CategoriaData de publicaçãoSecretariaTítuloTexto
#Mulher 08/08/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL CREAS inicia programação com atividades que fazem parte da Campanha Agosto Lilás

O Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS) realiza neste mês de agosto uma série de atividades para alertar sobre a importância da prevenção e do enfrentamento à violência contra a mulher.

As atividades previstas fazem parte da Campanha Agosto Lilás que, além de alertar para a violência, também incentiva as denúncias de agressão, e leva informação para a população.

AGOSTO LILÁS

O Agosto Lilás é uma data destinada ao debate na sociedade em relação ao enfrentamento à violência contra as mulheres. A data é importante porque mobiliza a sociedade e o poder público sobre a necessidade de se engajarem no enfrentamento à violência de gênero que atenta contra a vida e integridade física das mulheres, que se configura como uma grave violação dos direitos humanos.

Confira abaixo a programação:

07/08 Chá Lilás - Conversa com os grupos de mulheres do CRAS Manoel Deodato;

10/08 Chá Lilás - Conversa com os grupos de mulheres do CRAS Central;

12/08 Intervenção com trabalhadoras e trabalhadores da feira livre de Pau dos Ferros;

16/08 Democratizando a luta: Roda de conversa com estudantes;

22/08 Voz pra elas - atividades com projeto TRANSformação;

23/08 Chá Lilás - Conversa com os grupos de mulheres do CRAS Riacho do Meio.

#Mulher 30/05/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE GOVERNO Servidores visitam comércio e explicam sobre a Lei que garante proteção à mulher em bares e restaurantes

Na tarde de 27 de maio, equipe da Prefeitura realizou um ato de conscientização sobre a Lei Municipal 1.910/2023, visitando o comércio e explicando sobre a Lei que garante proteção à mulher em bares e restaurantes em Pau dos Ferros.

De acordo com a proposta do município, enviada no dia 17 de maio de 2023, os estabelecimentos deverão adotar medidas que protejam as mulheres que se sentem em situação de risco.

O projeto de autoria da Prefeita Marianna Almeida, propõe que os estabelecimentos fixem cartazes nos banheiros femininos ou em qualquer outro ambiente, informando sobre a disponibilidade de apoio à mulher que se sinta ameaçada, como também, oferecer um acompanhamento para a vítima até o seu veículo ou outro meio de transporte, assim como a devida comunicação à polícia.

A matéria propõe mais um mecanismo para reduzir os índices de violência contra a mulher no município, que busca implementar medidas de segurança a serem adotadas por estabelecimentos de entretenimento e locais que promovam aglomeração de pessoas, para facilitar denúncias por parte das mulheres em situação de perigo.

Com a aprovação do projeto, passa a ser responsabilidade dos administradores desses locais as seguintes obrigações:

- Afixar avisos e painéis com orientações sobre o Ligue 180, destinado às mulheres que se sintam em situação de risco, informando-as sobre seus direitos e a legislação vigente, nos banheiros femininos;

- O responsável pelo estabelecimento deve disponibilizar uma pessoa responsável pelo estabelecimento ou indicado por este, para acompanhar mulheres que se identificarem como em situação de risco até o seu veículo ou até o local de embarque em outro meio de transporte público ou particular.

- Se solicitado pela mulher em situação de risco, acompanhá-la até o posto policial ou delegacia de polícia mais próxima.

#Mulher 25/04/2023 GABINETE DA PREFEITA Projeto de Lei garante proteção à mulher em bares e restaurantes de Pau dos Ferros Entre as medidas está a fixação de cartazes nos banheiros informando como as mulheres podem pedir ajuda.
#Mulher 21/03/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL Secretaria de Desenvolvimento Social promove mesa-redonda para discutir a Violência contra a Mulher

A Prefeitura de Pau dos Ferros, através da Secretaria de Desenvolvimento Social (SEDES) e do Centro de Referência Especializado em Assistência Social, realizará no próximo dia 23 de março, uma mesa-redonda para discutir a questão da Violência contra a Mulher.

Com o tema "Dialogando possibilidades para o enfrentamento da cultura da violência contra a mulher ", o evento será realizado no auditório da Secult, às 8h da manhã.

A temática será discutida pela psicóloga Marília Queiroz; pela advogada e professora universitária, Aline Guimarães; e pela agente da Policia Civil com atuação na Delegacia da Mulher, Fernanda Maia.

A mesa-redonda faz parte da programação voltada para as mulheres, nesse mês de março.

#Mulher 06/03/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL Sala Lilás completa um ano e garante acolhimento e combate à violência contra mulheres

Em Pau dos Ferros a Sala Lilás completa 1 ano nesta terça-feira (07). O serviço que integra a estrutura do Centro de Referência em Assistência Social (CREAS), acolhe as mulheres vítimas de violência doméstica no município.

A sala Lilás conta com uma equipe multidisciplinar especializada que oferece atendimento mais humanizado fortalecendo a rede de proteção à mulher. "Durante esse um ano de Sala Lilás no Município de Pau dos Ferros estivemos buscando parcerias com diversos órgãos públicos como a Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (DEAM), bem como o poder judiciário para fortalecer a luta contra a violência doméstica. Contamos com uma equipe multidisciplinar, com assistência social, atendimento psicossocial e também um direcionamento jurídico para essas mulheres que pretendem representar judicialmente contra o seu agressor", explica a Assessora Jurídica, Larissa Raquel.

A efetivação do serviço representa um marco histórico na garantia dos direitos às mulheres da cidade de Pau dos Ferros.

