CategoriaData de publicaçãoSecretariaTítuloTexto
#DefesaCivil 27/04/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE GOVERNO Sangria da Barragem: Secretários se unem e tratam sobre a segurança dos moradores dos arredores

Após 14 anos, a nova sangria da Barragem de Pau dos Ferros está cada vez mais perto de se tornar realidade. As expectativas de ver a sangria após mais de uma década de espera, surgem também grandes preocupações em relação à segurança dos moradores dos arredores da Barragem.

Diante dessa preocupação, na manhã desta quinta-feira (27), representantes da Prefeitura de Pau dos Ferros, estiveram na rádio Obelisco, explicando a população sobre os cuidados preventivos, que a gestão está tendo diante da possível sangria da barragem.

Paralelo ao monitoramento barragem, está sendo elaborado um plano de contingência para os riscos gerados pela cheia de reservatório.

O programa contou com a participação de representantes da Defesa Civil do município, Valécio Diógenes e secretarias de Governo, Jaime de Carvalho, Meio Ambiente, Vicente de Paula, Planejamento, Mona Lisa Torquato e Desenvolvimento Social, Glenira Holanda.

#DefesaCivil 12/04/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE GOVERNO Defesa Civil faz visita técnica na barragem de Pau dos Ferros

Após 14 anos, a nova sangria da Barragem de Pau dos Ferros está cada vez mais perto de se tornar realidade. Mesmo com a felicidade do sertanejo em relação às expectativas de ver a sangria após mais de uma década de espera, surgem também grandes preocupações em relação à segurança dos moradores dos arredores da Barragem.

Diante dessa preocupação, na tarde desta quarta-feira (12), a Defesa Civil do Estado do Rio Grande do Norte e Defesa Civil local, realizaram uma visita técnica na Barragem de Pau dos Ferros. Na oportunidade, fizeram-se presentes também a Prefeita Marianna Almeida e o Secretário de Infraestrutura, Erismar de Queiroz.

Um plano de contingência deve ser elaborado em breve para situações específicas relacionadas ao transbordamento do reservatório.

O monitoramento de açudes e barragens da região foi tema de uma reunião nesta quinta-feira (13) na sede da Prefeitura de Pau dos Ferros. A elaboração de um plano de contingência para os riscos gerados pela cheia de reservatórios também esteve em pauta.

A reunião contou com representantes da Defesa Civil do município, e secretarias de Governo, Meio Ambiente, Educação e Desenvolvimento Social, e ainda com representantes da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

#DefesaCivil 10/11/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE GOVERNO Defesa Civil participa de orientações sobra operação Carro-Pipa

Nesta quarta-feira (10), na Casa de Cultura Popular Joaquim Correia, a equipe da Defesa Civil Municipal, participou de reunião sobre orientações da Operação Carro-Pipa 2022.

Na oportunidade, foram discutidas questões do Programa de Distribuição de Água Potável no semiárido brasileiro - (Operação Carro-Pipa), como as ações complementares que fomentam apoio às atividades de distribuição de água, nas localizações que necessitam de atenção devido a estiagem e seca, presente na região do semiárido. localidade em que a cidade de Pau dos Ferros está inserida.

Em seguida, foi tratado sobre a criação do Escritório Regional da Operação Carro-Pipa, vinculada à Administração da Guarnição de Natal, com o intuito de iniciar atividades relacionadas ao programa, a partir de janeiro de 2022.

Conforme a realização de mudanças em relação à gestão do Programa, algumas alterações impactarão na rotina de trabalho do Escritório Regional. Em decorrência de questões externas e diversos outros fatores, como, até mesmo, o próprio distanciamento social imposto pela pandemia de COVID-19, este Escritório realizará reuniões a fim de apresentar detalhes sobre as futuras mudanças e aspectos ligados à operacionalização do Programa.

#DefesaCivil 20/05/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE GOVERNO Prefeitura apresenta nova Coordenação e Conselho Municipal da Defesa Civil

Na manhã desta quinta-feira (20), no Centro Cultural Joaquim Correia, aconteceu a apresentação da nova Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil - COMPDEC, e dos novos conselheiros que farão parte do Conselho Municipal de Proteção e Defesa Civil de Pau Dos Ferros.

