CategoriaData de publicaçãoSecretariaTítuloTexto
#Desenvolvimento 16/04/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO RURAL Prefeita Marianna anuncia programa com investimento de quase 4 milhões para a zona rural de Pau dos Ferros

A prefeita de Pau dos Ferros, Marianna Almeida, anunciou em suas redes sociais um investimento de quase 4 milhões para investimento na zona rural do município. Intitulado de PDF+ Rural, o programa tem como objetivo gerir recursos em obras estruturantes para pavimentação e passagens molhadas em pontos estratégicos das comunidades rurais.

O valor soma um montante de R$ 3.714.449,33, que foi dividido em três processos de licitação que já foram publicados pela Prefeitura de Pau dos Ferros e vão atender pavimentação de estradas vicinais nas comunidades Lagoinha dos Estevãos, Areias, Capa, Extrema, Várzea Nova, Perímetro Irrigado e Santa Luzia, além de construção de passagens molhadas nas comunidades Maniçoba, Pedra Preta, Várzea Nova, Capa, Lagoa Redonda, Santa Teresa e Logradouro.

"Estamos muito felizes em poder valorizar mais o homem e a mulher do campo de Pau dos Ferros. Desde o início da nossa gestão, já temos a marca de sermos a administração pública pau-ferrense que mais investiu em corte de terras, além da perfuração e instalação de poços nos mais variados locais. Agora, estendemos esse trabalho com a ampliação de pavimentações na zona rural e a construção de passagens molhadas, que trazem mais dignidade e qualidade de vida para o nosso povo", comemorou Marianna.

#Desenvolvimento 14/03/2024 GABINETE DA PREFEITA Prefeita Marianna busca recursos, anuncia obras e eleva Pau dos Ferros a destaque nacional em Brasília

O município de Pau dos Ferros foi destaque na sessão do Senado Federal na última quarta-feira (13), durante agenda da prefeita Marianna Almeida em Brasília. Acompanhada pela senadora Zenaide Maia, a chefe do executivo pau-ferrense foi citada durante a fala da parlamentar. "Senhor presidente, estou aqui para apresentar a prefeita Marianna, da região Oeste do Rio Grande do Norte, onde 30% das cidades têm prefeitas mulheres. Pau dos Ferros é a cidade da educação!", disse Zenaide.

Em sua fala, o presidente do Senado Federal, Rodrigo Pachego, desejou as boas vindas à prefeita e destacou o fato dela ser filiada ao PSD, o mesmo partido que ele também representa. Em um breve comentário durante a fala de Zenaide, Marianna destacou que Pau dos Ferros é a "Capital Intelectual" do Alto Oeste Potiguar. "Sinto-me realizada por poder representar nossa Princesinha do Oeste, Capital Intelectual do Oeste, e dar orgulho a essa representatividade que me foi confiada pelo povo de Pau dos Ferros", comemorou.

A agenda da prefeita Marianna Almeira se iniciou na última terça-feira (12) em Brasília. Ela já cumpriu presença em importantes audiências na CODEVASF, DNIT, Ministério da Saúde, Ministério do Turismo, Ministério da Educação e FNDE na busca de pleitos como pavimentação asfáltica de 15 ruas; parcerias para a FINECAP 2024; recursos para o Serrote do Jatobá (incluindo a imagem de Nossa Senhora da Conceição); assistência em saúde; anel viário, pórticos de entrada da cidade; alargamento e restauração da BR-405 que passa em Pau dos Ferros e; reforma de quadras de esporte e escola municipais.

Ainda durante a intensa programação na capital federal, que contou com a articulação e apoio do Deputado Federal Benes Leocádio e da Senadora Zenaide Maia, Marianna anunciou que Pau dos Ferros foi contemplada no Novo PAC Seleções com uma Creche/Escola de Educação Infantil, uma Escola em Tempo Integral e um Espaço Esportivo Comunitário, além da conquista de um ônibus escolar.

#Desenvolvimento 14/03/2024 GABINETE DA PREFEITA NOVO PAC Seleções: Pau dos Ferros conquista Creche, Escola, Ônibus e Equipamento Esportivo

A Prefeitura de Pau dos Ferros anunciou à população que o município foi contemplado com quatro projetos nas áreas da educação e esporte através do Novo PAC Seleções, do Governo Federal. As conquistas são fruto de esforços da gestão, que inscreveu as iniciativas e agora recebeu um parecer favorável.

Os benefícios garantidos pelo Novo PAC contemplam as obras de uma Creche/Escola de Educação Infantil, uma Escola em Tempo Integral e um Espaço Esportivo Comunitário, além da conquista de um ônibus escolar.

