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#Segurança 16/04/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE GOVERNO Prefeitura articula ação intersetorial para revitalizar e levar mais segurança à Praça da Matriz de Pau dos Ferros

Na manhã desta segunda-feira (15), a prefeita Marianna Almeida se reuniu com parte do seu secretariado e representantes da Polícia Militar de Pau dos Ferros para monitorar a execução de uma série de ações que a gestão vem desenvolvendo para a revitalização e segurança da Praça da Matriz.

"Há semanas, estamos nos articulando de forma intersetorial para planejar e executar soluções para as problemáticas encontradas na nossa Praça da Matriz. Iniciamos o processo de revitalização do espaço e trabalho social junto aos moradores de rua e mapeamento de seus familiares para, de forma responsável, humana e enérgica avançarmos em políticas públicas para devolver esse espaço para todo o nosso povo, sem distinção", disse Marianna.

Além da chefe do Executivo, estiveram também na reunião MonaLisa Torquato e Luana Barros, representantes da Secretaria Desenvolvimento Social, Jaryslandia Rocha, secretária de Administração e inteiramente de Governo, Lany Aquino, Assessora de Comunicação, Erica Rosane, assessora da Secretaria de Saúde, Vicente de Paula e Mailo Pereira, secretário e engenheiro da Secretaria de Meio Ambiente, Sargento Jorge Alexandre, da Patrulha Maria da Penha, e Myria de Freitas, Comandante do VII Batalhão de Polícia Militar.

#Segurança 03/05/2023 GABINETE DA PREFEITA Prefeitura reúne agentes de segurança para traçar planos de atuação em caso de sangria da Barragem

A Prefeitura de Pau dos Ferros, através da Defesa Civil Municipal, reuniu representantes das forças de segurança do município para traçar estratégias em caso de sangria da Barragem do município. A reunião ocorreu na manhã desta quarta-feira (03) na sala de reuniões na sede da Prefeitura. "As perspectivas são as melhores possíveis para contemplarmos o transbordamento da Barragem, mas precisamos nos organizar para fazermos isso com as forças de segurança em alerta e em sintonia para caso isso aconteça", explicou a prefeita Marianna Almeida.

As medidas de prevenção visam, sobretudo a segurança dos banhistas e dos moradores do entorno, em caso de transbordamento do reservatório. "Nós temos um plano de contingência municipal e é importante que todos que moram em área de risco devem procurar a Secretaria de Desenvolvimento Social para fazer o cadastro e informar sua localidade e número de moradores para a devida assistência em caso de necessidade", explicou o coordenador da Defesa Civil Municipal, Valécio Diógenes.

Entre as ações definidas para atuação em caso de sangria da Barragem estão a devida sinalização de alerta e realização de ações educativas para orientar a população. Policiais civis e militares, corpo de bombeiros, bem como agentes de trânsito e da Defesa Civil deverão atuar nas proximidades da Barragem. "Neste momento é importante que haja a conscientização de que os riscos existem, mas podemos minimizar através de orientações como evitar o uso de bebidas alcoólicas e evitar banho em áreas desconhecidas", disse o Tenente Paiva, do Corpo de Bombeiros.

A Barragem de Pau dos Ferros está com 95% da capacidade. O reservatório transbordou pela última vez em 2009.

#Segurança 13/04/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SEDUC e Comando da Polícia Militar fazem reunião sobre reforçar segurança nas escolas

A Segurança nas Escolas foi tema de uma reunião realizada nesta quinta-feira (13) na Prefeitura de Pau dos Ferros com o Comando da Polícia Militar (7º Batalhão), representantes da Secretaria de Educação (SEDUC) e outras secretarias. A prefeita Marianna Almeida também esteve presente.

Na oportunidade, ficou definida a necessidade de elaboração de protocolos de segurança para as escolas. Além disso, a Polícia Militar, representada pela Coronel Myria Suassuna, se comprometeu na intensificação das rondas nas unidades escolares, com aumento de efetivo.

#Segurança 15/03/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE GOVERNO Na sede do 7º Batalhão prefeita e secretários traçam estratégias para garantir a segurança do município

A garantia da segurança de Pau dos Ferros, diante dos ataques ocorridos no Rio Grande do Norte, foi pauta de uma reunião nesta quarta (15) na sede do 7º Batalhão de Polícia Militar.

A prefeita Marianna Almeida participou juntamente com o Procurador-Geral do município, Chiquinho Lobo; o Secretário de Governo, Jaime de Carvalho; o Coordenador do DEMUTRAN, Sargento Monteiro; o Diretor do Presídio, Caio Arnaud; os policiais penais, Ana Katia e Edgliy Santos, além do Comandante da 4º CIPRV, Major Aderlan.