Durante a apresentação feita pelo Coordenador Municipal de Defesa Civil, Jailton Valécio, foram reforçadas as funções e a importância da atuação da Defesa Civil dentro de um município, além da responsabilidade social de se ter voluntários dando suporte ao órgão.

A Defesa Civil é responsável por ações preventivas, de socorro, assistenciais, reabilitadoras e reconstrutivas, para evitar situações de desastres ou minimizar seus impactos para a população e restabelecer a normalidade social. O trabalho de prevenção tem início com o mapeamento das áreas de risco, a localização e constatação de situações que possam culminar em desastres ou acidentes.

No corpo do Conselho Municipal de Proteção e Defesa Civil, estão 11 representantes de diferentes órgãos, empresas e pessoas da sociedade civil, que farão parte de um órgão colegiado, autônomo, paritário, de caráter permanente, que também fiscalizam conforme instituído pela Lei Municipal Nº 1303/12 de 21 de maio de 2012 e a Lei Municipal Nº 1484/15 de 23 de abril de 2015. A primeira reunião serviu também para definir e votar o regimento interno, como propor o calendário de reuniões e ações que serão realizadas pela Defesa Civil.

Na ocasião, a prefeita Marianna Almeida e o Secretário de Governo, Jaime de Carvalho, realizaram a entrega dos coletes, fardamentos e material para a execução dos trabalhos da equipe da Defesa Civil Municipal. A entrega trouxe aos agentes um novo ânimo pela qualidade do produto adquirido e o modelo confeccionado, elevando a autoestima pessoal dos que fazem parte da equipe.

QUANDO SE DEVE ACIONAR A DEFESA CIVIL?

A Defesa Civil pode - deve - ser chamada, ou informada, sempre que puder evitar ou minimizar as possibilidades ou consequências de ocorrência de acidentes ou desastres, naturais ou tecnológicos, em situações repentinas ou não rotineiras, geralmente de emergência, tais como:

Alagamentos

Inundações

Desabamentos

Quedas de árvores

Incêndios e explosões

Deslizamentos

Destelhamentos

Colisões, tombamento ou queda de veículos de transporte

Rupturas ou colapso de vias públicas

Ruptura ou vazamento em dutos, galerias ou reservatórios

Sinais de risco em geral: trincas, deformações, fumaça, odores ou ruídos incomuns, etc..

Fenômenos ou eventos estranhos e suspeitos quanto a riscos

#DefesaCivil 01/02/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO RURAL Prefeitura, em parceria com o Exército Brasileiro, amplia pontos de distribuição de água potável na Zona Rural Para minimizar os efeitos da seca, a Prefeitura de Pau dos Ferros, através da Defesa Civil, em parceria com o Exército Brasileiro, ampliou o número de pontos de atendimento que irão receber abastecimento de água potável por meio de caminhões-pipa.

Ao todo, 8 novos pontos de abastecimento foram contemplados, segue as localidades: Sítio Torrões de Cima; Sítio Sorriso 5; Sítio Capa 3; Sítio Retiro; Sítio Papagaio; Sítio Conceição; Sítio Poço Comprido e Sítio Tocos.

Com foco em garantir que a água chegue às comunidades rurais que enfrentam a estiagem, além de manter esforços para evitar desvios, a Defesa Civil realiza em conjunto com o Exército uma operação para fiscalizar a entrega.

O município mantém constante monitoramento das cisternas abastecidas e dos pipeiros que são responsáveis pela entrega, observando a qualidade da água e certificando a quantidade do liquido que está sendo distribuído.

O coordenador da Defesa Civil no Município, Edilton Honorato, em conjunto com representantes do Exército, esteve visitando os locais que passarão a contar com o abastecimento.

De acordo com o coordenador, os reservatórios quando cheios irão beneficiar pelo menos 70 famílias, auxiliando, dessa maneira, aos moradores da zona rural a enfrentar a crise hídrica no município.
www.paudosferros.rn.gov.br
Emitido dia 01/05/2024 às 01:11:36