CategoriaData de publicaçãoSecretariaTítuloTexto
#MeioAmbiente 09/04/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE SEMA inicia cadastro de estabelecimentos comerciais geradores de resíduos sólidos

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMA) iniciou esta semana, junto aos comerciantes de Pau dos Ferros, por bolsistas do programa ENIS/UFERSA, o Cadastro de Estabelecimentos Comerciais Geradores de Resíduos Sólidos do Centro Municipal.

Esse cadastro objetiva conscientizar e estimular a adesão do comércio para o fortalecimento da coleta seletiva, na qual os comerciantes irão atuar fornecendo informações sobre o gerenciamento atual dos resíduos, desempenhados pelos estabelecimentos.

Nessa primeira etapa, é fundamental a colaboração de todos para uma pauta muito relevante para o município, a qual é a implantação da coleta seletiva, através do programa PDF+ Limpa.

A Coleta Seletiva está em fase de implantação no município. Em dezembro de 2023, o município aprovou a Lei que institui a Coleta Seletiva.

Estão sendo realizadas diversas atividades para efetivar essa implementação junto aos órgãos públicos, servidores, empresas/comércio e à população. Com recursos do Ministério do Trabalho, foi adquirido um galpão para sediar a Associação de Catadores do município, que já foi formalizada com registro em cartório, com CNPJ.

Têm sido realizadas diversas ações para que em breve seja feito o fechamento do lixão que está aberto há décadas e os catadores que lá trabalham poderão atuar dentro do Galpão de Triagem, fortalecendo a geração de emprego e renda.

#MeioAmbiente 01/04/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE SEMA implanta coleta seletiva na sede da prefeitura

Na manhã desta segunda-feira (1), a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMA) esteve reunida com servidores da sede da Prefeitura para realizar a ação Recicla + Servidor e esclarecer como foi feita a implantação da coleta seletiva nas repartições públicas do nosso município.

A proposta do Recicla + Servidor visa conscientizar os servidores públicos sobre a necessidade de preservação do meio ambiente e desenvolvimento sustentável. Dentro do planejamento feito pela SEMA, essa é uma primeira etapa do trabalho de conscientização sobre a importância da coleta seletiva, que vem sendo implantado gradativamente no município, servindo de exemplo para a população.

Na prática, os servidores separam os materiais descartados colocando nos recipientes para armazenar lixo, identificados com as cores padronizadas para reciclagem e, posteriormente, fazer doação ou entrega para uma equipe da SEMA, que fará o recolhimento e será repassado para a Associação de Catadores do município.

#MeioAmbiente 07/03/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE SEMAS implanta coleta seletiva nas repartições municipais

Na tarde de ontem (06), a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMA) esteve reunida com servidores do município para realizar a ação Recicla + Servidor e esclarecer como seria feita a implantação da coleta seletiva nas repartições públicas.

A proposta do Recicla + Servidor visa conscientizar os servidores públicos sobre a necessidade de preservação do meio ambiente e desenvolvimento sustentável. Dentro do planejamento feito pela SEMA, essa é uma primeira etapa do trabalho de conscientização sobre a importância da coleta seletiva, que vem sendo implantado gradativamente no município, servindo de exemplo para a população.

Na prática, os servidores separarão os materiais descartados colocando nos recipientes para armazenar lixo, de forma separada identificados com as cores padronizadas para reciclagem e, posteriormente, fazer doação ou entrega para uma equipe da SEMA, que fará o recolhimento e será repassado para a Associação de Catadores do município.

"A implantação da coleta seletiva nas repartições públicas, através da ação Recicla + Servidor, é mais uma das diversas atividades desempenhadas pelo Recicla + Pau dos Ferros, na busca de fortalecer a importância de preservar o meio ambiente, que começa com pequenas atitudes diárias no local de trabalho e fazem toda a diferença", explicou Vicente de Paula, secretário de Meio Ambiente.

A ação ocorreu no Centro Popular Joaquim Correia e, na ocasião, a SEMA contou com a parceria da UFERSA, que irá orientar indivíduos pertencentes às repartições públicas para promoverem e operacionalizarem a coleta seletiva em seus espaços de trabalho.

Vale lembrar, que além dos servidores, a SEMA também convdidou o Poder Legislativo, que esteve representado por alguns vereadores.

#MeioAmbiente 25/09/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE Prefeitura de Pau dos Ferros conquista 1° lugar na III edição do concurso de boas práticas

A prefeitura de Pau dos Ferros conquistou o 1° lugar na III edição do concurso de boas práticas em gestão socioambiental do RN, do ano de 2023 o concurso é promovido pelo o IDEMA.

