CategoriaData de publicaçãoSecretariaTítuloTexto
#COVID-19 16/11/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Prefeitura retoma a testagem para diagnóstico da COVID-19

A Prefeitura de Pau dos Ferros, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, informa a toda a população que a testagem para diagnóstico da COVID-19 está sendo realizada na Unidade Básica de Saúde Caetano Bezerra do Nascimento, no bairro Manoel Deodato.

O acesso para o bloco de testagem é feito pelo portão lateral da unidade. Contudo, é orientado que as pessoas que forem realizar o teste para diagnóstico, estejam fazendo o uso da máscara.

É importante ressaltar a necessidade de que todas as pessoas procurem concluir seu esquema vacinal contra a COVID-19, de acordo com o que é recomendado pelo Ministério da Saúde.

Horário de atendimento


De segunda à sexta, das 07h às 13h.


#COVID-19 29/04/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Município de Pau dos Ferros zera novamente casos de Covid-19

A Prefeitura Municipal de Pau dos Ferros, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SESAU), informa que ontem, 28 de abril, o Município de Pau dos Ferros zerou os casos da COVID-19. A última vez o município zerou o número de casos foi em 16 de setembro de 202.

Semanalmente a secretaria faz um levantamento junto aos laboratórios da cidade, que são utilizados como base de informação para elaborar o boletim. Conforme os últimos dados epidemiológicos divulgados pela SESAU, atualizados até a última quinta-feira (28), já foram confirmados 5.832 casos, 42 óbitos pela doença e nenhuma pessoa contaminada até o fechamento das informações.

Vale ressaltar que, ainda segundo a Secretaria de Saúde, 70.273 vacinas já foram aplicadas. 26.841 pessoas já foram contempladas com a primeira dose (D1), 25.139 com a segunda dose (D2), 540 com a dose única no município. Além disso, a população segue tomando as demais doses de reforço orientadas pelo Ministério da Saúde.

A PANDEMIA NÃO ACABOU

Apesar dessa conquista, é importante lembrar a população que a pandemia ainda não acabou. É necessário continuar tomando os cuidados necessário como higienizar as mãos e o uso de máscara em locais fechados com grande número de pessoas.

E quem ainda não se vacinou, continuamos convocando a população a se vacinar e ficar de olho nas nossas redes oficiais de informação, para acompanhar a data e locais onde haverá vacinação

#COVID-19 06/04/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Seguindo Decreto Estadual, Prefeitura de Pau dos Ferros desobriga uso de máscaras no município

A Prefeitura de Pau dos Ferros informa que o município seguirá o Decreto Estadual N° 31.360 de 06 de abril de 2022, que faculta o uso de máscaras de proteção facial no âmbito do Rio Grande do Norte.

A medida que entra em vigor nesta quarta-feira (06) leva em consideração o bom controle da Covid-19 no estado e a recomendação do Comitê de especialistas da Secretaria de Saúde Pública do Estado (SESAP).

Apesar do uso facultativo em ambientes abertos e fechados, o uso das máscaras segue recomendado nos seguintes casos:

I - pertencentes a grupos de risco, a exemplo de idosos, gestantes e imunossuprimidos;

II - aqueles que apresentarem sintomas gripais;

III - no âmbito do transporte público de passageiros;

De acordo com o Decreto a medida pode ser revista a qualquer momento diante do cenário epidemiológico.

Na oportunidade a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SESAU) reforça a necessidade da população estar em dia com a vacinação contra a Covid-19.

#COVID-19 17/09/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Município de Pau dos Ferros zera casos de Covid-19

A Prefeitura Municipal de Pau dos Ferros, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SESAU), informa que ontem, 16 de setembro, o Município de Pau dos Ferros zerou os casos da COVID-19.

Semanalmente a secretaria faz um levantamento junto aos laboratórios da cidade, que são utilizados como base de informação

para elaborar o boletim. Conforme os últimos dados epidemiológicos divulgados pela SESAU, atualizados até a última quinta-feira (16), já foram confirmados 3676 casos, 36 óbitos pela doença e nenhuma pessoa contaminada até o fechamento das informações.

Vale ressaltar que, ainda segundo a Secretaria de Saúde, 33.104 vacinas já foram aplicadas. 21.353 pessoas já foram contempladas com a primeira dose (D1) e 507 com a dose única no município. Além disso, 11.751 pessoas completaram a imunização, o que equivale a 1/3 da população.

A PANDEMIA NÃO ACABOU

Apesar dessa conquista, é importante lembrar a população que a pandemia ainda não acabou. É necessário continuar a usar máscara, higienizar as mãos e manter o distanciamento social necessário.

Quem já tomou a primeira dose pode ficar de olho nas nossas redes oficiais de informação, para acompanhar a data da segunda dose. E quem ainda não se vacinou, continuamos avançando a faixa etária.

#COVID-19 04/06/2021 GABINETE DA PREFEITA Prefeitura Municipal de Pau dos Ferros edita decreto próprio de combate à Covid-19

A Prefeitura Municipal de Pau dos Ferros, sensível à situação econômica caótica do comércio local, gerando, inclusive, insegurança alimentar às famílias, resolveu editar o Decreto nº 118/2021, que estabelece regras próprias de controle à pandemia do novo coronavírus.

