CategoriaData de publicaçãoSecretariaTítuloTexto
#Empreendedorismo 27/03/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO EMPREGO E RENDA: Pau dos Ferros assina termo de adesão ao programa cidade empreendedora

A Prefeitura de Pau dos Ferros, através da Secretaria Planejamento e Desenvolvimento Econômico (SEPLAN), firmou no início da tarde desta quarta-feira (27), na sede do SEBRAE, em Natal, parceria para aderir ao Programa Cidade Empreendedora.

O produto, que é uma iniciativa do SEBRAE, tem como objetivo oferecer aos gestores públicos ferramentas e apoios para direcionar, acelerar e sustentar o processo de desenvolvimento socioeconômico do município a partir dos seguintes eixos: gestão municipal, lideranças locais, desburocratização, sala do empreendedor, compras governamentais, cooperativismo e crédito, educação empreendedora, inovação e sustentabilidade, inclusão produtiva, marketing territorial e setores econômicos.

"Sempre acreditei no poder transformador do empreendedorismo para todo e qualquer município. Como gestora, enxergo que este é um diferencial para que possamos ativar ou desenvolver todas essas vantagens que impulsionam novas oportunidades com geração de emprego e renda e dinamização da nossa economia. É mais valorização aos nossos empreendedores e seus negócios locais", comemorou a prefeita Marianna Almeida.

Além da chefe do Executivo, também participaram do encontro Zeca Melo, superintendente do SEBRAE-RN, Marcelo Toscano, Diretor de Operações do SEBRAE-RN, Renato Gouveia, Gerente do Escritório do SEBRAE Pau dos Ferros, Katia Lopes, Gerente da Unidade de Políticas Públicas do SEBRAE-RN, e Junior Gameleira, Secretário de Planejamento e Desenvolvimento Econômico de Pau dos Ferros.

#Empreendedorismo 26/03/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL Prefeitura faz entrega de Certificação das Empresas Amiga da Mulher

A Prefeitura Municipal de Pau dos Ferros, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (SEDES) e da Sala Lilás, promoverá neste dia 26 de março, às 18h, o momento "Por todas ELAS", como encerramento ao mês das mulheres, ocasião em que ocorrerá a Certificação das Empresas Amiga da Mulher, selo social instituído pela Lei Municipal n° 1920/2023.

O Selo Social Empresa Amiga da Mulher, é uma iniciava da gestão municipal, visando a parceria com empresas, para inclusão de mulheres vítimas de violência doméstica no mundo do trabalho.

O evento acontecerá Cri's Buffet, localizado na rua Antônio Franco, no bairro São Judas Tadeu.

#Empreendedorismo 18/12/2023 GABINETE DA PREFEITA Feira de Empreendedorismo das Pessoas com Deficiência e seus Familiares

A Prefeitura de Pau dos Ferros foi parceira de um evento que tem tudo a ver com nossa forma de fazer gestão: valorizar a inclusão.

Na noite do último sábado (16), aconteceu a Feira de Empreendedorismo das Pessoas com Deficiência e seus Familiares, onde toda a população pau-ferrense pôde conferir na Praça de Eventos uma exposição e oferta de serviços, como corte de cabelo, aplicação de flúor, orientação jurídica, distribuição de colar do Girassol e Autismo, além de cadastro do CIPTEA.

Em sua fala, a prefeita Marianna Almeida ressaltou a importância do momento e reafirmou o compromisso de continuar priorizando essa pauta na gestão municipal. "Sinto-me feliz e honrada por participar e também contribuir, através da Prefeitura, para a realização deste evento. Aqui, respiramos inclusão em todas as áreas da nossa gestão. Essa pauta é mais que uma prioridade: representamos ela em ações nas mais variadas secretarias, como saúde, assistência social e educação. De forma integrada e aos poucos, estamos trazendo avanços nunca antes vistos em Pau dos Ferros", disse.