Em agenda em Brasília nesta semana, a prefeita Marianna Almeida também anunciou a novidade em suas redes sociais e comemorou. "Aproveitamos nossa vinda à capital do Brasil para também tratar nos Ministérios, dentre tantas outras demandas, sobre essas obras e equipamento conquistados junto ao Governo Federal. Estamos todos muito felizes e entusiasmarmos com mais essas garantias para o nosso povo", disse Marianna.

O Novo PAC Seleções realiza obras e empreendimentos para a população brasileira em áreas essenciais à saúde, educação, mobilidade, qualidade de vida e acesso a direitos, com participação direta de municípios e estados nos investimentos do Novo PAC.

#Desenvolvimento 30/11/2023 GABINETE DA PREFEITA Prefeitura submete 10 projetos ao NOVO PAC

A Prefeitura de Pau dos Ferros informa à população que foram cadastrados 10 projetos ao NOVO PAC, do Governo Federal.

Com o objetivo de pleitear avanços em políticas públicas nas áreas da educação, saúde, assistência social, esporte e meio ambiente, as iniciativas visam ampliar e criar novas oportunidades para levar melhorias à população, da zona rural à zona urbana.

De acordo com a prefeita Marianna Almeida, todas as possibilidades de cadastramento aptas à Prefeitura de Pau dos Ferros foram validadas. "Nossa equipe fez um levantamento das propostas que tínhamos pré-requisitos, de acordo com o sistema. A partir desse levantamento, fizemos uma força-tarefa para cadastrar as demandas com projetos qualificados e em tempo hábil. Fizemos nossa parte e agora vamos aguardar o retorno do Governo Federal", disse Marianna.

O NOVO PAC visa atender os projetos prioritários apresentados por gestores municipais e estaduais em áreas essenciais, oportunizando acesso a recursos e resolução de demandas emergentes pela população.

#Desenvolvimento 08/11/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO Em parceria com a FEMURN, prefeitura dá início a elaboração do Plano de Desenvolvimento Econômico do município

A Prefeitura de Pau dos Ferros, em parceria com a FEMURN, deu início à elaboração do Plano de Desenvolvimento Econômico do município. O primeiro treinamento sobre a pauta está ocorrendo na última segunda-feira (06).

O treinamento conduzido pelo professor Dr. William Eufrásio conta com a participação de secretários e corpo técnico da Prefeitura.

A equipe responsável pela elaboração do Plano deverá divulgar em breve o cronograma com os demais encontros que serão realizados.

#Desenvolvimento 19/09/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO RURAL Programa Água Doce é inaugurado na comunidade do Perímetro Irrigado

A Prefeitura de Pau dos Ferros entregou na manhã desta terça (19), o sistema de abastecimento da comunidade Perímetro Irrigado, através do Programa Água Doce. A solenidade de entrega ocorreu no local onde os equipamentos estão instalados.

O sistema consiste na utilização de um dessalinizador de água bruta de poço tubular. A água que passa pelo equipamento já sai tratada e pronta para o consumo humano, podendo beneficiar cerca de 3 mil pessoas.

Além do Perímetro Irrigado, o Programa Água Doce beneficiará outras comunidades vizinhas.

O programa do Governo Federal contou com a contrapartida do município que intermediou com o DNOCS a doação do terreno e disponibilizou um operador permanente para o sistema.

#Desenvolvimento 19/09/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO Prefeitura lança edital de licitação do Terminal Turístico Lindalva Torquato Fernandes localizado na Barragem

A Prefeitura de Pau dos Ferros, informa que já está disponível o edital de licitação do Terminal Turístico Lindalva Torquato Fernandes, conhecido popularmente por Barravento, localizado na Barragem de Pau dos Ferros. O edital para licitação, modalidade concorrência, foi publicado no site da Prefeitura na última quarta (13).

Com a realização da licitação, ganhará a concessão quem fizer a maior e deverá executar o projeto de reforma, elaborado pela equipe de engenharia do município. A empresa vencedora será recompensada pela reforma que realizar.

A expectativa após a finalização do processo licitatório é que o espaço seja reformado e volte a funcionar, fortalecendo o turismo, a economia e a geração de emprego no município. "Ter a cessão do terminal turístico Lindalva Torquato, foi uma das pautas que tratei em 2021, junto ao DNOCS, em Fortaleza, sobre pleitos importantes para o desenvolvimento da nossa cidade, que vai gerar emprego e renda para nosso município e região", contou a Prefeita Marianna Almeida.

A licitação ocorrerá no dia 23 de outubro, a partir das 9h, na sala do Departamento de Licitações, localizado no Complexo Administrativo da Prefeitura de Pau dos Ferros, na Avenida Getúlio Vargas, número 1911, no centro.

