CategoriaData de publicaçãoSecretariaTítuloTexto
#NúcleoDeZoonoses 13/06/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Prefeitura de Pau dos Ferros inaugura Núcleo de Controle de Zoonoses

Com projeto pioneiro na região, a Prefeitura de Pau dos Ferros inaugurou na manhã desta segunda (12) mais uma etapa da implantação do Núcleo de Controle de Zoonoses (NCZ), desenvolvido pela Secretaria Municipal de Saúde (SESAU).

Por se tratar de um projeto voltado especificamente para os cuidados animais, carrega uma alta complexidade que envolve não só a prefeitura com suas secretarias, mas contará também com a colaboração da população, e do Legislativo para criação de leis necessárias para o funcionamento eficiente do serviço, que se tornará referência na região Oeste.

"Nossa atuação será no controle das zoonoses e diretamente na saúde animal. Vamos oferecer os serviços como: vacinação e combate a zoonoses, que o município já faz um trabalho preventivo contra a raiva e leishmaniose, e ainda teremos teste rápido e ambulatório, que passarão a funcionar no núcleo, sendo uma extensão fixa do trabalho que já vem sendo executado através da unidade móvel de saúde animal", explica a Gerente de Vigilância em Saúde, Karigina Aquino.

O Núcleo é um projeto que está sendo executado por etapas. A primeira delas foi a Unidade Móvel Animal, que já atua nos bairros da cidade. Nessa nova etapa foi realizada a reforma de um espaço físico para as adequações necessárias, onde será feita a triagem dos animais para procedimentos clínicos e vacinação. Para a execução da reforma, a Prefeitura investiu com recursos próprios, R$ 29.777, 79 (Vinte e nove mil e setecentos e setenta e sete reais e setenta e nove centavos).

A abertura do Núcleo de Controle de Zoonoses será um importante passo em termos de saúde pública municipal, garantindo condições dignas de cuidado destes animais, como também o bem-estar e controle das populações animais de cães e gatos na cidade.

SERVIÇO

Endereço do Núcleo de Controle de Zoonoses: Rua José Meireles Ponchet, nº 483, bairro Princesinha do Oeste.

Horário: de segunda a sexta, das 08:00 às 17h.

#NúcleoDeZoonoses 26/05/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Prefeita visita Núcleo de Zoonoses e obra será concluída nos próximos meses

Na última segunda-feira (23), a prefeita Marianna Almeida visitou a obra do Núcleo de Zoonoses. Importante obra para o município de Pau dos Ferros, que está sendo realizada com recursos próprios, por meio da Secretaria de Saúde (SESAU), deverá ser entregue à população nos próximos meses.

Neste local, será ofertado serviços por meio de Médicos Veterinários, com sala de procedimentos, acolhimento e cuidados. Sem dúvidas, uma obra que irá beneficiar toda a população desta municipalidade. Na oportunidade, presentes o Vice-Prefeito Renato Alves, o Coordenador de Projetos Urbanos, Vidal Júnior e o Estagiário de Engenharia Civil, Igor Lopes, servidores da Secretaria de Planejamento e Desenvolvimengo Econômico (SEPLAN).

#NúcleoDeZoonoses 21/12/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Núcleo de Controle de Zoonoses: prefeita assina Ordem de Serviço e obras serão iniciadas

A causa animal sempre foi uma importante pauta de saúde pública para a atual gestão. E hoje (21), foi assinada a Ordem de Serviço para a reforma do espaço, onde será implantado o Núcleo de Controle de Zoonoses (NCZ) de Pau dos Ferros, projeto da Prefeitura de Pau dos Ferros, desenvolvido através da Secretaria Municipal de Saúde (SESAU).

Por se tratar de um projeto voltado especificamente para os cuidados animais, ele carrega uma alta complexidade, que envolve não só a prefeitura com suas secretarias, mas contará com a colaboração da população, como também do Legislativo para criação de leis necessárias para o funcionamento eficiente do serviço que será oferecido e que se tornará referência na região Oeste.