#Empreendedorismo 29/06/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL Prefeitura inaugura sala do empreendedor em Pau dos Ferros

Cidade pólo do Alto Oeste Potiguar, Pau dos Ferros é referência comercial na região que faz pulsar o empreendedorismo. Tendo esse cenário estabelecido, a Prefeitura de Pau dos Ferros, em parceria com o SEBRAE, inaugurou na manhã de hoje (29), a Sala do Empreendedor, espaço direcionado para dar suporte permanente às micro, pequenas e médias empresas.

Quem necessitar de atendimento e solução de dúvidas para abrir um negócio ou legalizar a sua atividade, pode procurar a Sala do Empreendedor, setor ligado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SEDES). Entre os serviços prestados pela Sala do Empreendedor estão as alterações de dados, alvarás, atendimentos do Serviço Brasileiro de apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), inscrições de MEI, boleto DAS (INSS/ICMS/ISS), bombeiros, catálogos virtual do portal, certificado de MEI, certidão negativa de débito (CND), CNPJ de MEI, consulta prévia, créditos, declarações anuais, cursos, palestras, abertura de empresas, informações sobre o MEI e nota fiscal de MEI para comércio e indústria e para serviços do ISS.

O Gerente do Sebrae de Pau dos Ferros, Rodolfo Barreto contou sobre a importância de auxiliar o empreendedor, como também estimular novos negócios. É um momento importante para Pau dos Ferros, pois a sala do empreendedor é um local para apoiar os pequenos negócios e fortalecer a economia, uma iniciativa que vai dar frutos ao longo do tempo, uma vez que o empreendedor tem conhecimento, ele vai avançando no seu negócio, e terão esse conhecimento bem acessível através da sala do empreendedor", destacou Rodolfo.

A prefeita Marianna Almeida esteve na inauguração da Sala do Empreendedor e reforçou a importância de dar ferramentas a quem quer empreender. "Pau dos Ferros é uma cidade que respira negócio e ao conseguirmos fechar essa parceria irá permitir que o cidadão que queria montar sua empresa, seja ela micro, pequena ou média terá todo o suporte necessário para abri-la, além de darmos a possibilidade de acelerar o crescimento econômico através de empreendedores e empreendedoras que podem inspiram novos negócios no mercado local", conta Marianna.

A Sala do Empreendedor está funcionando na Sede da Secretaria de Desenvolvimento Social, localizada na rua João de Aquino, 142, no centro, com horário de funcionamento das 08:00 às 13:00, de segunda a sexta.

#Empreendedorismo 20/03/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA E TURISMO Primeira edição da FEPEC lota Mercado Público e estimula o empreendedorismo e cultura

A primeira edição do Festival Pau-ferrense de Economia Criativa (FEPEC), realizada pela Prefeitura de Pau dos Ferros, através da Secretaria de Cultura e Turismo (SECULT), na manhã do último sábado (18), teve muita Arte, Gastronomia e Produtos da Agricultura Familiar.

Foram mais de 30 barracas com expositores, que estiveram no Mercado Público Municipal, realizando a exposição e venda de diversos produtos. A programação contou ainda com atrações culturais, como música, dança e poesia.

Além dos expositores a Prefeitura ainda disponibilizou a tenda literária e a Ouvidoria Itinerante, como forma de facilitar o relacionamento entre a gestão e o povo.

O festival teve como objetivo incentivar e promover a produção artística, artesanal e de agricultura familiar, como estratégia de divulgação sociocultural, geração de emprego, renda e intercâmbio cultural/turístico, reconhecendo esta atividade como um nicho da economia criativa na cidade e na região.

#Empreendedorismo 14/03/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA E TURISMO Secult divulga programação com atrações musicais e culturais da I Edição da FEPEC

A Prefeitura de Pau dos Ferros, através da Secretaria de Cultura e Turismo (SECULT), em parceria com a Casa de Cultura Popular Palácio Joaquim Correia, promoverão a I Edição do Festival Pau-ferrense de Economia Criativa (FEPEC).

O evento ocorrerá no próximo sábado (18), a partir das 7h da manhã, no Mercado Público Antônio Soares de Holanda e conta com uma programação repleta de exposições em mais de 30 barracas, tenda literária, Ouvidoria Itinerante, vendas de produtos, Forró Pé de Serra com show de Luiz Antônio, e participação cultural do Corpo de Baile Pau-ferrense, além da Orquestra Municipal de Flautas Maestro Wilson Henrique Arnoud.

