CategoriaData de publicaçãoSecretariaTítuloTexto
#PrevençãoContraDengue 19/03/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Escolas municipais recebem Agentes de Endemias em ação de prevenção à dengue e Arboviroses

A Prefeitura de Pau dos Ferros, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SESAU), iniciou na manhã desta terça-feira (19), um trabalho de educação em saúde nas escolas do município, com o projeto "Endemias em ação: As Arboviroses no contexto escolar".

A iniciativa pretende orientar a comunidade escolar sobre as formas de prevenção das arboviroses, como dengue, zyka e chikungunya.

A Escola Municipal Elpídio Chaves foi a primeira a receber o projeto. A programação na unidade envolveu alunos e professores e contou com panfletagem, palestra e dinâmicas.

As ações do projeto são conduzidas pelos agentes de endemia e acontecem nas unidades escolares da rede municipal.

#PrevençãoContraDengue 18/02/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE SESAU reúne secretarias para articular ações conjuntas de combate à dengue

A Secretaria Municipal de Saúde (SESAU), realizou uma reunião com representantes das Secretarias de Educação (SEDUC), Meio Ambiente (SEMA), Governo (SEGOV) , Infraestrutura (SEINFRA) e Desenvolvimento Social (SEDES), para articular ações conjuntas de combate à dengue em nosso município.

"Em ação estratégica e preventiva, os municípios estão sendo convocados pela SESAP a se organizarem de modo intersetorial para traçarem um plano de ação com foco na prevenção e estruturação da rede pública para redução do número de casos. Este momento é importante para ativarmos a prevenção e o combate ao mosquito principalmente nesse período chuvoso", disse a secretária de saúde, Kallianne Fernandes.

Vale reforçar que o combate à dengue é um dever também de todos os munícipes. O objetivo é que juntos, se consiga vencer mais essa etapa pela manutenção da qualidade da saúde pública dos pau-ferrenses.

#PrevençãoContraDengue 16/02/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Prevenção é a melhor forma de combater o AEDES AEGYPTI 

Com o aumento das chuvas no município a Secretaria Municipal de Saúde (SESAU), através do setor de Endemias, desenvolveu estratégias e disponibilizou de maneira preventiva seus Agentes de Endemias do município, que vem realizando um trabalho preventivo de conscientização sobre o mosquito Aedes Aegypti.

As epidemias de dengue são responsáveis, no mundo, por milhares de casos e óbitos anualmente e no Brasil o nível endêmico dessa doença está relacionado à elevada infestação domiciliar pelo Aedes aegypti e infestações humanas pelos diferentes sorotipos do vetor.

Pelo fato de grande parte dos criadouros infestados ou potenciais se encontrarem no interior dos domicílios, as atividades educativas têm cada vez mais responsabilidades, tanto no engajamento da população na eliminação dos criadouros, como no esclarecimento sobre a dengue e sua etiologia 1.

#PrevençãoContraDengue 02/12/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE   Crianças de escolas municipais aprendem sobre como prevenir a Dengue brincando

A Carreta Interativa esteve em Pau dos Ferros nestes dias 01 e 02 de dezembro, na Praça José Lopes Chaves, na Avenida Getúlio Vargas e recebeu várias crianças das escolas municipais para aprender como prevenir que o mosquito Aedes Aegypti se prolifere.

Maria Júlia Varela, de 8 anos, esteve com seus colegas da Escola Municipal do São Benedito, para conhecer a Carreta Itinerante e se divertiu com a interatividade proporcionada pelo projeto e contou o que ela mais gostou do projeto. "Entrei no caminhão e aprendi como vou fazer para o mosquito não entrar lá em casa. Eu gostei da brincadeira da raquete para gente ficar eliminando os mosquitos", contou Maria Júlia toda animada.

As crianças foram recebidas pela equipe de endemias e pelos funcionários da FUNASA que realizavam todo o percurso mostrando as brincadeiras e interatividade que a proposta oferecia. Os alunos puderam brincar, ouvir músicas além de receber um lanche durante o passeio.

O Projeto é resultado de parceria entre a Prefeitura de Pau dos Ferros, o Consórcio Público Intermunicipal do Rio Grande do Norte (COPIRN) e a Fundação Nacional de Saúde (FUNASA), que usa a tecnologia a serviço da conscientização no combate ao mosquito Aedes Aegypti.

Agentes de Endemias realizam trabalho preventivo durante o ano todo

Atualmente, Pau dos Ferros é uma cidade com baixos índices de casos de Dengue, o que se deve ao árduo trabalho desenvolvido pelos Agentes de Endemias, na conscientização da população quanto aos cuidados necessários para evitar a proliferação do mosquito, durante o períodos chuvoso.

O trabalho é feito através de visitas às casas, além do trabalho educativo de prevenção e controle da dengue nas escolas.

Segundo boletim epidemiológico, feito pelo Governo do Estado do Rio Grande do Norte, o município de Pau dos Ferros registrou até o momento 36 notificações de suspeitas, e constatado que não houve casos até o momento.

Sempre que o período chuvoso começa a se aproximar, a Secretaria Municipal de Saúde, através do setor de Endemias, intensifica as estratégias desenvolvidas de maneira preventiva realizando ações de conscientização sobre o mosquito Aedes Aegypti nas escolas, interagindo e mobilizando as crianças.

Os agentes fazem visitas às escolas do município com o intuito de abordar sobre Arboviroses e o risco do mosquito Aedes Aegypti, causador da Dengue, Chikungunya, Zika e da febre amarela. Durante as visitas, as crianças são orientadas pelos agentes a como prevenir que suas casas possam ser locais de foco desses insetos.

A intenção é que todas essas atividades não fiquem restritas somente no ambiente escolar, mas que as crianças atuem como propagadoras de informações e fiscalizadoras em suas residências e demais locais de convivência. "Esse trabalho que estamos realizando em parceria com as escolas é uma forma de prevenção. Orientamos a não deixar acumular água, explicamos de que forma é contraída a dengue e a maneira correta para combater o AEDES AEGYPTI, eliminando os criadouros nos domicílios. Elas levam a informação aprendida durante a campanha educativa para casa e ensinam aos pais e vizinhos.", explicou o Supervisor de Endemias, Gildevanio de Oliveira.

www.paudosferros.rn.gov.br
Emitido dia 24/05/2024 às 09:33:57