#Mulher 07/03/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL Em comemoração ao dia Internacional da Mulher prefeitura realiza série de ações

A Prefeitura Municipal de Pau dos Ferros estará promovendo, em alusão ao dia Internacional da Mulher (08 de março), um dia de beleza, saúde, assistência social e cidadania.

O evento ocorrerá amanhã, terça-feira (08), com horário das 8h às 11h30min e das 13h30min às 16h30min, no Mercado Público de Pau dos Ferros. Na oportunidade, os seguintes serviços serão ofertados:

• Cortes de cabelo
• Escova
• Tranças
• Manicure
• Sobrancelha
• Orientação Jurídica
• Consultas médicas
• Exames de Diabetes
• Aferição de Pressão Arterial

#Mulher 06/03/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL Pau dos Ferros inaugura Sala Lilás e garante apoio humanizado às mulheres vítimas de violência

A Prefeitura de Pau dos Ferros, através da Secretaria de Assistência Social (SEDES), convida a população, em especial as mulheres, para a inauguração da Sala Lilás. O novo serviço integra a estrutura do Centro de Referência em Assistência Social (CREAS). A inauguração está prevista para a próxima segunda-feira (07) a partir das 16h.

Com o espaço aconchegante da Sala Lilás o município pretende oferecer um atendimento mais humanizado às mulheres vítimas de violência, dispondo de escuta psicossocial e encaminhamento às redes de proteção.

A criação da Sala Lilás representa uma grande conquista e mais um avanço na Gestão Valorizando Nossa Gente que segue empenhada na missão de atender melhor a população e dar suporte às mulheres que precisam de assistência em caso de violência.

#Mulher 09/03/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE GOVERNO Prefeitura promove “Live Mulheres” para contar histórias de pau-ferrenses inspiradoras

Mãe, profissional, esposa, amiga, essa diversidade de papéis exercida por um único gênero mostra a força e a magia que toda mulher carrega, com sua variedade de definições, reforça a polivalência que ela representa na sociedade. A importância da mulher na sociedade está cada vez mais intensiva na ocupação de cargos públicos e privados. Mas ainda há muitos avanços e espaços a serem conquistados.

A figura da mulher, de elemento secundário, passou a ser algo extremamente importante na sociedade atual. A mulher tem lutado e exercido cada vez mais um papel de protagonista, embora ainda sofra com as heranças históricas do sistema social patriarcalista em seu dia a dia. Mas com o tempo, graças às lutas promovidas, a mulher vem conseguindo aumentar o seu espaço nas estruturas sociais, assumindo, também, outros postos de trabalho, cargos importantes em empresas e estruturas hierárquicas menos submissas.

Essas conquistas e histórias serão contadas e as mulheres homenageadas na noite de hoje (09), em comemoração ao dia Internacional da Mulher, que teve início ontem com um café da manhã para todas as servidoras e terá continuidade com uma a live Mulheres, que contará com a participação de mulheres que compõem a gestão municipal, além de um momento de entrevistas, exibição de histórias de mulheres pau-ferrenses inspiradoras e apresentação de artistas locais.

É importante lembrar que toda a organização irá seguir os protocolos de segurança sanitária contra à COVID-19, contando apenas com os profissionais de produção, transmissão e as participantes do programa.

Ao longo da programação, serão realizados sorteios virtuais para a população e entrega de brindes para servidoras.

Acompanhe esse momento de celebração conosco, a partir das 18h em nossas redes sociais e em nosso canal no YouTube.

#Mulher 31/05/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL Cras Manoel Deodato realizou atividade dedicada às mães O mês de Maio é dedicado às mães, e em alusão a esta Data O CRAS Manoel Deodato, juntamente ao Programa Criança Feliz-PCF, realizou um cronograma especial, com direito a uma confraternização, além do dia da beleza, objetivando proporcionar um momento diferenciado para todas as mamães atendidas pelo CRAS.

Para concretização da ação, estiveram envolvidos vários profissionais voluntários: Larice Nogueira (esteticista e design de sobrancelhas), Benicia Cris (cabeleireira), Wilivan da Silva (cabeleireira), Veluzia (cabeleireira), Lívia Mabel (corte e maquiagem), Ingrid (cabeleireira) e Ivanir.

Momentos como estes são muito importantes, pois promovem a autoconfiança, fortalecendo o grupo e valorizando a mulher.
#Mulher 12/05/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Escolas e Creches da rede municipal de ensino criam maneiras diferentes de comemorar o Dia das Mães As escolas e creches que compõem a rede municipal de ensino de Pau dos Ferros realizaram nesta semana homenagens em comemoração ao dia das mães.

Logo ao entrar nas escolas ou creches já dava para sentir o clima de celebração através da decoração feita com flores, balões e mensagens, pensada de uma forma especial para agradar a todas as mães.

A importante data foi lembrada pelas instituições de ensino com uma programação diversificada, contando com: apresentações culturais, atendimento em saúde com a realização de teste glicêmico e aferição de pressão arterial, consulta com médicos e apresentações culturais com a participação dos alunos.

As escolas municipais e creches tiveram total autonomia para criar a sua própria programação.

A Secretária Municipal de Educação, Eliesse Queiroz, destacou a importância da realização de eventos que lembram essa data.

“É sempre fundamental estarmos valorizando a integração familia-escola. Momentos como esse são sempre positivos para o ambiente escolar, colaborando, e muito, para o sucesso das ações desenvolvidas em prol da educação. Os filhos vendo os pais participando das atividades educacionais, ajuda a aumentar os vínculos com as instituições de ensino", destacou a Secretária.
www.paudosferros.rn.gov.br
Emitido dia 29/04/2024 às 05:08:47