O festival tem como objetivo incentivar e promover a produção artística, artesanal e de agricultura familiar, como estratégia de divulgação sociocultural, geração de emprego, renda e intercâmbio cultural/turístico, reconhecendo esta atividade como um nicho da economia criativa na cidade e na região. "O seguimento da economia criativa, apresenta-se como um importante indutor da produção cultural e da geração de emprego renda em nosso município. Nossa intenção é contribuir para a preservação da tradição popular, incorporar outras manifestações de artísticas, fomentando e difundindo outras alternativas de produção independente", explica o Assessor Técnico da Secult, Genário Pinheiro.

#Empreendedorismo 03/03/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA E TURISMO SECULT promove primeira edição do Festival Pau-ferrense de Economia Criativa

A Prefeitura de Pau dos Ferros/RN, através da Secretaria de Cultura e Turismo (SECULT), em parceria com a Casa de Cultura Popular Palácio Joaquim Correia, promoverá a I Edição do Festival Pau-ferrense de Economia Criativa - FEPEC.

O festival terá como objetivo incentivar e promover a produção artística, artesanal e de agricultura familiar, como estratégia de divulgação sociocultural, geração de emprego, renda e intercâmbio cultural/turístico, reconhecendo esta atividade como um nicho da economia criativa.

O evento ocorrerá no dia 18 de março, a partir das 7h da manhã, no Mercado Público Antônio Soares de Holanda com comercialização de produtos artesanais, alimentos oriundos de produção agroecológica e ainda uma grande animação de forró pé de serra.

#Empreendedorismo 10/08/2022 GABINETE DA PREFEITA Prefeitura e Sebrae firmam acordo que estabelece incentivo a economia local

A Prefeitura Municipal de Pau dos Ferros, recebeu a equipe do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Rio Grande do Norte (Sebrae), para firmar Acordo de Cooperação Técnica dinamização da economia local por meio de ações de fomento à melhoria do ambiente de negócios, junto aos empreendedores.

O Acordo tem por objeto a conjugação de esforços entre os partícipes para viabilizar a implementação da Lei Geral, visando contribuir com o desenvolvimento econômico e transformação da realidade local principalmente quanto a implementação da referida Lei no que diz respeito a instalação da Sala do Empreendedor e nomeação do Agente de Desenvolvimento em parceria com o município.

A Lei estabelece normas gerais relativas ao tratamento diferenciado e favorecido às microempresas e pequenas empresas e para o desenvolvimento local, mediante o exercício do controle externo sobre o tratamento diferenciado e favorecido às MPEs nas contratações públicas.

#Empreendedorismo 06/04/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE FINANÇAS Em parceria com a Prefeitura de Pau dos Ferros, Receita Federal inaugura Ponto de Atendimento Virtual (PAV)

Na manhã de ontem (05), foi inaugurado o Ponto de Atendimento Virtual (PAV) da Receita Federal do Brasil (RFB), no município de Pau dos Ferros. O serviço irá funcionar na Secretaria de Desenvolvimento Social (SEDES), sendo ele o segundo PAV a funcionar no Rio Grande do Norte.

A partir de agora, os empreendedores de Pau dos Ferros e dos demais municípios do Alto Oeste não precisam mais se deslocar até Mossoró, como ocorria. Graças ao acordo firmado, a prefeitura disponibilizou a estrutura física onde ficará o PAV, que irá oferecer mais de 20 serviços como: Cadastros (CAEPF, CAFIR, CNO, CNPJ e CPF), Certidões e Situação Fiscal, Declarações, Demonstrativos, Pagamentos, Processos, Procurações, dentre outros. "Com o desenvolvimento empresarial que estamos buscando para Pau dos Ferros, é importante esses mecanismos de facilidade burocrática para que o empreendedor possa regulamentar sua empresa e ter tudo em um único local, ajuda potencialmente na agilidade dos processos. Pau dos Ferros é a cidade pólo da região do Alto Oeste e recebemos diariamente pessoas de 40 cidades", esclarece o Secretário Municipal de Finanças, Jenison Fontes sobre a expansão do projeto que busca democratizar e descentralizar o acesso aos serviços públicos.