O Terminal Turístico foi construído por meio de um convênio realizado entre município e governo federal, inaugurado oficialmente em 2003 e hoje está desativado.

VALE LEMBRAR

Em 2021, a prefeita Marianna Almeida esteve na sede do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS), em Fortaleza, onde realizou reunião com o Diretor-Geral do DNOCS, Fernando Marcondes de Araújo Leão e o Diretor de Desenvolvimento Tecnológico e Produção do Departamento, Thales André Fernandes.

Confira abaixo o edital.

#Desenvolvimento 17/10/2022 GABINETE DA PREFEITA Em Brasília, prefeita protocola solicitações nos Ministérios do Turismo e da Educação

A prefeita Marianna Almeida começou a semana em Brasília, buscando melhorias para os pau-ferrenses. Nesta segunda-feira (17), protocolou no Ministério do Turismo, o ofício para a implantação de um Clube do Servidor no município.

A gestão comprometida com a excelência em serviços e com as pessoas, entende que um servidor motivado demonstra dedicação e empenho, seja na execução de tarefas, na gestão e até mesmo no convívio com os demais, no ambiente laboral, trabalhando de forma eficaz, e principalmente, com respeito ao cidadão. Ainda no Ministério do Turismo, tratou sobre a possibilidade da construção de um Teatro Municipal, visando intensificar a cultura e o turismo local.

Além disso, no Ministério da Educação, Marianna protocolou ofício relacionado à implementação de uma Escola de Governo para o município, que tem como objetivo o aperfeiçoamento, bem como a profissionalização dos servidores públicos.

#Desenvolvimento 29/06/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO Pavimentação asfáltica da Joaquim Torquato e José Alves de Queiroz garantirão melhoria na mobilidade urbana

Durante a manhã desta terça-feira (29), a prefeita Marianna Almeida assinou a ordem de serviço para pavimentação asfáltica de trecho da rua Joaquim Torquato, no bairro São Judas Tadeu e da rua José Alves de Queiroz, no bairro Aloísio Diógenes.

Os recursos oriundos do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) são no valor de R$1.441.714,00, com contrapartida do município no valor de R$ 3.614,03, e já teve início na manhã de hoje (29), com prazo previsto para finalização da obra no dia 28 de outubro de 2022.

A obra irá contemplar uma extensão de 1.568,45 m, tendo início na rua 13 de maio, passando pelas ruas Joaquim Torquato e José Alves de Queiroz, até chegar na BR 405, e será importante para melhorar e desafogar o complicado fluxo urbano existente, dando mais uma via alternativa para trafegar na cidade.

#Desenvolvimento 23/06/2022 GABINETE DA PREFEITA Anel viário e recuperação das estradas foram pautas da agenda da prefeita em Natal

Na última terça-feira (21), a prefeita Marianna Almeida esteve na sede do DNIT para dialogar sobre pautas importantes com o Superintendente Regional, Daniel de Almeida, e com o Chefe de Serviços e Operações, Fábio Lisboa.

Em um dos temas abordados, foi debatido sobre a necessidade da recuperação das estradas (BR 405/ BR 226/ BR 110), trechos dentro e no entorno do nosso município. O DNIT se prontificou em atender o nosso pleito, aumentando as equipes da operação, para que, com celeridade, nos próximos dias, aconteça a operação tapa buracos.

Além disso, ao tratarem sobre a pauta do anel viário, foi nos assegurado de que uma empresa já foi contratada para a realização do estudo de viabilidade para construção desta importante obra, além de melhorias das estradas e ampliação de acostamentos. Nas próximas semanas, portanto, a Prefeitura e a Câmara dos Vereadores deverão ser convocadas para uma audiência.

Isso é a gestão "Valorizando Nossa Gente", em busca, diariamente, de parcerias que venham a proporcionar desenvolvimento e melhorias para a nossa cidade e região.

#Desenvolvimento 24/05/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO Rua Maurício Rêgo, no bairro Manoel Deodato receberá pavimentação e drenagem superficial

Hoje (24), a prefeita Marianna Almeida assinou, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (SEINFRA), a ordem de serviço para pavimentação e drenagem superficial da Rua Maurício Rêgo, no bairro Manoel Deodato. Uma obra orçada no valor de R$ 77.524,27 (setenta e sete mil, quinhentos e vinte e quatro reais e vinte e sete centavos).

Na oportunidade, estiveram presentes o Secretário Municipal de Infraestrutura, Waldêncio Pessoa, o Secretário Municipal de Planejamento, Felipe Almeida, e o responsável pela empresa, Luiz Eduardo.