De acordo com o indicador composto de monitoramento da COVID-19 no Rio Grande do Norte, elaborado pelo informe epidemiológico COVID-19 do RN, Pau dos Ferros encontra-se com escore 3, portanto em situação mais confortável do que os municípios da região do Alto Oeste.

O indicador composto da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), reúne dados como casos confirmados, ocupação de leitos e óbitos e dá uma pontuação entre 1 e 5 para cada cidade. O estudo permite o mapeamento da evolução semanal de casos por município e assim ter um monitoramento da pandemia em todo o estado.

Embora o número de casos esteja em ascendência, a prefeita Marianna optou por manter as ações de conscientização da população e garantir a abertura do comércio local, com restrições e critérios bem definidos.

"Da forma como está proposto o Decreto regionalizado, nem mesmo o Restaurante Popular poderia funcionar, e eu, enquanto gestora pública, preciso adotar medidas preventivas e curativas em relação à COVID, mas preciso também pensar em assegurar o mínimo de condições de sobrevivência ao povo deste município. Os comerciantes estão sofridos, endividados, e alguns vivenciando situações de insegurança alimentar, e eu não poderia ser tão rígida, neste momento", explica Marianna Almeida.

O decreto adota uma postura de "meio termo" entre o Decreto Estadual e o Decreto Regionalizado, abrindo o comércio, academias e templos religiosos com até 30% da sua capacidade máxima. Os bares permanecem fechados e a venda de bebida alcoólica continua suspensa.

Paralelo a isso, a prefeita Marianna está incansável na busca de mais vacinas para os pau-ferrenses. Só com o avanço da vacinação, conseguiremos vencer este terrível mal.

#COVID-19 24/05/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Pau dos Ferros e 35 prefeituras do Alto Oeste adotam medidas emergenciais para conter casos de Covid-19

Com a crescente alta dos números na cidade, a prefeitura de Pau dos Ferros, após reunião com o Governo do Estado e os prefeitos da área de atuação da Associação dos Municípios do Oeste Potiguar (Amop), definiram na noite de 21 de maio, criar novo decreto com mais medidas restritivas, de caráter excepcional e temporário para conter a disseminação do coronavírus (Covid-19) nas cidades do Alto Oeste Potiguar, considerando o grave estado epidemiológico da região.

A proposta de adoção de medidas mais restritivas e uniformes teve apoio de 36 das 37 prefeituras consultadas. No requerimento formulado por meio do Ofício nº 005/2021, subscrito pela Amop, o Governo do Estado do Rio Grande do Norte editou, de forma pioneira, o Decreto nº 30.596, publicado no Diário Oficial do Estado, com vigência até o dia 06 de junho de 2021, com abrangência para os municípios que compõem a VI Regional de Saúde Pública (VI URSAP).

Nas últimas duas semanas, Pau dos Ferros tem enfrentado altos índices de casos confirmados, além de mortes. Segundo boletins liberados semanalmente pela Secretaria Municipal de Saúde, somando números do boletim emitido no dia 12 de maio e no dia 19 de maio, tivemos 313 casos notificados, 65 casos confirmados e, em menos de 36h, três mortes, sendo duas delas de pessoas da mesma família. Um dos mortos tinha apenas 27 anos de idade, demonstrando que já não existem mais grupos de riscos, todos estão expostos a pegar a doença. Paralelo a esse cenário de aumentos de casos, o Hospital Regional Doutor Cleodon Carlos de Andrade, encontra-se com 100% de ocupação dos leitos.

Dentre as principais medidas adotadas por consenso dos prefeitos, estão as seguintes: toque de recolher, com proibição de circulação de pessoas em todos os municípios da região, das 22h às 5h, de segunda a sábado, e em tempo integral nos domingos e feriados; proibição da venda de bebidas alcoólicas em qualquer estabelecimento comercial, incluindo supermercados, mercados, padarias, feiras livres e demais estabelecimentos similares, bem como seu consumo em locais de acesso ao público, independentemente do horário, durante o período de vigência do decreto. Também fica proibido o funcionamento de parques públicos, circos, parques de diversões, museus, bibliotecas, teatros, cinemas e demais equipamentos culturais; realização de eventos corporativos, técnicos, científicos, esportivos, shows, festas ou qualquer outra modalidade de evento de massa, inclusive locais privados, como os condomínios edilícios; atividades recreativas em clubes sociais e esportivos; funcionamento de academias, box de crossfit, estúdios de pilates e afins. Fica permitida a abertura das igrejas, templos, espaços religiosos de matriz africana, centros espíritas, lojas maçônicas e estabelecimentos similares, inclusive para atividades de natureza coletiva, respeitando os protocolos sanitários vigentes e obedecida a limitação de 1(uma) pessoa para cada 5 m² (cinco metros quadrados) de área do estabelecimento, assim como a frequência não superior a 30% da capacidade máxima.