Na oportunidade, estiveram presentes na inauguração o Auditor Fiscal da Receita Federal, Gilberto Mendes Rios, que exerce a função de Coordenador de Cidadania Fiscal da 4ª Região Fiscal da RFB, o presidente da CDL, Cleilton Almeida, o vice-prefeito Renato Alves, os vereadores, Reginaldo Alves e Galego do Alho, além do Delegado do Conselho Regional de Contabilidade do Alto Oeste Potiguar, Érico Dantas, e secretários da gestão.

O PAV funcionará na Secretaria de Desenvolvimento Social, na rua João de Aquino - Centro (Antigo prédio da Justiça Federal), de segunda a sexta das 8h às 13h.

Confira abaixo alguns serviços realizados no PAV

CADASTROS

CAEPF - Inscrição ou Alteração de Dados

CAFIR - Inscrição, Alteração, Cancelamento ou Reativação

CNO - Inscrição, Alteração ou Anulação por Multiplicidade

CNPJ - Inscrição, Alteração e Baixa

CPF - Inscrição, Alteração e Regularização

__

CERTIDÕES E SITUAÇÃO FISCAL

Consulta Pendências Fiscal PF, PJ e Imóvel Rural

Certidão de Regularidade Fiscal

Certidão de Obra

___

DECLARAÇÕES E DEMONSTRATIVOS

Cópia de Declaração e Recibos para PF - DIRPF

DIRF Beneficiário e DITR

Cópia de Declaração e Recibos - GFIP

Perdcomp, Dacon, Dmed

Consulta Pendência Malha Fiscal PF, Consulta Restituição e Situação Fiscal DIRPF

__

PAGAMENTOS

Emissão de Documentos de Arrecadação - DARF e GPS, Retificação de Documentos de Arrecadação - REDARF/RETGPS

__

PROCESSOS E PROCURAÇÃO

Conversão de Processo Eletrônico para Digital

Cópia de Processo (Exceto de PJ Lucro Real/Presumido/Arbitrado), Juntada de Documentos, Impugnação, Recurso, Manifestação de Inconformidade, Procuração RFB

#Empreendedorismo 01/02/2022 GABINETE DA PREFEITA Pau dos Ferros cria Decreto para incentivar empresas da região à prestarem serviços para o município

A Prefeitura de Pau dos Ferros agora tem nas mãos uma importante ferramenta para melhorar a oferta de produtos e serviços ao município e ainda fomentar o comércio local e regional. Por meio do Decreto Executivo Nº 10, de 1 de fevereiro de 2022, publicado no Diário Oficial, a prefeita Marianna Almeida regulamentou o tratamento diferenciado e regionalizado para as microempresas que participarem de licitações públicas na cidade.

De acordo com o decreto, nos processos de licitações públicas do município, para aquisição de bens, serviços e obras, a Administração poderá conceder tratamento favorecido, diferenciado, simplificado e regionalizado para as microempresas e empresas de pequeno porte, sem prejuízo às demais normas de favorecimento de microempresas vigentes no município.

O documento traz ainda a lista com os trinta municípios que integram a região do Alto Oeste, sendo eles: Água Nova, Alexandria, Almino Afonso, Antônio Martins, Coronel João Pessoa, Doutor Severiano, Encanto, Francisco Dantas, Frutuoso Gomes, João Dias, José da Penha, Lucrécia, Luís Gomes, Major Sales, Marcelino Vieira, Martins, Paraná, Pau dos Ferros, Pilões, Portalegre, Rafael Fernandes, Riacho da Cruz, Riacho de Santana, São Francisco do Oeste, São Miguel, Serrinha dos Pintos, Taboleiro Grande, Tenente Ananias, Venha-Ver e Viçosa.

A medida que já está em vigor, tem o objetivo de promover o desenvolvimento econômico e social na cidade e região.