É a gestão "Valorizando Nossa Gente" chegando, cada vez mais, aos bairros de Pau dos Ferros, propiciando melhorias para nosso povo.

#Desenvolvimento 23/05/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE GOVERNO Em parceria com o Programa Água Doce beneficiará mais de mil pessoas na Zona Rural de Pau dos Ferros

Hoje (23), o Secretário Municipal de Governo, Jaime de Carvalho, esteve reunido com as Técnicas do Ministério do Desenvolvimento Regional, com a Secretária de Saúde, Kallianne Fernandes, com a Secretária de Desenvolvimento Social, Glenira Holanda, e com membros da Defesa Civil de Pau dos Ferros.

Na oportunidade, trataram sobre o Programa Água Doce, que vai beneficiar mais de 1.000 (mil) pessoas no Perímetro Irrigado e comunidades adjacentes. Sem dúvidas, um programa que irá proporcionar melhor qualidade de vida para o povo desta comunidade.

#Desenvolvimento 31/03/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE GOVERNO Funasa realiza instalação e perfurações de poços com apoio da Defesa Civil do município

A Prefeitura de Pau dos Ferros, em parceria com a Fundação Nacional de Saúde (FUNASA), realizou na vila Calimeira, no Perímetro Irrigado, a instalação de um poço tubular totalmente revestido com tubos e filtros geomecânicos, contabilizando 105 metros de revestimento.

Além do poço, também será feita a instalação completa de equipamento com bomba submersa e caixa d'água tipo chafariz, uma estrutura implantada através da Superintendência Estadual da FUNASA do Rio Grande do Norte, proporcionando segurança hídrica às comunidades rurais dessa municipalidade. Ao todo, serão realizadas 31 perfurações com instalação completa.

Dando suporte a equipe da FUNASA na região, a Defesa Civil Municipal tem monitorado, orientado e prestado apoio às equipes de perfuração, instalação e limpeza dos poços.

#Desenvolvimento 11/11/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO Acompanhada de equipe técnica da SEPLAN, prefeita faz visita à obras

O cuidado de se acompanhar de perto o andamento das obras traz celeridade e justifica a constante conclusão que o município tem dado as obras da cidade. Em intensa manhã de visitas hoje (11), a prefeita Marianna Almeida, juntamente com a equipe técnica da Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento Econômico (SEPLAN) e o secretário Felipe Almeida, percorreram Pau dos Ferros realizando visitas aos locais das obras que estão sendo executadas pela atual gestão.

A primeira parada foi na construção do Ginásio de Esportes, que fica no bairro Nações Unidas. Já nos ajustes finais, a construção priorizou inclusão, oferecendo uma estrutura com acessibilidade aos usuários. A conclusão do ginásio representa o resgate e o incentivo à prática de esportes, onde a população poderá praticar diversas modalidades de esportes, como vôlei, futsal, handebol e basquete. A previsão é que a obra seja entregue em janeiro de 2022.

O município ganhará um Centro de Especialidades Médicas (CEM), que também está em fase avançada da sua construção. A obra que teve o prazo de 120 dias para ser realizada, e com apenas 29 dias já está com 51,96% dela concluída. A expectativa é que ela seja entregue a população até o final deste ano de 2021. A ordem de serviço foi assinada, no dia 16 de setembro, foi orçada no valor de R$ 122.380,44 (cento e vinte e dois mil, trezentos e oitenta reais e quarenta e quatro centavos), assegurada com recursos próprios.

Completando a rota de visitas, a equipe esteve na reforma do Estádio 9 de Janeiro, no bairro São Vicente de Paula.

Vale ressaltar a importância de conhecer a rotina e o andamento das obras, torna possível planejar prazos para entregas oficiais e disponibilização dos serviços à população, além do alinhamento que ocorre junto aos contratos pré-estabelecidos com os construtores.

As visitas aconteceram com a presença do gerente de engenharia e projetos, Waldêncio e Erivaldo, o coordenador de projetos urbanos, Vidal Júnior, como também a Secretária de Saúde, Kallianne Fernandes.

#Desenvolvimento 26/10/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA Prefeitura recebe mais de R$ 628 mil para perfuração de poços e equipamentos para sistema de abastecimento de água

Correr atrás de melhorias para o município tem sido a obstinação diária da gestão. Na tarde de ontem (25), a prefeita Marianna Almeida esteve junto ao Ministro das Comunicações, Fábio Faria e do presidente da Fundação Nacional de Saúde - FUNASA, Miguel Marques, além do superintendente da FUNASA, Pablo Tatim, na cidade de Caicó.