A Secretária Municipal de Saúde, Kallianne Fernandes, e a responsável pelo Planejamento Técnico da Secretaria de Saúde, Márcia Holanda Vidal, estiveram à frente da elaboração do projeto que, entre as atribuições do núcleo, estão a apreensão de animais em via pública; tratativas de posse irresponsável, através da castração e controle populacional. "Essas serão basicamente as funções do Núcleo. O projeto de operacionalização já está concluído desde maio, paralelo a execução e finalização da obra, vamos estrategicamente implementar o projeto para dar início aos atendimentos", explicou Kallianne.

Nessa primeira etapa da obra, será construído do Núcleo que contará com um dos espaços físicos, para recolha e triagem dos animais, que funcionará uma área hospitalar para procedimentos clínicos e vacinação. Para implantá-los, a SESAU tem passado por diversos trâmites burocráticos, necessários para sua implementação e, consequentemente, dar início aos atendimentos. Será um importante passo em termos de saúde pública municipal, garantindo condições dignas de alojamento e cuidado destes animais, como também o bem-estar e controle das populações animais de cães e gatos na cidade.

Os animais que serão removidos das ruas para este Núcleo serão identificados com abertura de prontuário, coleta de sangue para a vigilância epidemiológica, vacinação contra a raiva e, quando pertinente à espécie, submetidos à esterilização cirúrgica.

As obras foram autorizadas e serão acompanhadas pela Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento Econômico (SEPLAN), a Ordem de Serviço foi no valor de R$ 29.777,79, também com prazo de execução de 60 dias, que será realizada pela empresa Queiroz Pessoa Construções de Edifícios Eireli e terá início nos próximos dias.

#NúcleoDeZoonoses 16/08/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Núcleo de Controle de Zoonoses: Espaço definido e projeto concluído, Prefeitura iniciará obras após licitação

A causa animal sempre foi pauta de saúde pública para a atual gestão. O projeto de implantação do Núcleo de Controle de Zoonoses (NCZ) de Pau dos Ferros, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Saúde (SESAU), já está concluído desde maio de 2021. Por se tratar de um projeto voltado especificamente para os cuidados animais, ele carrega uma alta complexidade que envolve não só a prefeitura com suas secretarias, mas contará também com a colaboração da população, como do Legislativo para criação de leis necessárias para o funcionamento eficiente do serviço que será oferecido e que se tornará referência na região Oeste.

O Núcleo contará com dois espaços físicos, um para recolha e triagem dos animais e outro que funcionará uma área hospitalar para procedimentos clínicos e vacinação. Para implantá-los a SESAU tem passado por diversos trâmites burocráticos, necessários para sua implementação e, consequentemente, dar início aos atendimentos. Será um importante passo em termos de saúde pública municipal, garantindo condições dignas de alojamento e cuidado destes animais, como também o bem-estar e controle das populações animais de cães e gatos na cidade.

A Secretária Municipal de Saúde, Kallianne Fernandes e a responsável pelo Planejamento Técnico da Secretaria de Saúde, Márcia Holanda Vidal, estiveram à frente da elaboração do projeto que, entre as atribuições do núcleo, estão a apreensão de animais em via pública; tratativas de posse irresponsável, através da castração e controle populacional. "Essas serão basicamente as funções do Núcleo. O projeto de operacionalização já está concluído desde maio, mas ainda não temos um prazo estimado para o término das obras", explicou Kallianne.

Os animais que serão removidos das ruas por este Núcleo serão identificados com abertura de prontuário, coleta de sangue para a vigilância epidemiológica, vacinação contra a raiva e, quando pertinente à espécie, submetidos à esterilização cirúrgica.

Sobre a obra dos dois espaços que constam no projeto, a Secretaria Municipal de Planejamento (SEPLAN), explica que o projeto já foi concluído e será enviado para ser licitado. A Secretaria também explica, que existem prazos desde a licitação até a entrega da obra, e informa que a previsão para entrega da obra concluída é no prazo de 160 dias.