#Empreendedorismo 24/07/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE TRIBUTAÇÃO Prefeita e Governadora entregam Junta + Fácil RN: Espaço reúne diversos serviços para o Empreendedor em Pau dos Ferros

Na tarde de ontem (23), a prefeita Marianna Almeida recebeu a governadora, Fátima Bezerra, para inaugurar o escritório da Junta + Fácil RN, um espaço que reúne órgãos de legalização e licenciamento, no qual o empreendedor pode obter orientações e tirar dúvidas, reforçando a interiorização e a melhoria dos serviços públicos, função estratégica da Junta Comercial e dos demais órgãos de registro no desenvolvimento da economia.

Em junho, Marianna esteve na capital potiguar em visita à Fátima Bezerra e assinou o termo de Acordo de Cooperação Técnica, juntamente com o presidente da Jucern, Carlos Augusto Maia, para instalar no município uma unidade do Escritório do Empreendedor, projeto da Junta Comercial que reúne em um só espaço os órgãos presentes no processo de abertura, alteração e baixa de empresas.

Graças ao acordo firmado, a prefeitura de Pau dos Ferros disponibilizou a estrutura física onde ficará a Jucern, que irá coordenar e executar as atividades do Escritório do Empreendedor. "Com o desenvolvimento empresarial que estamos buscando para Pau dos Ferros, é importante esses mecanismos de facilidade burocrática para que o empreendedor possa regulamentar sua empresa e ter tudo em um único local, ajuda potencialmente na agilidade dos processos. Pau dos Ferros é a cidade pólo da região do Alto Oeste e recebemos diariamente pessoas de 40 cidades", esclarece Marianna sobre a expansão do projeto que busca democratizar e descentralizar o acesso aos serviços públicos.

"A partir de agora, os empreendedores de Pau dos Ferros e dos demais municípios do Alto Oeste não precisam mais se deslocar a Mossoró, como ocorria até então", disse a governadora Fátima Bezerra.

O "Junta + Fácil RN" reúne em um único espaço os órgãos presentes no processo de registro e legalização de empresas. Essa central de serviços permite um atendimento integrado por meio de parcerias que contribuem para a boa utilização dos recursos públicos. "O modelo de trabalho garante maior economicidade e, consequentemente, mais recursos poderão ser direcionados para levar o projeto a outras cidades", destaca o presidente da Jucern, Carlos Augusto Maia.

O atendimento da Jucern em Pau dos Ferros vinha sendo feito, até então, dentro da Unidade Regional de Tributação (URT). No entanto, os serviços limitavam-se às atribuições da Junta Comercial. Com o "Junta + Fácil RN", os procedimentos disponíveis à população incluem também as atividades de outros órgãos.

Estão presentes no projeto os seguintes órgãos: Jucern, Receita Federal, Subcoordenadoria de Vigilância Sanitária (Suvisa), Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema), Corpo de Bombeiros Militar, Secretaria de Estado da Tributação (SET), Instituto de Defesa e Inspeção Agropecuária do RN (Idiarn), Instituto de Gestão das Águas do Estado (Igarn), Secretaria de Vigilância Sanitária Municipal, Secretaria de Tributação Municipal e Secretaria Executiva de Meio Ambiente e Urbanismo.

#Empreendedorismo 23/07/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE TRIBUTAÇÃO Junta + Fácil RN: Prefeita e Governadora inauguram Escritório do Empreendedor em Pau dos Ferros

Na manhã desta sexta-feira (23), ao meio dia, a prefeita Marianna Almeida receberá a governadora, Fátima Bezerra, para inaugurar o escritório da Junta + Fácil RN, um espaço no qual o empreendedor pode obter orientações e tirar dúvidas, reforçando a função estratégica da Junta Comercial e dos demais órgãos de registro no desenvolvimento da economia.

Em junho, Marianna esteve na capital potiguar em visita à Fátima Bezerra e assinou o termo de Acordo de Cooperação Técnica, juntamente com o presidente da Jucern, Carlos Augusto Maia, para instalar no município uma unidade do Escritório do Empreendedor, projeto da Junta Comercial que reúne em um só espaço os órgãos presentes no processo de abertura, alteração e baixa de empresas.