Na oportunidade, Pau dos Ferros foi beneficiada com recursos que serão destinados ao povo do município, um investimento no valor de R$ 398.880,69 (trezentos e noventa e oito mil, oitocentos e oitenta reais e sessenta e nove centavos), para realizar a instalação de equipamentos de bombeamento e implantação de sistema de abastecimento de água. Além disso, o valor de R$ 201.000,00 (duzentos e um mil reais), que serão destinados ao serviço de locação, perfuração, limpeza, testes de bombeamento com análises físico-químicas bacteriológicas dos poços em rocha cristalina, além da instalação. Como também, foi agraciado com R$ 28.467,86 (vinte e oito mil, quatrocentos e sessenta e sete reais e oitenta e seis centavos) para perfurar um poço tubular profundo.

Ao todo, Pau dos Ferros recebeu um total de R$ 628.348,55 (seiscentos e vinte e oito mil, trezentos e quarenta e oito reais e cinquenta e cinco centavos). A chegada desses equipamentos e poços serão fundamentais para essas comunidades que sofrem com falta d'água, uma vez que não possuem água tratada e agora terão como consequência a redução de problemas de saúde, além da melhoria na qualidade de vida desta população.

Durante a entrega, além da prefeita, estiveram presentes o vice-prefeito Renato Alves e o vereador Reginaldo.

#Desenvolvimento 21/10/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA Em Fortaleza, prefeita Marianna Almeida participa de reunião com Diretor-Geral do DNOCS

Na última segunda-feira (18), a prefeita Marianna Almeida esteve na sede do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS), em Fortaleza, juntamente com o Secretário de Planejamento, Felipe Almeida, onde realizou reunião com o Diretor-Geral do DNOCS, Fernando Marcondes de Araújo Leão e o Diretor de Desenvolvimento Tecnológico e Produção do Departamento, Thales André Fernandes.

Na ocasião, assuntos importantes para o município foram colocados em pauta. "Tratamos sobre pleitos importantes para o desenvolvimento da nossa cidade e região, como: a aquisição de terreno para o Distrito Empresarial, que vai gerar emprego e renda para nossa região, a cessão de terreno para a instalação da oficina de costura, além da cessão do terminal turístico Lindalva Torquato", contou Marianna.

As reivindicações são demandas pertinentes na expectativa de trazer crescimento, não só para Pau dos Ferros, como para a região.

#Desenvolvimento 21/10/2021 GABINETE DA PREFEITA Pau dos ferros participa de premiação por eficiência na gestão do município

Na noite desta quinta-feira(21), acontece em Natal o "Prêmio Band Cidades Excelentes", que irá premiar as cidades consideradas excelentes entre os 167 municípios potiguares. A premiação é uma parceria com o Instituto Aquila e conta com apoio da Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (Femurn) e da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (FIERN). A cerimônia de entrega dos prêmios acontecerá a partir das 18h, no auditório da FIERN, em Lagoa Nova.

Com base em dados do Governo Federal, a iniciativa premiará cidades potiguares que atingiram índices de excelência em áreas como educação, saúde, eficiência fiscal, infraestrutura e desenvolvimento. Os indicadores avaliados no prêmio são construídos a partir de cinco modalidades: eficiência fiscal e transparência, educação, saúde e bem-estar, infraestrutura e mobilidade urbana e desenvolvimento socioeconômico e ordem pública. Em cada modalidade, os municípios são separados em três categorias de avaliação, de acordo com o tamanho da população local: até 30 mil habitantes, entre 30 mil e 100 mil habitantes e mais de 100 mil habitantes.

Para acompanhar a evolução dos municípios brasileiros existe uma plataforma, o IGMA (Índice de Gestão Municipal Aquila). Na metodologia das Cidades Excelentes ela é a bússola que possibilita o monitoramento de cada uma das modalidades do ciclo virtuoso de desenvolvimento municipal. Sua arquitetura foi desenhada para possibilitar que qualquer cidadão consulte a situação do seu município, entender as principais prioridades e a busca de cidades espelho.

Segundo o presidente executivo do Grupo Aquila, Raimundo Godoy, as cidades são selecionadas após minuciosa avaliação de dados obtidos no portal da transparência. "As informações são obtidas nas fontes primárias, com dados repassados ao sistema pelas próprias prefeituras. Nós vamos lá nas fontes primárias e trazemos para nossa plataforma", afirmou.