Unidade de recolha de animais do Núcleo Municipal de Controle de Zoonoses - um espaço público para resgate de animais abandonados.

O espaço contará com diversos serviços, com o objetivo de promover o desenvolvimento de bem-estar ao animal, com várias áreas de atuação e uma diversidade de serviços prestados, entre eles a recolha de animais errantes, o tratamento dos animais recolhidos, campanhas de promoção e gestão de doações, campanhas de controle da população canina e felina, campanhas antirrábica, ações de sequestro e quarentena de animais potencialmente perigosos, entre outros. Essa unidade funcionará como um anexo do Núcleo Municipal de Zoonoses.

Realizará os seguintes serviços:

- Captura/recolha, transporte de alojamento de animais abandonados, errantes ou vadios;

- Alojamento obrigatório dos animais para sequestro ou quarentena sanitária, ou alojamento resultante de recolhas compulsivas determinadas pelas autoridades competentes;

- Alojamento de animais provenientes de entregas voluntárias, no núcleo de recolha municipal ou com recolha ao domicílio, com perda da posse do animal pelo seu proprietário;

- Recolha de cadáveres na via e locais públicos;

- Serviços e captura de animais de companhia em propriedade privada a pedido do proprietário;

- Outros serviços a médio e longo prazo serão implantados, a exemplo, a identificação eletrônica dos animais em regime de campanha, se assim for determinado pelas Autoridades Sanitárias Veterinárias competentes.

O espaço contará com:

- Área hospitalar;

- Sala de paramentação;

- Sala de procedimentos ambulatoriais (curativos, esterilização, entre outros);

- Sala para consultas e atendimento médico veterinário;

- Sala de vacinação;

- Área de controle animal;

- Isolamento: separação de animais doentes (cães e gatos) ou em observação;

- Canil coletivo;

- Gatil (gaiolas) coletivo.

Passo a passo da recolha

É importante entender que, ao resgatar um animal abandonado, precisa se responsabilizar por ele do início até o fim. O resgate não se limita à remoção do animal, mas também implica a acomodação, a alimentação e todos os cuidados até que ele seja definitivamente adotado. Portanto, quem retira um animal da rua se torna responsável por ele.

O Núcleo irá garantir, ainda, uma separação física e funcional entre o serviço de adoção e o serviço de recolha oficial, o que permitirá melhorar o serviço prestado e irá potenciar a adoção responsável dos animais disponíveis no centro. O principal objetivo é realizar a vigilância e o controle de animais de relevância para a saúde pública do município de Pau dos Ferros. E contará com as seguintes etapas:

1 - É Traçado um perfil para que o animal seja recolhido e se encontre nas seguintes situações

Animais errantes, ou seja, animais encontrados na via pública ou em outro local público, sem identificação e fora do controle ou vigilância do respectivo detentor, que sejam uma ameaça à saúde pública.

Será realizada uma triagem, urgências e emergências, dos casos para remoção de animais, principalmente cães, gatos nas diversas ações de saúde pública, conforme critérios seletivos de risco à saúde; vigilância da raiva e outras zoonoses de interesse em saúde pública em animais suspeitos.

2 - Isolamento

É recomendado que o animal passe por um período de isolamento, para a observação de sintomas de doenças contagiosas que ele possa apresentar. Os resgatados passarão por uma triagem e separação por sexo e terá sua condição física e neurológica avaliada. Geralmente os animais de rua estão infestados de pulgas e/ou carrapatos e isso acarreta doenças transmissíveis a outros pets.

3 - Promoção e gestão da adoção animal

A intenção primordial está no recolhimento dos animais em local apropriado, identificados, desvermifugação, vacinação, esterilização deixando-os aptos para posterior adoção.

.

www.paudosferros.rn.gov.br
Emitido dia 19/05/2024 às 00:32:23