Graças ao acordo firmado, a prefeitura de Pau dos Ferros disponibilizou o edifício onde ficará o Escritório do Empreendedor e a parte de serviços será desenvolvida pela Jucern. "Com o desenvolvimento empresarial que estamos buscando para Pau dos Ferros, é importante esses mecanismos de facilidade burocrática para que o empreendedor possa regulamentar sua empresa e ter tudo em um único local, ajuda potencialmente na agilidade dos processos. Pau dos Ferros é a cidade polo da região do Alto Oeste e recebemos diariamente pessoas de 40 cidades", esclarece Marianna sobre a expansão do projeto que busca democratizar e descentralizar o acesso aos serviços públicos.

De acordo com o presidente da Jucern, o modelo de trabalho do Escritório do Empreendedor tem sido avaliado positivamente nas duas unidades já em funcionamento, em Natal e Mossoró, por isso o objetivo é expandir a ideia. Além de oferecer serviços como solicitação de alvará de funcionamento provisório e definitivo e requisição de auto de vistoria do Corpo de Bombeiros, o Escritório do Empreendedor também é um espaço no qual o empreendedor pode obter orientação e tirar dúvidas. A Junta Comercial e os demais órgãos de registro têm uma função estratégica no desenvolvimento da economia.

#Empreendedorismo 25/06/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL PARCERIA: Prefeitura e Programa de Microcrédito fazem entrega de mais de 114 mil reais para Empreendedores

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SEDES) deu início, na manhã de hoje (25), ao repasse da primeira etapa do Programa de Microcrédito do Empreendedor - PME, em Pau dos Ferros. A ação teve a presença da prefeita Marianna Almeida, juntamente com a Secretária da SEDES, Glenira Holanda e a Diretora-presidente da Agência de Fomento do Rio Grande do Norte, Márcia Maia.

O município fez uma parceria com a Agência de Fomento do Rio Grande do Norte (AGN-RN), do Governo do Estado, com o objetivo de apoiar o empreendedorismo potiguar através de ações de mobilização e apoio financeiro, voltados para ocupação e renda com sustentabilidade nos diferentes setores da economia.

Nesta manhã, 31 cadastros entre microempreendedores e pessoas físicas tiveram seus processos deferidos e receberam o repasse do programa, que somou mais de R$ 114.000,00 (cento e quatorze mil reais). O Diretor de Programas Sociais, Raul Alves, explica que a pessoa ou o empreendedor que se interessar pelo programa pode procurar a secretaria para realizar o cadastro. "Quem tiver interesse no crédito pode me procurar na Secretaria de Assistência Social, que irei tirar todas as dúvidas pessoalmente, pelo o WhatsApp ou pelo telefone da SEDES". Raul também informa que para a avaliação da documentação é dado um prazo de 60 dias, lembrando que é um crédito de juros ZERO.

A Secretária Municipal de Desenvolvimento, Glenira Holanda, destaca a importância do papel social dos financiamentos como uma ferramenta de redução das desigualdades sociais capaz reerguer o cidadão diante das dificuldades geradas durante a pandemia, além de o crédito mostrar seu papel crucial ao estimular e apoiar não só a economia, mas também as pessoas. "Considerando as modificações que a economia tem sofrido diante desse cenário de pandemia e o alto índice de desemprego, o Microcrédito chega como um amparo para os pequenos e microempreendedores - formais ou informais - poderem respirar, ou seja, uma fonte alternativa de recurso e, ainda, como ferramenta para auxiliar no combate à pobreza e exclusão social", explica Glenira.

Vale ressaltar que o governo do estado simplificou uma série de exigências para concessão de financiamentos. As linhas de crédito destinadas a empresas e empreendedores do segmento tem assegurada a disponibilidade de R$ 10 milhões em crédito para capital de giro destinado a bares, restaurantes e empresas com atuação relacionada ao setor de turismo e lazer.

QUEM PODE ADERIR AO MICROCRÉDITO?