A segurança do presídio, bem como a organização do trânsito também estiveram na pauta da reunião, que foi conduzida pela comandante Coronel Myria Suassuna.

Lembrando que, até o momento nenhum ato criminoso relacionado à onda de ataques foi registrado no município.

#Segurança 14/03/2023 GABINETE DA PREFEITA Prefeita faz reunião com a Comandante do 7° Batalhão e adota recomendações de segurança

A Prefeita de Pau dos Ferros, Marianna Almeida, reuniu-se na manhã desta terça-feira (14) com a Comandante do 7° Batalhão de Polícia Militar, Coronel Myria Suassuna, para tratar sobre a instabilidade na segurança pública em virtude dos ataques ocorridos em várias cidades potiguares.

Durante a reunião a prefeita se comprometeu em adotar as recomendações de segurança com vistas a proteger a população e o patrimônio público.

Contudo, é importante tranquilizar a população e esclarecer que nenhum ataque criminoso foi registrado em Pau dos Ferros e região.

#Segurança 14/03/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE GOVERNO Como medida de segurança Prefeitura suspende expediente desta quarta-feira (15)

A Prefeitura de Pau dos Ferros lamenta os ataques ocorridos nesta terça-feira (14), em várias cidades do Rio Grande do Norte, e informa que o município está seguindo as recomendações de segurança.

Neste sentido, comunica que o expediente desta quarta-feira (15) será suspenso em todas as secretarias e órgãos municipais, exceto os serviços essenciais (Coleta de lixo e Cemitérios).

A prefeitura esclarece que a medida visa resguardar os servidores e usuários dos serviços, bem como proteger o patrimônio público.

#Segurança 12/12/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Agentes de Endemias do município recebem novo fardamento com proteção de raios solares

Reforçando o respeito e dando condições adequadas para realização de um trabalho de qualidade junto à população, na manhã do último dia 07, a Secretaria Municipal de Saúde realizou a entrega do novo fardamento dos Agentes de Endemias, além de kit com protetor solar.

O fardamento é um direito e a Prefeitura Municipal garante que ele seja respeitado, reforçando ainda o empenho para adquirir um material de extrema qualidade, no qual terão garantido a proteção térmica de todos os servidores.

O kit do novo fardamento inclui o reforço de protetor solar, além das próprias peças terem sido confeccionadas com tecidos com proteção UV50+, sendo uma proteção contra os raios ultravioletas (UVA e UVB), que são bastante nocivos à saúde de quem precisa atuar trabalhando em ambiente externo.

Durante a entrega, foi conversado junto aos agentes sobre o projeto de lei de autoria do Executivo, enviado para votação e que está tramitando na Câmara dos Vereadores, tratando do acréscimo de dispositivo a Lei nº 1633/2018, que faz parte da legislação municipal e garantirá, ao longo das próximas gestões, a consolidação do repasse de 100% de Incentivo Financeiro à agentes comunitários de saúde e agentes de endemias do município.

O Projeto de Lei é uma solicitação da categoria de Agentes Comunitários de Saúde - ACS e Agentes de Combate às Endemias - ACE, buscando a valorização do servidor, na perspectiva de gerar mais qualidade no atendimento ofertado à população pau-ferrense.

Na ocasião, estiveram presentes a prefeita, Marianna Almeida, o vice-prefeito, Renato Alves, a Secretária de Saúde, Kallianne Fernandes e a gerente de Vigilância e Saúde, Karigina Aquino, além de todos os agentes de Endemias.

#Segurança 28/04/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE ADMINISTRAÇÃO Prefeitura entrega fardamento e crachás para CIPA realizar atividades

Na manhã de ontem, terça-feira (27), foi realizada no gabinete do chefe de governo Jaime de Carvalho, juntamente com a Secretária de Administração, Mona Lisa Torquato, a entrega de fardamentos e crachás de identificação aos servidores que fazem parte da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes - CIPA, formada por oito servidores, sendo quatro deles eleitos por voto secreto, e os outros quatro foram nomeados pela prefeita, podendo eles serem efetivos ou comissionados.

Entre as atribuições da CIPA, está cuidar da prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho, fazendo a identificação dos riscos do ambiente de trabalho, para criar um mapa de risco das atividades de trabalho, com os locais onde pode acontecer acidentes trabalhistas. "Temos o papel de verificar se os EPI's e EPC's estão adequados e válidos para uso, além de identificar e prevenir os riscos inerentes ao servidor e na sequência, apresentá-los a prefeita, para que sejam adotadas as medidas de prevenção", esclareceu o Presidente da CIPA, o Agente de Endemias, Raimundo Jakson Medeiros da Silva.