Segundo dados da Secretaria Estadual de Saúde, a situação da pandemia piorou em 54 municípios potiguares nos últimos dias, metade deles no interior do estado. "Na área da Central de Regulação do Oeste temos hoje um pedido de leito Covid a cada meia hora. É um cenário dramático, o momento mais difícil que a região já enfrentou", alertou a secretária-adjunta da Saúde, Maura Sobreira.

As medidas regionalizadas estabelecidas no Decreto30.596/2021 serão aplicadas nos seguintes municípios: Água Nova, Alexandria, Almino Afonso, Antônio Martins, Coronel João Pessoa, Encanto, Riacho de Santana, Doutor Severiano, Francisco Dantas, Frutuoso Gomes, Itaú, João Dias, José da Penha, Lucrécia, Luís Gomes, Major Sales, Marcelino Vieira, Martins, OlhoD´Água dos Borges, Patu, Pau dos Ferros, Paraná Pilões, Portalegre, Rafael Fernandes, Rafael Godeiro, Riacho da Cruz, Rodolfo Fernandes, São Francisco do Oeste, São Miguel, Serrinha dos Pintos, Severiano Melo, Tabuleiro Grande, Tenente Ananias, Umarizal, Venha Ver e Viçosa. As prefeituras desses municípios, em conjunto com as forças de segurança, vão trabalhar em parceria para que as medidas restritivas sejam cumpridas integralmente.

#COVID-19 10/04/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Atendimento Humanizado: Prefeita Marianna entrega Centro de Enfrentamento à Covid em Pau dos Ferros

Diante do aumento de casos, a gestão priorizou a expansão do atendimento e cuidados no combate ao coronavírus, criando o Centro Municipal para Enfrentamento à COVID-19 (CEMEC), inaugurado essa manhã (10), no 100º dia da gestão "Valorizando Nossa Gente", pela prefeita Marianna Almeida e a Secretária de Saúde, Kallianne Fernandes. O centro dará suporte especial às pessoas suspeitas ou contaminadas pela covid-19, que necessitam de cuidados médicos.

O espaço conta com a ampliação e implantação de diversos serviços e cuidados, necessários para o tratamento efetivo da covid-19. "Temos dois pontos importantes que não tínhamos antes. As novas instalações, com uma estrutura que permitirá fazermos um acolhimento melhor, que consequentemente, levará a um atendimento humanizado à população. Eu, como enfermeira, vejo a necessidade de garantir esse amparo no momento mais frágil de uma pessoa, que é quando ela está com a saúde debilitada. E agora poderemos garantir esse cuidado aos pacientes que nos procuram", explicou a Enfermeira Assistencial, Fernanda Silveira.

Ao dirigir-se ao CEMEC, o paciente terá a sua disposição uma equipe multiprofissional de qualidade composta por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, farmacêutico e técnicos de higienização, que estarão de domingo a domingo, em regime de plantão, das 7h às 19h, recebendo pacientes sintomáticos do novo coronavirus.

No acolhimento inicial, a equipe faz a verificação de toda a parte vital do cidadão, para em seguida encaminhá-lo para o médico plantonista, que fará os procedimentos necessários para a confirmação de que o quadro apresentado pelo paciente, seja diagnosticado através de exame laboratorial feito durante o atendimento.

Hoje o paciente não precisa mais passar pelas Unidades Básicas de Saúde, ele se encaminha diretamente para o CEMEC, que será referência municipal da centralização do atendimento de suspeitos de Covid-19. "Nesses 100 dias de gestão temos muitos avanços a comemorar na saúde, para que a população seja beneficiada. Esse serviço já existia, como CAEC, mas implementamos e ampliamos os serviços. Temos esse entendimento que a população precisa desse atendimento humanizado", pontua a Secretaria de Saúde.

Segundo Kalianne, o boletim epidemiológico de janeiro de 2021 até as últimas informações levantadas, nesta quinta-feira (08/04), 1730 pessoas tiveram sintomas gripais. Destas, 40% testaram positivo para covid-19, mais de 600 pessoas, além de um atendimento diário de mais 15 pessoas. São números expressivos que geram preocupação e responsabilidade de buscar alternativas para atender à população.

Para evitar que as pessoas saiam de unidade em unidade, fazendo com que o vírus se dissemine ao longo dos lugares por onde as pessoas contaminadas passem, vale salientar, que esse serviço vai ser único e exclusivo para atendimento do cidadão que apresentar os sintomas, e principalmente dos usuários sintomáticos respiratório. Essa unidade contará também com uma farmácia que funcionará por 12 horas diárias e aos finais de semana. "O nosso objetivo é um só: Trazer saúde e dignidade para a população", completou Kallianne.

Estiveram prestigiando a conquista da gestão, além da prefeita Marianna, contou com a presença do vice-prefeito, Renato Alves, secretários, o deputado Estadual, Galeno Torquato, a presidente da Câmara, Itacira Aires e vereadores, e o ex-prefeito, Nilton Figueiredo.

ONDE FICA O CEMEC?

O prédio está funcionando na estrutura da antiga Unidade Básica de Saúde Doutor José Edmilson de Holanda, localizado por trás da Rodoviária, no bairro Princesinha.

www.paudosferros.rn.gov.br
Emitido dia 04/05/2024 às 00:11:47