#Desenvolvimento 27/09/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Pau dos Ferros recebe Ministro das Comunicações e Presidente da Funasa que farão entrega de projetos para o Alto Oeste

Nesta tarde (27), no Ginásio Poliesportivo Vereador Milton França, no bairro Riacho do Meio, a prefeita Marianna Almeida recebeu o Ministro das Comunicações - MCOM, Fábio Farias, o presidente da Fundação Nacional de Saúde - FUNASA, Miguel Marques e o Superintendente Estadual da FUNASA, Pablo Tatim que, em parceria, realizaram evento conjunto de entrega de projetos para a região do Alto Oeste Potiguar.

Na ocasião, foi inaugurada a primeira estação de televisão digital de uso compartilhado no país, além disso, durante a cerimônia foi assinado Termo Aditivo, possibilitando Pau dos Ferros ingressar no CONSOP - Consórcio Público Regional de Saneamento do Alto Oeste Potiguar - um convênio, cujo objetivo é a construção de aterros sanitários que atendam à demanda da região. Por meio desse instrumento a Funasa repassará R$ 19.800.000,00 para o Governo do Estado realizar as obras em parceria com o Consórcio. Só no Oeste Potiguar serão beneficiados 44 municípios e mais de 300 mil cidadãos.

No evento também foi entregue o certificado de conclusão de 12 obras de engenharia que beneficiaram 10 municípios potiguares, dentre elas, 10 casas no O Programa de Melhorias Habitacionais para o Controle da Doença de Chagas (MHCDCh), no valor de R$ 335.348,06. Os projetos concluídos também atendem a milhares de cidadãos norte-rio-grandenses nas áreas de saneamento básico e acesso à água e foram financiados com recursos da Funasa, entidade vinculada ao Ministério da Saúde, que repassou aos municípios o valor total de R$ 9.568.587,51.

A FUNASA é um órgão estratégico, principalmente no Nordeste. Constrói poços artesianos e adutoras, casas e sistemas de esgotamento sanitário em municípios com menos de 50 mil habitantes. A FUNASA atende a 159 dos 167 municípios do Rio Grande do Norte, com investimentos de cerca de 140 milhões de reais em favor da melhoria de qualidade de vida da população. "Pau dos Ferros foi beneficiada com casas, no bairro Manoel Deodato, serão feitos poços para comunidades que ainda sofrem com a falta d'água, mas a chegada desse aterro sanitário é um projeto que beneficia os índices de saúde de um município, trazendo qualidade de vida e saúde para o povo", conta Marianna.

O grande número de obras concluídas oriundas de convênios firmados entre a FUNASA e os municípios do Rio Grande do Norte, ocorridas de 2020 para cá, apenas foi possível pela implementação de um planejamento estratégico realizado pela nova gestão da FUNASA/RN, que aumentou em 147% o número de parcelas de convênios pagas no último ano, se tornando a segunda melhor execução orçamentária entre as 26 superintendências da Fundação em todo o país. Segundo o Superintendente Estadual da FUNASA, Pablo Tatim "Fizemos mais com menos. Em 2019 perdemos metade de nosso efetivo com aposentadorias de servidores, mas com foco e gestão mais que dobramos a produtividade".

Para o presidente da FUNASA, Miguel Marques, o órgão no RN tem atuado da forma esperada pela direção nacional: "A FUNASA potiguar tem dado muitas alegrias para nós. Alto nível de execução orçamentária e aumento significativo de produtividade. Com isso, estamos fazendo mais para quem menos tem. Esse é apenas o primeiro de vários eventos de inauguração que faremos no Rio Grande do Norte."

#Desenvolvimento 25/08/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO RURAL SEDRU inicia serviços de recuperação das estradas vicinais de Pau dos Ferros

A prefeitura de Pau dos Ferros, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural (SEDRU), deu início no dia 23 de agosto a execução dos serviços de terraplenagem e recuperação das estradas vicinais do município.

De acordo com o secretário Municipal de Desenvolvimento Rural, o engenheiro agrônomo Arimateia Lopes, já tiveram suas estradas recuperadas dos sítios: Torrões, Grossos, Alagoinha dos Estevãos e dos Reinaldos, Barragem, Sorriso, Pedra Preta, Estradas do Lixão, Logradouro, Três Lagoas e Várzea Alegre.

Para execução do serviço, os colaboradores contam com máquinas retroescavadeira, pá-carregadeira, motoniveladora ou patrol, além de motoristas de caçambas. O serviço terá continuidade nas estradas vicinais dos sítios: Alagoinha dos Ferreiras, fazendo os serviços de terraplanagem até sua conclusão dos sítios adjacentes: Raiz, Maniçoba, Poço Comprido, Lagoa Redonda, Areias e Sítio Conceição. "Organizamos um cronograma para atender essas áreas nessa primeira etapa. Em seguida, iremos iniciar os serviços nas demais comunidade rurais que abrangem o município de Pau dos Ferros", explicou Arimatéia.