Quem faz parte da CIPA tem um mandato com duração de dois anos, após esse período novas eleições são realizadas! Para o cumprimento das atividades, semanalmente os participantes tem 2h30min da sua carga horária dedicadas a função. Em caso de necessidade, essa carga horária pode ser aproveitada em reuniões extraordinárias, para avaliar acidentes de trabalhos ou para outras necessidades exigidas pelo cargo. Além do direcionamento da carga horária, os copeiros, como são denominados, recebem indenização de 15% sobre seu salário base, para arcar com despesas geradas pelo seu deslocamento durante as atividades.

Vale lembrar que, na prefeitura de Pau dos Ferros a comissão já existe desde 2017, criada através de um Termo de Ajuste de Conduta - TAC entre o município e o Ministério do Trabalho. A constituição da CIPA foi regulamentada pelo Ministério do Trabalho e Emprego em 1978 e foi considerada uma importante conquista dos trabalhadores, tendo em vista que representou considerável avanço na luta pela garantia de segurança e saúde no ambiente de trabalho.

#Segurança 11/12/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE GOVERNO Convite inauguração do CIOSP A Prefeitura Municipal de Pau dos Ferros tem a honra de convidar toda comunidade para participar da inauguração do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (CIOSP). O evento ocorrerá neste dia 19 de Dezembro, às 17 horas, na sede do Batalhão de Polícia Militar de Pau dos Ferros.

Contamos com a participação de todos!
#Segurança 09/11/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE GOVERNO Segurança: Prefeitura de Pau dos Ferros intensifica instalação de câmeras do sistema de videomonitoramento Pensando na segurança da população e turistas que frequentam a cidade de Pau dos Ferros diariamente é que a atual gestão está em fase de concluir a instalação das últimas câmeras que compõem o sistema de videomonitoramento da cidade.

As imagens em foto ilustram e transmitem a dimensão do projeto executado através de uma parceria entre Prefeitura, a empresa BRISANET Telecomunicações, Policia Militar e Civil.

No intuito de prevenir e combater a insegurança vivenciada atualmente pelo norte-rio-grandense, o comando da segurança pública do município passa a contar com um sistema moderno e que já possui 64 câmeras de alta resolução em pleno funcionamento.

Nos próximos dias serão instaladas mais 10 câmeras, totalizando 74 equipamentos, isso ampliará ainda mais a efetividade do acompanhamento.

Três dessas câmeras são conhecidas como Speed Dome - possuem visão de 360 graus - e estão instaladas em pontos estratégicos. Todos os equipamentos são conectamos a rede de fibra ótica, algo pioneiro no Brasil, e possuem imagens em FULL HD, equivalentes a filmes em blu-ray.

Com isso é possível monitorar grandes áreas e fazer o reconhecimento de pessoas e placas de veículos, mesmo que estejam distantes, pois as câmeras possuem zoom de até 23X e podem ser controladas em tempo real diretamente no Centro de Comando.

A plataforma “cliente servidor" possibilita acesso as imagens, utilizando, claro, uma confirmação de usuário e senha. Essa característica proporciona o acesso remoto até mesmo utilizando aparelhos celulares para exibir as imagens.

O raio de cobertura abrange um longo alcance, todas as entradas e saídas do município são diariamente monitoradas, assim como os locais de maior fluxo e movimentação, além de prédios públicos.

O Centro Integrado Operações de Segurança Pública - CIOSP -, está localizado no 7º Batalhão de Polícia Militar, onde foi estruturada uma sala com recursos próprios da municipalidade para garantir a operacionalização do projeto.

O espaço possui equipamentos que auxiliam o trabalho de captação das imagens ininterruptamente, além de 03 monitores de 50 polegadas que oferecem uma visão nítida de todos os equipamentos já posicionados.

Caso seja detectado qualquer ação suspeita ou delituosa, será possível dar uma resposta imediata e dimensionada, onde o efetivo policial deverá ser encaminhado diretamente aos locais que estejam ocorrendo o fato.