O trabalho premiado teve como título: "Educação ambiental e busca ativa dos catadores autônomos de materiais recicláveis do município de Pau dos Ferros". A iniciativa teve como objetivo sensibilizar os catadores sobre a importância da formação de uma cooperativa para coleta de materiais recicláveis.

A experiência exitosa junto aos catadores foi realizada por meio da parceria entre a Secretaria Municipal Meio Ambiente (SEMA) e o convênio com a UFERSA Campus de Pau dos Ferros, através do projeto de Extensão Universitária (ESNIS).

#MeioAmbiente 14/09/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE SEMA em conjunto com outras secretarias realiza estudo para implementação do Aterro Controlado 

As Secretarias de Meio Ambiente (SEMA), Educação (SEDUC), Finanças (SEFIN) e Planejamento (SEPLAN), junto a UFERSA, via projeto ESNIS, está realizando o estudo para implementação do Aterro Controlado provisório, como uma das soluções para o fechamento do lixão.

Para isso, será dada sequência à criação da Associação dos catadores, já cadastrados anteriormente, que atuarão de forma decisiva, paralelamente, à implementação da coleta seletiva.

Com esses encaminhamentos, a gestão dá um passo importante para mudar de vez a vida dos catadores e de toda população, em relação à política de resíduos sólidos no município.

#MeioAmbiente 29/06/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE   SEMA coloca em pauta a preocupação e soluções para o destino dos resíduos sólidos em Pau dos Ferros  

Com o olhar no futuro e já buscando arquitetar soluções para os problemas envolvendo os resíduos sólidos, a V Semana de Meio Ambiente, com o tema: Soluções para a poluição plástica', promovida pela Secretaria de Meio Ambiente (SEMA), fortaleceu o alerta sobre a preocupação do município com o assunto, convocando a população a também se preocupar com a demanda.

De forma leve e construtiva, a programação com as palestras e mesas-redondas que foram realizadas em dois dias de evento (27 e 28 de junho), na Casa de Cultura Joaquim Correia, mostraram de forma didática o panorama da situação ambiental envolvendo a falta de conscientização das pessoas e os cuidados necessários que ainda não são adotados nem pela sociedade, nem pelo poder público.

Estiveram entre os temas tratados no primeiro dia de evento, o gerenciamento de resíduos sólidos e a legislação ambiental. No segundo dia, os participantes discutiram temáticas relacionadas à Educação ambiental, poluição plástica e coleta seletiva de resíduos.

A ideia central para idealizar a semana foi realizar parcerias com as universidades da cidade para promover a troca de conhecimento e o fortalecimento de projetos, que serão necessários para alcançar cada vez mais pessoas, com foco em ampliar a conscientização ambiental e, em paralelo, promover mudanças positivas na cidade.

"Foram dois dias de muita produção de conhecimento e participação efetiva da população. Trouxemos para cá as universidades, agregando ao evento com informações para entendermos que ao realizarmos essa Semana do Meio Ambiente estamos no caminho certo, trazendo um olhar responsável para com o Meio Ambiente", ressaltou o Secretário de Meio Ambiente, Vicente de Paula Fernandes, garantindo também que outras ações educacionais estão sendo programadas para o município.

Além do conhecimento técnico e científico vindo das universidades, o evento contou com a participação e depoimento de quem está diariamente lidando com os resíduos produzidos pela população, que são os catadores de materiais recicláveis do município.

#MeioAmbiente 23/06/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE SEMA realizará ciclo de palestras e mesa redonda na Semana de Meio Ambiente

A Prefeitura de Pau dos Ferros, através da Secretaria de Meio Ambiente (SEMA), estará realizando nos dias 27 e 28 de junho, a Semana de Meio Ambiente, no Centro Cultural Joaquim Correia.

A programação conta com palestras e mesas redondas que vão tratar sobre diversos temas envolvendo o meio ambiente temas como: legislação ambiental, soluções para os problemas ligados ao descarte de resíduos, a importância da educação ambiental no contexto escolar, dentre outros. "Essa semana de educação ambiental, estamos seguindo o tema nacional, mas vamos abordar outros temas através de mesa redonda e ciclo de palestras, buscamos envolver o que a gente tem de melhor de conhecimento nas nossas universidades, UFERSA, UERN e IFRN. Será um momento importante passa a sociedade e a comunidade estudantil participar e a comunidade estudantil", convidou o Secretário de Meio Ambiente, Vicente de Paula.


Os interessados podem fazer a inscrição clicando no link no final da matéria.

