água A Prefeitura Municipal de Pau dos Ferros entregou, de forma oficial, nessa terça-feira (09) um poço artesiano totalmente instalado, além de um caixa d'água com capacidade de 5 mil litros para a comunidade do Sítio Sorriso.

O poço possui vazão de aproximadamente 900 litros por hora e irá beneficiar diretamente cerca de 30 famílias.

A comunidade do Sítio Sorriso é formada, em grande parte, por pescadores e agricultores familiares.

O Secretário Municipal de Desenvolvimento Rural (SEDRU), Rodrigo Araújo, detalhou que a instalação do poço artesiano foi debatida durante um encontro com representantes da comunidade, sendo essa uma das reinvindicação prioritárias junto ao poder público municipal.

Essa ação faz parte do planejamento de enfrentamento à crise hídrica que tem afetado o município. Tanto a zona urbana quanto às comunidades rurais estão recebendo a instalação de poços artesianos, que passarão a fornecer água de boa qualidade regularmente, independente das condições climáticas.

Construção de Cisternas

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural (SEDRU), concluiu a construção de 148 cisternas de placa com capacidade para armazenamento de 16 mil litros de água.

O investimento atenderá diretamente famílias que residem na zona rural do município e contou com as parcerias da Articulação do Semiárido Brasileiro (ASA), Centro Padre Pedro e Fundação Banco do Brasil.

Através de uma articulação junto a superintendência do Banco do Brasil, a prefeitura iniciou uma nova etapa de cadastros para construção de mais 200 cisternas que deverão atender as comunidades rurais.

A meta da atual gestão é impulsionar o alcance de atendimento abrangendo 100% de toda zona rural, garantindo, dessa forma, a universalização do acesso à água.
#Agricultura 04/01/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO RURAL Prefeitura de Pau dos Ferros entrega boletos do programa Garantia-Safra A Prefeitura de Pau dos Ferros, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural (SEDRU), deu iniciou nesta quarta-feira, 03/01, a entrega de boletos aos agricultores familiares beneficiados pelo programa Garantia Safra 2017/2018.

Os agricultores atendidos podem retirar os seus boletos na sede da SEDRU, localizada na Avenida Getúlio Vargas, n° 1328, no térreo do edifício onde também está localizada a Gráfica Visual, de segunda a sexta-feira, das 7:30h às 13h.

Esclarecemos que o produtor terá que ser ágil para garantir a retirada do seu boleto, pois o vencimento do mesmo está informado para o dia 30/01/18.

GARANTIA SAFRA

O Fundo Garantia Safra foi em criado no ano de 2002, é vinculado ao Ministério do Desenvolvimento Agrário - MDA, através do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), é realizado em parceria com os estados e municípios e institui o benefício com o objetivo de garantir condições mínimas de sobrevivência aos agricultores familiares.
#Obra 22/11/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO RURAL Prefeitura finaliza instalação de poço artesiano no bairro Manoel Deodato O Prefeito Leonardo Rêgo acompanhou na tarde desta quarta-feira, 22, a obra de instalação do poço artesiano localizado na rua Francisco Damásio do Nascimento no bairro Manoel Deodato. Essa foi uma das reinvindicações da comunidade quando ocorreu uma visita recente a localidade.

A equipe da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural (SEDRU) identificou que o referido poço possui vazão de 900 litros/hora, considerada, portanto, satisfatória. A partir disso o gestor determinou a imediata instalação e execução dos procedimentos para garantir o acesso a água para todos os moradores da localidade.

O chefe do executivo também conferiu o andamento da obra de pavimentação e drenagem superficial de sete ruas no bairro, onde o setor de engenharia da Secretaria Municipal do Planejamento e Desenvolvimento Econômico (SEPLAN) estima que 40% da obra já foi executada.