É através desse projeto audacioso e que já está servindo de exemplo para outros municípios, que a gestão municipal, em parceria com a BRISANET, busca dar uma abordagem pró-ativa para o desenvolvimento de estratégias de gerenciamento de operações mais eficazes no combate ao crime e ao vandalismo contra o patrimônio público.
#Segurança 27/10/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE GOVERNO Câmeras de vigilância do Projeto Piloto Segurança na Escola captam imagens de ato de vandalismo Na madrugada desta sexta-feira (27) câmeras instaladas nas escolas São Benedito e Severino Bezerra, ambas pertencentes à rede municipal de ensino, flagraram um ato de vandalismo contra o patrimônio público.
O sistema de vigilância registrou o momento em que um cidadão - ainda não identificado - desloca-se em uma bicicleta, portando uma sacola com cartazes e um recipiente contendo o que provavelmente seja cola branca.
O cidadão para em frente as unidade de ensino, que também servirão como locais de votação, e comete os atos de vandalismo, passando a colar o material, identificado posteriormente como propaganda eleitoral, nas calçadas das referidas instituições e, também, nos orelhões localizados nas proximidades.
Atos idênticos foram cometidos durante a realização do primeiro turno das eleições. Na ocasião, por determinação do Prefeito Leonardo Rêgo, a Prefeitura realizou a retirada da propaganda irregular em todos os prédios.
Essa situação desafia as penalidades impostas no Código Penal, Código Ambiental, Código Eleitoral e demais legislações correlatas.
A atual gestão, através do seu órgão de Procuradoria, irá tomar todas as providências cabíveis na esfera jurídica com o intuito de identificar e punir o infrator.
Para coibir esse tipo de ação se torna importante a participação da população. Qualquer informação que possa levar a identificação do autor dos delitos deve ser noticiada à Assessoria de Comunicação do Município ou à qualquer pessoa ligada à Prefeitura de Pau dos Ferros/RN. As denúncias serão mantidas em absoluto sigilo.
Para o envio de informações a Prefeitura disponibiliza o seguinte endereço de e-mail: ascompaudosferros@gmail.com


#Segurança 01/10/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE GOVERNO Prefeito participa da inauguração da reforma da Delegacia Regional da Polícia Civil O Prefeito Leonardo Rêgo participou de agenda administrava na manhã de hoje (01/10) quando esteve presente na solenidade de entrega da reforma da Delegacia Regional da Polícia Civil - Unidade Pau dos Ferros.

O evento também foi prestigiado pela Secretária de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social, Sheila Freitas.

Os recursos que garantiram o investimento no empreendimento são oriundos de um acordo trabalhista firmado entre a Companhia de Águas e Esgotos do RN (CAERN) e o Ministério Público do Trabalho (MPT/RN).

Os detentos que se encontravam na unidade de forma provisória foram transferidos para uma ala criada no Presidio Regional de Pau dos Ferros.

O antigo prédio apresentava sérios problemas estruturais, dificultando o trabalho da polícia civil.

O espaço agora conta com salas amplas, seguras e climatizadas, o que dará maior conforto as equipes que prestam um relevante serviço à sociedade.
#Segurança 30/06/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE GOVERNO Sistema de monitoramento por vídeo começa a ser instalado Iniciou-se na manhã deste sábado (30) a colocação dos primeiros postes que irão receber as câmeras que compõem o sistema de videomonitoramento do município.

Essa ação integra um esforço conjunto, através de uma parceria público privada, onde a Prefeitura de Pau dos Ferros, a empresa Brisanet Telecomunicações, além dos comandos da polícia Militar e Civil, buscam estabelecer um planejamento estratégico com o intuito de atender um pedido dos comerciantes e população em geral por maior segurança.

A instalação desse sistema de monitoramento irá permitir que as polícias Civil e Militar acompanhem em tempo real ou usem imagens das câmeras de segurança para prevenir ações criminosas e até mesmo auxiliem em futuras investigações.

O Centro de Controle de Operações será instalado no 7º Batalhão de Polícia Militar e irá dispor de 03 telas de 49 polegadas, por meio das quais é observada toda a movimentação.

O sistema de videomonitoramento é composto por 53 câmeras fixas e 03 câmeras de rotação de 360 graus (speed dome), de longo alcance e com alta capacidade de angulação, instaladas em pontos estratégicos das principais vias da cidade.

O sistema deverá entrar em fase de testes o mais breve possível.
#Segurança 30/04/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE GOVERNO Prefeito Leonardo Rêgo vistoria chegada dos equipamentos de vídeo-monitoramento O Prefeito Leonardo Rêgo, acompanhado da Vice-prefeita e Secretaria Municipal de Saúde, Zélia Leite, dos vereadores Gilson Rêgo, Francisco José (Gordo do Bar) e Gutembergue Bessa (Gugu Bessa), esteve presente nesta segunda-feira (30) na sede da empresa Brisanet Telecomunicações na cidade de Pau dos Ferros.