Os serviços garantem a mobilidade das pessoas que moram em zonas rurais, dando acesso a chegar aos lugares necessários para a vida urbana como trabalho, escolas, comércio, hospitais etc, viabilizando as viagens essenciais para o exercício dos direitos básicos dos cidadãos.

#Desenvolvimento 25/07/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO Prefeita Marianna Almeida recebe governadora que destaca o desenvolvimento do município

A prefeita Marianna Almeida recebeu a governadora, Fátima Bezerra, na manhã da última sexta-feira (23) e visitaram a loja de uma rede de atacarejo recém-inaugurada em Pau dos Ferros, que gera 165 empregos diretos e aproximadamente 400 indiretos. Esta é a segunda unidade da rede no Rio Grande do Norte. A outra fica na cidade de São Miguel. O grupo potiguar tem ainda cinco lojas no Ceará e planos de se expandir, dependendo da recuperação econômica na pós-pandemia.

O comércio é a principal atividade econômica de Pau dos Ferros e tem se destacado na região por gerar empregos. Nos cinco primeiros meses de 2021, segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), foram criados 7.798 novos postos de trabalho com carteira assinada no Rio Grande do Norte.

Desde que o novo regime especial de incentivos ao comércio atacadista foi implantado, três redes de atacarejo se instalaram em Pau dos Ferros, que é um município estratégico para a instalação de empreendimentos como este, sendo também resultado do novo regime especial de incentivos ao comércio atacadista e a centros de distribuição de mercadorias.

"Com a política de incentivos do governo, invertemos o fluxo do comércio. Antes, comerciantes e consumidores saíam daqui para comprar em outras cidades e estados. Agora é o inverso. As pessoas de outros estados estão vindo comprar aqui, gerando ICMS para o Rio Grande do Norte", ressaltou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Jaime Calado.

#Desenvolvimento 28/06/2021 GABINETE DA PREFEITA Prefeita recebe Deputado João Maia que destinou mais de 1,8 milhões em emendas para Pau dos Ferros

Na última quinta-feira (24), a prefeita Marianna Almeida recebeu na sede da Prefeitura Municipal de Pau dos Ferros o Deputado Federal, João Maia. Durante a visita, o deputado tratou sobre a destinação de emendas parlamentares de sua autoria, com recursos orçamentários que serão destinados a saúde, a educação, como também para a execução de obras no município.

Ao todo, as emendas totalizaram R$1.800.000,00 (hum milhão e oitocentos mil reais), que irão garantir melhorias nos diversos setores da gestão, priorizando os pilares emergenciais do município.

Confira o valor de cada emenda:

• R$400.000,00 (quatrocentos mil) destinados para investimento na atenção básica da saúde;

• R$600.000,00 (seiscentos mil) destinados a saúde municipal;

• R$200.000,00 (duzentos mil) para aquisição de equipamentos em Educação Básica;

• R$600.000,00 (seiscentos mil) alocados no Ministério do Desenvolvimento Regional para a execução de obras.

#Desenvolvimento 01/06/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE ADMINISTRAÇÃO Prefeitura de Pau dos Ferros assina convênio com a Facep

Valorizar a busca pelo conhecimento e acreditar que através da educação se constrói o desenvolvimento profissional, técnico e cultural, é que a gestão "Valorizando Nossa Gente" dará a possibilidade de potencializar a educação e o nível instrucional dos nossos servidores públicos.

No último dia 26 de maio, a Prefeita Marianna Almeida assinou termo de convênio/parceria com a instituição de Ensino Superior Faculdade Evolução Alto Oeste Potiguar (FACEP), representada pela sua diretora Profa. Mestra Genisa Raulino, para oferecer aos servidores públicos do município desconto nas mensalidades dos cursos de graduação e pós-graduação.

A prefeita Marianna Almeida disse que é mais um passo dado no avanço das conquistas para os funcionários. "Nosso interesse é ajudar os servidores a se especializarem, seja na sua área ou até mesmo proporcionando novos desafios, por meio do incentivo ao acesso à graduação ou pós-graduação. Sem contar que pensamos até na família, que também poderá usufruir da parceria e poderá fazer os cursos oferecidos pela Facep com o mesmo desconto nas mensalidades", explicou Marianna.

Está à disposição do funcionalismo público cursos de graduação como Ciências Contábeis, Administração, Direito, Enfermagem, Pedagogia e Psicologia, e cursos de Pós-Graduação em Gestão Pública e de Pessoas, Pós-Graduação Saúde Coletiva e Pós-Graduação em Direito Previdenciário e do Trabalho.

