CategoriaData de publicaçãoSecretariaTítuloTexto
#SaúdeMental 27/01/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Ação do Janeiro Branco realiza atendimento em diversas áreas da saúde aos usuários

Os cuidados com a saúde mental vão além da terapia psíquica e medicamentosa. Foi com essa perspectiva, que na manhã de hoje (27) foi realizada para os usuários do Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), uma ação em virtude do Janeiro Branco.

A campanha Janeiro Branco de 2023 faz um alerta para os cuidados com a saúde mental da população, com ênfase na prevenção de doenças decorrentes do estresse, incluindo transtornos mentais comuns, como depressão, ansiedade e síndrome do pânico, que tem aumentado cada vez mais.

"Vamos fazer uma ação voltada para o usuário do CAPS, onde a gente possa vê-los além da deficiência mental e aqui hoje, poderemos avaliar o estado nutricional, medindo a pressão arterial, avaliação odontológica, na qual tendo a necessidade encaminharemos ao Centro Odontológico e também fizemos uma carteirinha para registrar todas essas informações para eles. Todo esse cuidado interfere direto ou indiretamente no equilíbrio necessário para a saúde mental", explicou a Secretária de Saúde, Kallianne Fernandes.

Seguindo o tema desse ano que é "A Vida pede equilíbrio" a Secretaria de Saúde disponibilizou aos pacientes vacinação, testagem rápida (HIV, hepatites B e C e sífilis), teste de glicemia, tipagem e fator RH, verificação de PA, dentistas, além de disponibilizar uma carteirinha com os registros dos exames realizados no dia. Estiveram também na ação, profissionais para verificar as medidas antropométricas, para calcular IMC e caso fosse necessário, encaminhar o paciente para o nutricionista.

#SaúdeMental 26/01/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Campanha Janeiro Branco: “A Vida pede equilíbrio” município reforça a importância dos cuidados com a saúde mental

Nos últimos anos a sociedade aflorou de forma mais intensa, a importância de voltar os olhares para o cuidado com a saúde mental, diante dos diversos transtornos e situações as quais o desequilíbrio nessa área interfere em várias outras, dificultando a convivência em sociedade. O aprofundamento para compreender as dores e os transtornos causados faz com que as pessoas busquem ajuda.

A campanha Janeiro Branco de 2023 faz esse alerta para os cuidados com a saúde mental da população, com ênfase na prevenção de doenças decorrentes do estresse, incluindo transtornos mentais comuns, como depressão, ansiedade e síndrome do pânico, que tem aumentado cada vez mais.

"Como profissional ressalto a importância de abordarmos sobre o tema, pois temos uma população adoecida com diversas patologias, uma delas é a ansiedade, a mais presente atualmente no cotidiano das pessoas e existem alguns passos para que possamos trabalhar a saúde mental, dentre esses passos posso citar: Tire um tempo para você, faça exercícios, passe um tempo em família, trabalhe sempre sua autoestima, afaste- se de pessoas que não te fazem bem e saia da rotina. Buscar sempre pensar mais no seu bem-estar é muito importante ", explica a Psicóloga do Município, Palmira Yasmin.

Pensando na importância da campanha a Secretaria de Saúde irá promover uma ação na sede do CAPS da Avenida Getúlio Vargas, seguindo o tema desse ano que é "A Vida pede equilíbrio" e disponibilizar aos pacientes vacinação, testagem rápida (HIV, hepatites B e C e sífilis), teste de glicemia, tipagem e fator RH e verificação de PA, além de disponibilizar uma carteirinha com os registros dos exames realizados no dia.

A Secretaria também irá disponibilizar profissionais para verificar as medidas antropométricas, para calcular IMC e caso seja necessário, encaminhará o paciente para o nutricionista.

Campanha Janeiro Branco

Local: CAPS da Avenida Getúlio Vargas

Data: 27 de janeiro de 2023

Horário: a partir das 8h

#SaúdeMental 21/03/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Prefeitura inaugura nova sede do CAPS II

Na manhã de hoje (21), a Prefeitura de Pau dos Ferros, através da Secretaria Municipal de Saúde, realizou a inauguração da nova sede do Centro de Atenção Psicossocial - CAPS II, que pertence à Rede de Atenção Psicossocial (RAPS).

O centro passará a oferecer um serviço multiprofissional à população, ofertando atendimento às pessoas com transtorno mental grave e promovendo reinserção social destes indivíduos. "Estar dando continuidade a este serviço que é de suma importância para os serviços da Atenção Primária em Saúde, ofertando o atendimento de pessoas com transtornos para que possam ser inseridos na sociedade e também junto a convivência familiar", contou a prefeita Marianna Almeida.

O novo espaço, conta com um ambiente amplo e arejado para a realização das atividades em grupo, contando com sala de jogos, copa, consultório e salas para terapias.

Ao assumir a pasta, a SESAU verificou que o CAPS II havia sido desativado pela gestão passada e os serviços suspensos, tendo sido o prédio interditado pelo Conselho de Classe, por apresentar infiltrações e diversos problema hidráulicos, por não ter segurança, tornando tanto o local insalubre quanto inadequado paro os profissionais e pacientes. "Encontramos um novo espaço para criar o CAPS II, investimos em mobília, jogos e toda estrutura necessária para o atendimento dos pacientes e dando dignidade aos servidores que prestam serviços à população", explicou a Secretária Municipal de Saúde, Kallianne Fernandes.

