CódigoCategoriaPublicaçãoSecretariaLinkTítuloTexto
622 #MarcaçãoDeConsultas 28/05/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE www.paudosferros.rn.gov.br/informa/622 UBS de Pau dos Ferros testa aplicativo para agilizar marcação de consultas Uma das grandes prioridades da gestão é melhorar os serviços de saúde prestados à população, buscando dar sempre mais dignidade ao cidadão que busca ser atendido pelo município. Nessa perspectiva, foi pensando na otimização desses serviços que a prefeitura fará a implantação do aplicativo Minha Vez, a partir de junho, na Unidade Básica de Saúde (UBS), do bairro São Geraldo, os moradores de Pau dos Ferros poderão agendar uma vaga para a fila de consultas UBS através do celular. A prioridade do aplicativo é facilitar o acesso a todas as consultas nas UBS da cidade. Os procedimentos serão marcados pelo celular, o que trará mais agilidade ao atendimento e mais benefícios à população, sobretudo a mais carente. Este aplicativo segue o conceito de desburocratização e facilitação da vida dos munícipes, dando um novo ritmo no atendimento na Saúde de Pau dos Ferros. Para quem não tem acesso à internet todos os demais canais continuarão funcionando normalmente, com acesso a todas as vagas disponíveis, sendo mantida a marcação presencial das consultas. Vale salientar que não existem vagas reservadas ou exclusivas do aplicativo. Ele será apenas mais um canal de atendimento para o usuário municipal. O que é o Minha Vez? O MinhaVez - Sistema, é um software que está trabalhando para melhorar a saúde pública e privada do nosso País. Filas são um problema constante nas Unidades de Saúde dos nossos municípios, e esse Software veio para dar conforto e comodidade para você, cidadão. Como usar o app O app Minha Vez estará disponível para download gratuito no Google Play, quem for usuário de Android. Já para usuários IOS (iPhone), eles devem baixar diretamente do site. Para utilizar o aplicativo pela 1ª vez, basta realizar o cadastro com as informações necessárias e realizar o login. Além do agendamento de acesso a fila para consultas e exames, o Minha Vez possibilita que o usuário acompanhe todos os procedimentos agendados, pré-agendados ou em fila de espera. Nos dois primeiros casos, serão fornecidos a data, o horário, o nome da unidade e o endereço em que a consulta ou o exame será realizado. O Minha Vez conta ainda com um espaço de perfil em que a pessoa consegue inserir ou atualizar seus dados de telefone e e-mail, fundamentais para a saúde municipal conseguir manter contato com o paciente. No Minha Vez há também o cartão SUS virtual que, a partir de agora, fica no celular do usuário. Isso evita que se criem novos cadastros, em casos de esquecimento, e impede a duplicidade de dados. Minha Vez, o app nascido e criado em Pau dos Ferros A sensibilidade de observar as problemáticas existentes em nossa sociedade é um olhar que poucos possuem. E foi não só por ter esse olhar, mas também por sentir na pele, que Vinícius Carneiro, pau-ferrense, de 26 anos, precisou de uma endoscopia e, para realizar o exame, teve que enfrentar as longas filas da central de marcação municipal. Em sua primeira tentativa, chegou às 5h da manhã e não tinha mais vagas. Em sua segunda tentativa, chegou às 3h da manhã, sendo a 9º pessoa de uma fila para somente 15 vagas. Na peregrinação em busca do exame, ao conversar com as pessoas da fila, ficou indignado ao saber que os cidadãos chagaram na central às 22h para garantir um lugar na fila e ser um dos primeiros a pegar o limitado número de fichas que eram disponibilizadas. Esse acontecimento ficou registrado na memória, sendo um dos principais motivos para a criação do aplicativo. Estudante de Ciência Contábeis que, paralelo aos cálculos financeiros, também era aluno de Analises e Desenvolvimento de Sistemas - ADS, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), no Campus de Pau dos Ferros. Na conclusão do curso, Vinícius propôs ao seu orientador, o Me. Prof. Jeferson Queiroga, a orientá-lo a desenvolver uma nova linguagem de programação que não víamos na grade curricular do curso, e em 2019 nasceu a ideia dos primeiros passos para desenvolver o Minha Vez. "A experiência ruim eu já tinha vivido. Transformei o lado negativo da situação na solução para que mais pessoas não passassem pelo que eu passei. A ideia é propor um projeto que possa beneficiar não só a população de Pau dos Ferros, mas a sociedade também. Virou minha principal motivação, além de visualizar uma oportunidade de empreender com responsabilidade social", explicou Vinícus. Vantagens ao usar o Minha Vez - Marcação da ficha sem sair de casa; - Aviso por notificação do início dos atendimentos, onde não precisará chegar lá no começo do dia, pois o app mostrará o andamento da fila e a sua posição; - Visualizar a quantidade de fichas disponíveis e, se não houver mais fichas, não perderá tempo se deslocando ao local; - Comodidade, pois fará tudo de casa e evitará, por exemplo, idas desnecessárias a unidade; - Poderá visualizar a grade de profissionais de cada unidade; - Acompanhamento dos seus agendamentos, sem precisar escrever em papéis o dia e a hora, e/ou acabar esquecendo do atendimento, pois o app avisará sobre esse agendamento. - Não terá mais que passar a noite em claro para conseguir um atendimento; - Não terá mais incômodo em permanecer no local em horário indevido, correndo riscos de assaltos, pois não precisará estar em um lugar "deserto" altas horas da noite; - Evitará aglomerações, principalmente nessa época de pandemia. Vantagens para o município que usa o Minha Vez - Organização das pessoas que estão na fila; - Controle e gerenciamento dessas filas, evitando os tumultos e brigas geradas nas unidades; - Controle e gerenciamento das Consultas, Autorizações e Exames ofertados pelo município; - Emissão de relatórios para confirmação de informações e auditorias; - Evitar uso desnecessário de papel; - Evitar aglomerações; - Melhorar o arquivamento das informação;
www.paudosferros.rn.gov.br
Emitido dia 01/11/2024 às 23:16:31