A Secretaria Municipal de Administração (SEAD) coordenará as ações desta parceria, esclarecendo todas as dúvidas que os servidores tiverem para poder ter acesso aos descontos durante o curso. Além dos funcionários, serão beneficiados os familiares, cônjuge e filhos, desde que seja comprovada a relação parental, por meio dos documentos legais como certidão de casamento e nascimento.

Quem tiver interesse em saber mais sobre os cursos que a Facep oferece, basta acessar o link abaixo.

#Desenvolvimento 18/02/2021 GABINETE DA PREFEITA Marianna recebe governadora Fátima Bezerra e visitam Estrada da Barragem

Na última quinta (18), a prefeita Marianna Almeida esteve com a governadora Fátima Bezerra, visitando a estrada que dá acesso ao açude público Dr. Pedro Diógenes Fernandes, em Pau dos Ferros, que fica na Estrada da Barragem.

A via de acesso da BR-405, conhecida como Estrada da Barragem, foi recuperada em novembro de 2020 pelo Governo do Rio Grande do Norte, por meio do Departamento Estadual de Estrada de Rodagem (DER-RN). Marianna, juntamente com Fátima e representantes do Legislativo municipal e estadual, percorreram a extensão de 2,5 km, a fim de vistoriar o trecho que foi recuperado com recursos próprios do Estado, na ordem de R$ 650 mil.

A prefeita do município, Marianna Almeida, destacou a importância da obra: "Realmente, essa estrada estava numa situação deplorável. Nossa atitude é de agradecimento, em nome do povo da cidade", disse. A obra atende a uma solicitação da população feita à chefe do Executivo estadual, durante a realização da 4ª edição da Feira Regional de Negócios, Ciência, Tecnologia e Inovação (Feneciti), realizada na cidade, no início do ano passado. "Em 2020, assumi esse compromisso de recuperar a Estrada da Barragem, que dá acesso a um dos cartões-postais mais bonitos de Pau dos Ferros. Graças a Deus, mesmo com dificuldades financeiras, conseguimos dar prioridade a esse pleito da população. Portanto, é com muita alegria que estou entregando oficialmente esta obra que vem a melhorar a qualidade de vida desse povo tão querido, que é o povo pauferrense", declarou Fátima.

Construída em 1990, a Estrada da Barragem até então só tinha recebido serviços de tapa-buraco e foi totalmente recuperada pelo Governo do Estado. Foram realizados serviços de recapeamento no acesso à Barragem e ao aeroporto de Pau do Ferros. A sinalização está sendo feita pela equipe do Detran-RN.

O trecho é considerado de muita importância para os moradores, pois além de melhorar o acesso de quem mora após a barragem, facilita a ida ao aeródromo do município e beneficia também o fluxo de turistas que visitam o reservatório em tempos de cheia.

A Barragem é o sétimo maior reservatório do Rio Grande do Norte, com capacidade para 54,846 milhões de metros cúbicos de água. Atualmente, segundo dados do Instituto de Gestão das Águas do Rio Grande do Norte (Igarn), o reservatório encontra-se com cerca de 20% do seu volume atual.

Fotos: Robson Araújo

#Desenvolvimento 18/05/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE GOVERNO Prefeito Leonardo Rêgo recebe a visita de representantes do Corpo de Bombeiros em Pau dos Ferros O Prefeito Leonardo Rêgo recebeu nesta sexta-feira (18) em seu gabinete a visita do Capitão Joilton Cunha e do Cabo Moesio Marinho que representam a Corporação de Bombeiros.

O Capitão Joilton Cunha, responsável pela Unidade de Bombeiros em Pau dos Ferros, destacou em rápida conversa com o chefe do executivo municipal a consolidação do empenho de recursos, fruto de uma emenda do Deputado Estadual Getúlio Rêgo, para aquisição de uma ambulância que atenderá os anseios dos profissionais que atuam no corpo de bombeiros do município.

O processo de compra já está sendo iniciado, a previsão de chegada do veículo é de 120 dias após a conclusão do processo burocrático. O valor da emenda destinada pelo Deputado é de R$ 280 mil.

Com a chegada de mais esse veículo os profissionais poderão desenvolver um trabalho ainda melhor e de forma mais eficiente.

O prefeito agradeceu os relevantes serviços prestados pelo Corpo de Bombeiros no município, além de destacar a importância do investimento que está sendo realizado. “Este novo veículo irá possibilitar maior agilidade no atendimento das ocorrências de maior gravidade, oferecendo segurança, conforto, rapidez e, acima de tudo, um atendimento humanizado a quem necessitar”, frisou.
www.paudosferros.rn.gov.br
Emitido dia 28/04/2024 às 20:04:14