CategoriaData de publicaçãoSecretariaTítuloTexto
#Juventude 29/04/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL NUCA TRABALHA IGUALDADE DE GÊNERO E EMPODERAMENTO DE MENINAS COM ADOLESCENTES PAU-FERRENSES

NUCA TRABALHA IGUALDADE DE GÊNERO E EMPODERAMENTO DE MENINAS COM ADOLESCENTES PAU-FERRENSES

O Núcleo de Cidadania de Adolescentes (NUCA) de Pau dos Ferros realizou na última semana atividade educativa junto aos adolescentes do CRAS Riacho do Meio e adolescentes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV).

A temática trabalhada com a juventude foi Igualdade de Gênero e Empoderamento de Meninas, debatidos a partir da experiência do filme "Acorda Raimundo Acorda".

"A participação cidadã de adolescentes é um direito e um instrumento para conhecer e reivindicar outros direitos, enfrentar vulnerabilidades e superar desigualdades que afetam nossas vidas. Esta é uma das muitas ações continuadas que estamos desenvolvendo pela promoção dessa temática tão importante para os dias atuais", disse Alline Costa, articuladora do Selo UNICEF.

#CRASRiachodoMeio #NUCA #SCFV #PaudosFerros #PrefeituradePaudosFerros #ValorizandoNossaGente

#Juventude 10/11/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL Reunião estratégica para Selo UNICEF é realizada no gabinete da prefeita

Aconteceu nesta manhã (10), no Gabinete da Prefeita, uma reunião de acompanhamento das ações estratégicas para o selo UNICEF 2021-2024.

Na oportunidade, fizeram-se presentes os membros da Secretaria de Desenvolvimento Social (SEDES), a Secretária da pasta, Glenira Holanda, a equipe do 1 MiO (Um milhão de oportunidades), a equipe do Selo UNICEF 2021-2024 e a prefeita Marianna Almeida, que tem como prioridade monitorar de perto o andamento dessas ações.

#Juventude 23/02/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL Prefeitura de Pau dos Ferros realiza I FORUM COMUNITÁRIO DO SELO UNICEF

Na manhã desta terça-feira (23), aconteceu o I Fórum Comunitário do Selo UNICEF. O evento, que ocorreu na Casa de Cultura Joaquim Correia, teve como intuito apresentar e validar um diagnóstico da atual situação do público infantojuvenil da cidade de Pau dos Ferros.

O Fórum Comunitário ainda aprovou o Plano de Ação Municipal pelos Direitos de Crianças e Adolescentes.

As ações estratégicas idealizadas no evento serão implementadas até o ano de 2024, em uma ação conjunta entre as secretarias, buscando o melhor para a infância e adolescência do município.

#Juventude 14/09/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL Prefeitura inicia a IV Semana Estadual da Juventude nesta terça-feira (14) em parceria com o Estado

A Prefeitura de Pau dos Ferros, em parceria com o Governo do Estado do Rio Grande do Norte, realizou nesta terça-feira (14), a partir das 9h, a abertura da 4ª Semana Estadual da Juventude (SEJ), no Centro Cultural Joaquim Correia, no centro da cidade, que visa estimular o debate, reduzir desigualdades e pautar os direitos dos jovens potiguares.

A edição 2021 da SEJ trouxe como tema "O Poder da Juventude na Transformação do RN", ocorre de 13 a 22 de setembro, com atividades em sete municípios - Natal, Pau dos Ferros, Baraúna, Mossoró, Currais Novos, Parelhas e Lajes -, além de eventos virtuais mobilizando todo o Estado.

A semana da juventude é uma possibilidade de chegar aos municípios com discussões, rodas de conversas, empoderamento da juventude, numa programação bem diversificada. Dentre as atividades estão os mutirões de emissão de documentos, oficinas e rodas de conversa sobre elaboração de projetos culturais, direitos humanos, economia solidária, ética, mercado de trabalho, ambiente virtual, igualdade racial, diversidade e outras pautas que fazem parte do universo jovem.

Pela manhã, o estudante Ítalo Pessoa, com pouco mais de um mês que completou 18 anos, esteve no Centro Cultural para fazer pela primeira vez sua carteira de identidade e já saiu com ela na mão. "Foi uma benção! Um amigo me passou a postagem da prefeitura e eu vim aqui fazer meu documento. É importante andar com identificação, nos dá dignidade como cidadão", contou o estudante empolgado com a oportunidade.