A unidade do CAPS realiza o atendimento de pessoas com problemas psiquiátricos, visando a recuperação da saúde mental e a integração do paciente com sua família e comunidade. Para desenvolver o trabalho com o público, o Caps conta com uma equipe multiprofissional e com atividades coletivas e individuais, além do tratamento médico.

Hoje, a nova sede está localizada à rua Getúlio Vargas, 1415 e conta com profissionais como: assistente social, terapeuta ocupacional, psicólogo, psiquiatra, nutricionista, enfermeira, técnica de enfermagem, além de educador físico.

#SaúdeMental 17/03/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Nova sede do CAPS II será inaugurada próxima segunda-feira (21)

Na próxima segunda-feira (21), a partir das 8h, a Prefeitura de Pau dos Ferros, através da Secretaria Municipal de Saúde, irá inaugurar a nova sede do Centro de Atenção Psicossocial - CAPS II.

A unidade do CAPS realiza o atendimento de pessoas com problemas psiquiátricos, visando a recuperação da saúde mental e a integração do paciente com sua família e comunidade. Para desenvolver o trabalho com o público, o Caps conta com uma equipe multiprofissional e com atividades coletivas e individuais, além do tratamento médico.

A função do CAPS é o de promover, a partir da prestação de serviços de saúde mental e do acompanhamento social, o desenvolvimento da autonomia e da cidadania dos usuários, reintegrando-os à vida social e a convivência familiar. "Os pacientes que frequentam o CAPS são acompanhados por uma equipe multiprofissional, com psicólogos, nutricionistas, terapeutas, que realizam diariamente atividades que buscam a independência desse paciente para conviver socialmente. Aqui, eles irão se alimentar, o novo espaço permite a realização de atividades em grupo e tem seu desenvolvimento acompanhado por profissionais de diversas áreas", explicou o Gerente Administrativo do CAPS, Ivaneir Martins.

A nova sede está localizada à rua Getúlio Vargas, 1415, e dará início às suas atividades a partir de segunda-feira (21).

#SaúdeMental 26/05/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Prefeitura e Organizações Civis farão atendimento psicológico gratuito a LGBTQIA+ e artistas do município

Com a chegada da pandemia, uma série de fatores emocionais afloraram e as pessoas passaram a buscar ajuda profissional. A saúde mental sempre foi um fator importante para manter o equilíbrio no dia-a-dia, ainda mais nos tempos difíceis que nossa sociedade vive hoje.

Um serviço necessário, mas que infelizmente poucos possuem condições financeiras de ter acesso. Foi pensando nesse fator que surgiu uma parceria da Prefeitura de Pau dos Ferros com a Fundação José Augusto, a Comunidade Pau-ferrense LGBTQIA+ e o Coletivo Cultural Pau-ferrense, de oferecer gratuitamente atendimento psicológico, com a Psicóloga Palmira Yasmim, para pessoas LGBTQIA+ e artistas populares do município.

A ideia de fazer um trabalho voluntário sempre foi interesse de Palmira e, ao conversar com Victor Nascimento, um dos idealizadores da Comunidade Pau-ferrense LGBTQIA+, foram formatando o projeto e buscando as parcerias necessárias para fazer acontecer. "Na realidade, eu sempre tive vontade de participar de algum projeto que fosse voluntariado, foi quando conversei com Victor e a ideia foi tomando forma e aconteceu. Através das parcerias que fui conseguindo, foi estipulado atender estes dois públicos", explica Palmira.

Nas sessões que Palmira realiza, ela trabalha a Abordagem Centrada Na Pessoa (ACP), mais conhecida como abordagem humanista. Para se aprofundar o conhecimento da área que definiu seguir, atualmente ela está fazendo pós-graduação em Psicologia Existencial Humanista e Fenomenológica. Yasmim já está no mercado há alguns meses, atendendo também particular em duas clínicas de Pau dos Ferros e outra em Rafael Fernandes.

A psicóloga humanista esclarece que o projeto terá um período ilimitado para acontecer, pois cada vez mais as pessoas estão precisando de ajuda e a intenção é atender o maior número de pacientes, e também para isso, os atendimentos serão quinzenais, mas que dependendo da necessidade, ela vai avaliar a periodicidade do paciente. "Vai depender da demanda de cada paciente, alguns são necessário ir toda semana. Porém, vai depender da demanda que irei trabalhar quinzenalmente e possa, desta forma, prestar o apoio psicológico à uma quantidade maior de pessoas".

Os horários disponíveis são:

Quarta-feira

Manhã 8:00 às 12:00

Tarde: 14:00 às 17:00

Sexta-feira

Manhã 8:00 às 12:00

Para fazer agendamento de consultas, é necessário contatar o número: 84-999908806

Lembrando que todos os protocolos sanitários de prevenção à COVID-19 serão tomados. Portanto, nas sessões, o uso de máscara é obrigatório.

Clique nos links abaixo e conheça um pouco do trabalho dessas Organizações da Sociedade Civil.

www.paudosferros.rn.gov.br
Emitido dia 03/05/2024 às 21:07:05