O gestor foi recepcionado por técnicos da empresa e teve a oportunidade de acompanhar de perto a chegada dos equipamentos que compõem a estrutura do sistema de videomonitoramento que será instalado na cidade.

Através de uma parceria público privada a atual gestão estará realizando mais uma ação que consta em seu Palno de Governo, além de atender um pedido dos comerciantes do município.

A instalação desse sistema de monitoramento irá permitir que as polícias Civil e Militar acompanhem em tempo real ou usem imagens das câmeras de segurança para prevenir ações criminosas e até mesmo auxiliem em futuras investigações.

O Centro de Controle de Operações será instalado no 7º Batalhão de Polícia Militar e irá dispor de 03 telas de 49 polegadas, por meio das quais é observada toda a movimentação.

O sistema de videomonitoramento é composto por 53 câmeras fixas e 03 câmeras de rotação de 360 graus (speed dome), de longo alcance e com alta capacidade de angulação, instaladas em pontos estratégicos das principais vias da cidade.

Nesta quarta-feira (02) será iniciado o trabalho de fixação dos postes que, ao final do processo, irão receber os equipamentos.
#Segurança 12/04/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE GOVERNO Prefeito detalha implantação do sistema de vídeomonitoramento aos gestores da Secretaria Estadual da Segurança Pública Nesta quinta-feira (12) o Prefeito Leonardo Rêgo, acompanhado do Secretário Municipal de Governo, Alexandre Aquino, além de uma equipe de técnicos da empresa BRISANET Telecomunicações, esteve presente em uma reunião na Secretaria da Segurança Pública e da Defesa Social (SESED), na capital do estado (Natal).
O gestor foi recepcionado pelo Coronel Ulises Paiva, Secretário Adjunto de Segurança Pública, e também pelo Coronel Florêncio Júnior.
A finalidade principal da reunião foi o debate em torno da implantação do sistema de vídeomonitoramento que será implantado no município, através de uma parceria entre a Gestão Municipal e a empresa BRISANET.
A Prefeitura, que é a responsável direta pela execução do projeto, irá formalizar um convênio com a SESED para garantir o pleno funcionamento do sistema de vídeomonitoramento que, por sua vez, terá sua base central instalada no 7º Batalhão de Polícia Militar, conforme entendimento de que esse fato viabilizará maior agilidade na operacionalização.
Todo o planejamento para instalação das câmeras, manutenção e funcionamento da central está sendo conduzido em total sintonia com as forças de segurança do estado.
A instalação do sistema concilia tecnologia e inteligência em busca da redução dos indicadores de criminalidade e vulnerabilidade, propiciando assim, uma ação imediata dos órgãos de segurança o que permitirá melhores respostas.
Ainda dentro da pauta, foi discutida a continuidade da parceria entre a Administração Municipal e o Comando Geral de Polícia visando o planejamento de segurança da 22ª edição da Feira Intermunicipal de Negócios, Educação, Cultura e Turismo do Alto-Oeste Potiguar (FINECAP).
O Secretário adjunto da Segurança Pública e da Defesa Social garantiu o envio da Delegacia Móvel e do Centro integrado de Comando, além de uma participação efetiva dos policiais do 7º Batalhão de Polícia Militar, bem como da polícia Civil, que serão responsáveis pelo serviço de policiamento ostensivo e de inteligência em nosso município.
Entre as boas notícias também está a substituição do sistema de comunicação analógico, utilizado atualmente pela Policia Militar em Pau dos Ferros, pelo sistema digital, além do envio de um veículo totalmente adaptado para realizar ações de atendimento móvel.
#Segurança 15/03/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA Prefeitura implanta sistema online para solicitação de reparos da iluminação pública A população agora pode solicitar reparos para lâmpadas apagadas, quebradas ou com defeitos nas ruas da cidade acessando e preenchendo o formulário de serviço de reparo da iluminação pública por meio do site www.paudosferros.rn.gov.br
clicando na aba iluminação pública.

Basta preencher o formulário e relatar o tipo de problema que o sistema irá gerar uma demanda para que o serviço possa ser analisado e executado pela equipe da Secretaria Municipal de Infraestrutura (SEINFRA).

A implantação do sistema on-line facilitou o acesso e agilizou o atendimento à população.

Pode-se registrar os seguintes pedidos de serviços:

- Troca de lâmpada apagada
- Reposição de Luminária
- Reclamação de luz acesa durante o dia
- Outros (neste campo o cidadão poderá descrever qual é o problema apresentado)
www.paudosferros.rn.gov.br
Emitido dia 06/05/2024 às 21:11:26