O governo do Estado tem políticas voltadas para a juventude como o Programa Jovem Potiguar, instituído com a sanção da Lei 10.984, e do Comitê Intersetorial, com outras iniciativas como o CredMais, que financia empreendimentos geridos por jovens entre 18 e 29 anos - formais ou informais, solidários ou convencionais; o Jovem Aprendiz, que obriga fornecedores e prestadores de serviços ao Governo do Estado a cumprirem a cota de contratação de aprendizes, e a construção de doze unidade do Instituto Estadual de Educação Profissional, Tecnologia e Inovação (IERN).

Instituída pela Lei 9.467, de 24 de Março de 2011, a Semana Estadual da Juventude (SEJ) é realizada por meio da Secretaria de Estado das Mulheres, da Juventude, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos (Semjidh), através da Subsecretaria de Juventude (Sejuv) em parceria com o Conselho Estadual de Juventude (CEJ).

Vale lembrar a coincidência de a Semana da Juventude deste ano ocorrer no período em que o Brasil comemora o centenário de nascimento do educador Paulo Freire e o RN inaugura uma escultura, no largo do Pico do Cabugi, lembrando as 40 Horas de Angicos, experiência inovadora de alfabetização de adultos, interrompida pelo governo militar.

Confira a programação completa:

TERÇA-FEIRA (14)

Casa da Cultura Popular Joaquim Correia - Praça da Matriz, 157 - Pau dos Ferros

9h - Mutirão de Emissão de Documentos e Entrega dos cheques do CredJovem/RN;

14h - Oficina de Elaboração de Projetos Culturais com Adler Barros, do Setor de Projetos da Fundação José Augusto;

16h - Roda de Conversa: Juventude e Direitos Humanos com o Conselho Estadual da Juventude.

#Juventude 31/05/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL SEDES REALIZA A I GINCANA COLABORATIVA INTER-CRAS. A secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, através do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), em parceria com os profissionais do Sistema Único de Assistência Social - SUAS, dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos dos CRAS, Programa Criança Feliz e Conselho Tutelar, promoveu nesta quinta-feira, 30 de maio, a I Gincana Colaborativa InterCRAS, reunindo famílias, crianças e adolesventes atendidos pelas ações dos programas sociais de média complexidade da Proteção Social Básica.

A gincana tem por objetivo a interação entre as crianças e adolescentes, usuários do serviço das unidades dos Centros de Referência em Assistência Social - (CRAS) do município, estimulando o trabalho em equipe no desenvolvimento de habilidades coletivas em diversos âmbitos do conhecimento.

O tema escolhido para vivenciar esse momento foi alusivo ao 18 de maio, Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes. Toda a decoração no Ginásio Poliesportivo do Bairro Riacho do Meio, local de realização das brincadeiras, envolveu a temática citada.

As atividades contaram com a participação intersetorial de alunos da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), do Curso de Educação Física, integrantes do PIBID, além de agentes mobilizadores do Núcleo de Cidadania de Adolescentes (NUCA), que auxiliaram no desenvolvimento das provas práticas interativas da gincana.
#Juventude 08/05/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL SEDES lança campanha de incentivo ao voto de jovens A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SEDES) aderiu à campanha para incentivar os jovens com idade entre 16 e 17 anos a tirar o primeiro título de eleitor e participar das eleições deste ano.

Na cidade, o atendimento é realizado no Cartório Eleitoral, instalado no Fórum Eleitoral, localizado na Rua José Respicio do Nascimento, 519, bairro Princesinha do Oeste, das 8 às 13 horas.

O cadastramento eleitoral se estenderá até essa quarta-feira (09/05). Para tirar o título de eleitor pela primeira vez é necessário levar os seguintes documentos: RG, CPF, Certidão de Nascimento e Comprovante de Residência.

O alistamento eleitoral é facultativo para menores de 18 anos, porém a Justiça Eleitoral permite àqueles com mais de 16 anos exercer o direito de se alistar e de votar.
www.paudosferros.rn.gov.br
Emitido dia 30/04/2024 às 02:19:51