Através das pavimentações, a Prefeitura busca melhorar a rotina dos moradores, facilitando o tráfego de veículos e diminuindo os transtornos de se conviver em um ambiente empoeirado. Dessa forma, reafirma o compromisso da gestão municipal em dar mais qualidade de vida a todos os munícipes.
#Obra 21/11/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO RURAL Cisternas garantem acesso a água potável para famílias residentes na zona rural de Pau dos Ferros A Prefeitura de Pau dos Ferros, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural (SEDRU), concluiu a construção de 148 cisternas de placa com capacidade para armazenamento de 16 mil litros de água. O investimento irá beneficiar diretamente famílias que residem na zona rural do município.
Essa ação faz parte do Programa Cisternas nas Comunidades e é executado em parceria entre a SEDRU, a Articulação do Semiárido Brasileiro (ASA) e o Centro Padre Pedro.
Através de uma articulação junto a superintendência do Banco do Brasil, está garantida a construção de mais 200 cisternas que deverão atender as comunidades rurais. O investimento será possível devido a uma parceria entre a Prefeitura e a Fundação Banco do Brasil.
A meta da atual gestão é impulsionar o alcance de atendimento abrangendo 100% de toda zona rural, garantindo, dessa forma, a universalização do acesso à água e o enfrentamento dos efeitos da estiagem prolongada, característica da região.
Cisternas nas Esco
las
Através de um projeto pioneiro estão sendo construídas 6 cisternas de placa com capacidade para 52 mil litros que atenderá as unidades de ensino da zona rural do município.
Com essa iniciativa, todas as escolas e creches localizadas na zona rural terão garantidas a instalação da tecnologia para armazenamento da água de chuva.
A chegada da água na escola tem um significado especial porque possibilita o pleno funcionamento deste espaço de aprendizado e convivência mesmo nos períodos mais secos.
Por meio da execução deste relevante programa a gestão acredita que estará incentivando o uso racional da água e a sua economia, além, claro, de garantir uma reserva do liquido para uso da comunidade escolar. Acompanhe o vídeo:
#Agricultura 24/10/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO RURAL Prefeitura de Pau dos Ferros continua nessa quinta-feira (26) as capacitações para o programa Garantia Safra 2017/2018 A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural (SEDRU), em parceria com o Conselho Municipal de Desenvolvimento Sustentável e Solidário de Pau dos Ferros (CMDS), darão início a execução do Programa Garantia Safra 2017/2018. Esse ano, por recomendação do Tribunal de Contas da União (TCU) e Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (SEAD), os agricultores passarão por etapa de capacitação objetivando aprimorar seus conhecimentos sobre técnicas e medidas que podem ser adotadas para a convivência com o semiárido.

As capacitações foram realizadas nas seguintes localidades: 18/10/2017 - Sítio Torrões e Adjacências; 21/10/2017 - Vila Perímetro e Adjacências; 22/10/2017 - Sítio Lagoinha dos Ferreiras e Adjacências. Nesta quinta-feira, dia 26/10, às 8h00, no Centro Cultural Joaquim Correia, acontecerá mais uma capacitação com beneficiários que ainda não participaram desse momento.

Após a realização das capacitações o conselho municipal dará início às inscrições dos agricultores interessados em participar do programa. Os interessados em participar devem procurar a Secretaria de Desenvolvimento Rural, o CMDS ou o escritório local do Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural (EMATER).
#Obra 02/10/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO RURAL Prefeitura de Pau dos Ferros entregou 142 cisternas para captação de água em parceria com a Fundação Banco do Brasil A Prefeitura de Pau dos Ferros, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural (SEDRU) e em parceria com a Fundação Banco do Brasil realizaram no sábado (30) na comunidade Barragem a solenidade de entrega de cisternas de placa de 16 mil litros.

Foram comtempladas 142 famílias que residem na zona rural do município, para isso a Fundação contratou as ONGs, Articulação do Semiárido Brasileiro (ASA) e o Centro Padre Pedro da cidade de Janduís/RN para executar a construção dessas tecnologias no município, contando com o apoio voluntário da Comissão Executiva Municipal (CEM) representada pela Secretaria de Desenvolvimento Rural, Associações e Sindicato, atuando no controle social do programa.

Estiveram presentes à solenidade o Prefeito Leonardo Rêgo, o Secretário Municipal de Desenvolvimento Rural, Rodrigo Araújo, a Senhora Joelma Menezes, representando o Centro Pe. Pedro Neefs, além do representante da Comissão Executiva Municipal (CEM), Ailton Cesar Rocha.

“As cisternas serão distribuídas em 24 comunidades rurais da nossa cidade que estavam dentro dos critérios do programa "Um Milhão de Cisternas" (P1MC). Esses benefícios servirão de apoio as famílias, para amenizar os efeitos desse longo período de estiagem que enfrentamos”, destacou o Prefeito Leonardo Rêgo.

"Finalizamos uma importante ação que irá possibilitar o acesso à água para a população residente no campo, dessa forma levaremos apoio em tempos de seca a comunidade rural pau-ferrense", disse o Secretário de Desenvolvimento Rural, Rodrigo Araújo ions>.

Escolas

O Programa também atenderá as escolas da zona rural do município. Serão construídas cisternas nas cinco escolas que fazem parte da rede municipal de ensino.

Essa é uma forma de garantir que os estudantes possam permanecer em sala de aula durante o período de estiagem em nossa região.

A água armazenada em cisternas de 52 mil litros pode suprir as necessidades da instituição de ensino - beber e cozinhar - durante o período de estiagem, a depender do número de alunos que frequentam a escola.
www.paudosferros.rn.gov.br
Emitido dia 30/04/2024 às 14:33:22