O programa é uma ferramenta de estímulo a implantação de novos negócios e para promoção do crescimento sustentável dos empreendimentos e empreendedores do estado. Segmentos que podem aderir ao programa são: o comércio em geral, serviços, artesanato, confeiteiros (boleiros), cultura, cabeleireiro e vendedores de lanches, como também à micro e pequenos empreendedores, sejam formais ou informais.

Vale lembrar que, para solicitar o empréstimo tanto de pessoa física quanto jurídica, você não pode ter restrições em seu nome ou no nome da sua empresa.

OS EMPRÉSTIMOS VARIAM DE R$ 3 MIL ATÉ R$ 12 MIL

Microempreendedores informais (sem CNPJ) podem contratar financiamentos de até R$ 3 mil, enquanto microempreendedores formalizados (MEI) estão aptos a solicitar crédito de até R$ 12 mil. Os prazos para pagamento variam de acordo com a atividade produtiva e a natureza física ou jurídica do contratante.

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS

*Apresentar original e cópias

PESSOA FÍSICA

- RG

- CPF

*No caso de ser estrangeiro, a carteira de identidade de estrangeiro (CRNM).

- Comprovação do estado civil: certidão de nascimento, certidão de casamento, certidão de casamento com averbação de divórcio, certidão de óbito. (Se for casado, acrescentar documentos do cônjuge: RG e CPF).

- Comprovante de residência atualizado (mês atual ou mês anterior).

- Foto do empreendimento/estoque/ mercadorias e/ou serviços/ foto panorâmica do empreendimento/ foto da fachada (caso possua) - Realidade Atual.

PESSOA JURÍDICA

- CNPJ

- CERTIFICADO DE MICROEMPREENDEDOR

- SIMEI (Declaração Anual / 2020 (DAS EM DIA)).

- Certidão Negativa da União do CNPJ

SERVIÇO

Para mais informações, os interessados devem procurar a Secretária Municipal de Desenvolvimento, das 7h30min às 12h, ou poderá fazer agendamento e tirar dúvidas através do WhatsApp: (84) 99614-6207.

#Empreendedorismo 16/06/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE GOVERNO Prefeita Marianna firma acordo com Governo do Estado para abrir Escritório do Empreendedor em Pau dos Ferros

Na manhã desta terça-feira (15), cumprindo agenda na capital potiguar, a Prefeita Marianna Almeida em visita à Governadora Fátima Bezerra, assina acordo de cooperação com o presidente da Jucern, Carlos Augusto Maia, para em breve o município de Pau dos Ferros receber uma unidade do Escritório do Empreendedor, projeto da Junta Comercial que reúne em um só espaço os órgãos presentes no processo de abertura, alteração e baixa de empresas.

Graças ao acordo firmado, a prefeitura de Pau dos Ferros disponibilizará o edifício onde ficará instalado o Escritório do Empreendedor, e a parte de serviços será desenvolvida pela Jucern. "Com o desenvolvimento empresarial que estamos buscando para Pau dos Ferros, é importante esses mecanismos de facilidade burocrática para que o empreendedor possa regulamentar sua empresa e ter tudo em um único local, ajuda potencialmente na agilidade dos processos. Pau dos Ferros é a cidade polo da região do Alto Oeste e recebemos diariamente pessoas de 40 cidades", esclarece Marianna sobre a expansão do projeto que busca democratizar e descentralizar o acesso aos serviços públicos.

De acordo com o presidente da Jucern, o modelo de trabalho do Escritório do Empreendedor tem sido avaliado positivamente nas duas unidades já em funcionamento, em Natal e Mossoró, por isso o objetivo é expandir o projeto. "Só em Natal temos uma média de 2 mil atendimentos ao mês. Recentemente, em Natal, mudamos para dentro do Sebrae-RN, o que propiciou uma economia significativa de aluguel e, consequentemente, esses recursos poderão ser utilizados em novas unidades", pontuou Carlos Augusto.

Além de oferecer serviços como solicitação de alvará de funcionamento provisório e definitivo e requisição de auto de vistoria do Corpo de Bombeiros, o Escritório do Empreendedor também é um espaço no qual o empreendedor pode obter orientação e tirar dúvidas. A Junta Comercial e os demais órgãos de registro têm uma função estratégica no desenvolvimento da economia.

#Empreendedorismo 26/04/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE GOVERNO Prefeitura fará cadastro gratuito para divulgação de Empreendimentos com Delivery

A Prefeitura de Pau dos Ferros, através da sua Secretaria de Governo (SEGOV), lança hoje (26) formulário cadastral de Empreendimentos com Delivery para criar um banco de dados que servirá para a elaboração de uma plataforma de divulgação dos serviços de entrega em domicílio.

O desenvolvimento da plataforma é para auxiliar os empreendedores informais e formais do município, fortalecendo diretamente o marketing digital das empresas e ampliando a divulgação dos que atuam com produtos e utilizam o serviço de entrega, tipo Delivery, em suas rotinas de vendas. Além disso, facilitará a busca da população por empreendimentos existentes no município em diversos segmentos de atuação e, sobretudo, aumentar o faturamento dos empreendedores.

Nessa perspectiva, a gestão municipal implementa essas medidas estratégicas para suavizar as consequências causadas pela pandemia, ajudando na publicidade dos comerciantes locais que foram diretamente afetados nesse período, como também mobilizar o empreendedor de Pau dos Ferros, incentivando o atendimento Delivery na cidade e reforçando a necessidade do isolamento social para enfrentamento à COVID-19.

Para se cadastrar é preciso acessar o formulário disponível no site da prefeitura e inserir os dados necessários. Ao concluir, será incluído na lista de empreendedores que realizam atendimento delivery do site, que poderá ser acessado por qualquer pessoa, em qualquer dispositivo móvel ou computador.

As informações cadastradas na lista são, exclusivamente, de inteira responsabilidade do empreendedor participante da rede de atendimento Delivery de Pau dos Ferros. Vale salientar que o serviço é gratuito e ficará disponível para cadastro até o dia 27 de maio.

#Empreendedorismo 06/03/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE GOVERNO FENECITI terá início nesta sexta-feira (06)

Imagens da estrutura da Feira Regional de Negócios, Ciência, Tecnologia e Inovação (FENECITI) que terá sua abertura nesta sexta-feira, 06/03, às 19 horas, e se estenderá até o sábado, 07/03. A feira é promovida pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico (Sedec), tendo como co-realizadora a Prefeitura de Pau Ferros e a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Pau dos Ferros.

#Empreendedorismo 19/09/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE GOVERNO Prefeitura e SEBRAE realizam mais uma edição do Programa Mais Negócio O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), contando com total apoio e parceria da Prefeitura de Pau dos Ferros, deram início na noite desta segunda-feira, 18, ao programa de capacitação em massa, o Mais Negócios. A iniciativa estimula os participantes a adotar comportamentos, habilidades e competências na área de gestão voltados para o sucesso, partir de vivências empreendedoras.
A programação prossegue até a sexta-feira (22). As atividades estão sendo realizadas no Eden Clube que recebeu uma grande estrutura montada para dar suporte aos dez consultores que estarão responsáveis por ministrar a capacitação.
Eleito prefeito empreendedor no ano de 2012 e um incentivador do desenvolvimento econômico e empreendedor, o Prefeito Leonardo Rêgo fez questão de participar da solenidade de abertura ao lado de vários Secretários Municipais.
A procura por inscrições superou todas as expectativas, inicialmente era previsto mobilizar 250 participantes, porém 300 inscrições foram efetuadas, demonstrando, dessa maneira, o sucesso absoluto da iniciativa.
A última edição do Mais Negócios havia sido realizada no ano de 2012. Pau dos Ferros por ter um grande potencial econômico foi escolhida para receber novamente a realização deste importante programa de capacitação para empreendedores. A ideia é capacitar esse público para fortalecer as empresas existentes e estimular a criação de novas.
Os temas que serão abordados destacam a competências empreendedoras, conceito de empreendedorismo, perfil empreendedor, modelo de negócios, criatividade, marketing, identificação e aproveitamento de oportunidades.
www.paudosferros.rn.gov.br
Emitido dia 28/04/2024 às 09:15:20