Confira abaixo a programação completa

V SEMANA DE ESTUDOS E MÉTODOS AMBIENTAIS

Local: Centro Cultural Joaquim Correia

Data: 27 e 28 de junho

TEMA: Soluções para poluição plástica

• 27/06 • Terça-feira

Palestras:

• 8h30 às 9h30 • Soluções para poluições plásticas (palestra de abertura) • Prof. Dr. Joel Medeiros Bezerra

• 10h • Mesa redonda: Legislação Ambiental • Ms. Talita Tassia da Costa, Secretário de Meio Ambiente Vicente de Paula e o Prof. Dr. Jorge Luiz de Oliveira Pinto Filho.

• 19h •Abertura oficial

• 20h às 21h • Mesa redonda: Perspectivas e desafios do gerenciamento dos resíduos sólidos • Prof. Dr. Larissa da Silva Ferreira Alves, Prof. Lídia Gabriela Rodrigues de Souza e Ms. Talita Tassia da Costa.

___________

• 28/06 • Quarta-feira:

• 8h • Palestra: Importância da Educação Ambiental no Contexto Interdisciplinar na Escola • Josiani Alves de Morais.

• 9h • Conversa com Catador: Atual Realidade x Futuro Promissor • Luiz Catador de Materiais Recicláveis e Dona Josefa Avelino.

• 19h • Palestra: Coleta Seletiva e seus desafios de implantação e impactos positivos • Francisco Soares Roque.

• 20h • Palestra: Como a poluição plástica ameaça a vida na Terra • Prof. Dr. Agassiel de Medeiros Alves.

#MeioAmbiente 05/06/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE SEMA comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente e reforça a importância ações educacionais

Nesta segunda-feira (05), a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMA), celebrou o Dia Mundial de Meio Ambiente em parceria com a MB Limpeza Urbana, e promoveram um café da manhã para os profissionais que auxiliam na manutenção dos serviços de limpeza da cidade.

Dia Mundial de Meio Ambiente é um dia criado com o objetivo de sensibilizar a opinião pública e valorizar o meio ambiente, além de fazer um alerta a todos acerca dos problemas ambientais e para a importância da preservação dos recursos naturais.

Desde o mês passado, a Prefeitura lançou através da SEMA, a campanha "Pau dos Ferros Mais Limpa" de conscientização para o combate à sujeira no município, chamando a atenção da população para a problemática e explanando sobre as ações educacionais que seriam implantadas ao longo dos dias.

#MeioAmbiente 01/06/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE   Poda drástica: Não cometa este crime ambiental

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente tem feito junto à população um trabalho de conscientização sobre a forma correta de realizar a poda das árvores sem trazer danos ao meio ambiente.

A SEMA relembra que existe a Lei municipal 311/72 do Código de Posturas, artigos 137 e 139, que prevê multa para quem realiza podas drásticas no município de Pau dos Ferros. A poda drástica é aquela em que é retirada mais de 40% da copa da árvore.

Além da Lei Municipal ainda existe a Lei Federal de Crimes Ambientais Lei N° 9.605/98 no artigo 49, que dispõe sobre a proibição de não danificar, lesar ou maltratar plantas de ornamentação de logradouros públicos, a pena detenção de 3 meses a 1 ano, ou multa, ou ambas as penas cumulativamente a depender do caso.

No mês passado, a Prefeitura lançou a campanha "Pau dos Ferros Mais Limpa" de conscientização para o combate à sujeira no município, chamando a atenção da população para a problemática e explanando sobre as ações educacionais que seriam implantadas ao longo dos dias.

Quais as consequências?

A poda drástica ocasiona:

- Perda de reservas energéticas do vegetal.

- Perda do equilíbrio estético - modificação da arquitetura de copa de cada espécie.

- Apodrecimento do lenho.

- Aumento da incidência de galhos fracos e podres sobre os alvos urbanos que circundam a árvore.

- Morte do vegetal.

Mas a poda drástica é prejudicial?

Sem dúvidas a resposta é sim. O que é feito na tentativa de melhorar a saúde e/ou beleza de uma árvore, é, na verdade, um dano severo que apenas se agrava com o passar do tempo.

A poda drástica causa um desequilíbrio entre a superfície da copa (folhas que fazem fotossíntese e gemas) e a superfície de absorção de água e nutrientes (raízes finas), ocasionando uma mudança brusca no estado anatômico e fisiológico da árvore, já que a mesma precisa recompor sua folhagem para fazer fotossíntese, transpirar, realizar a troca gasosa etc. Tal fato é, na verdade, um intenso stress, que ao ser realizado periodicamente, anualmente, por exemplo, diminui acentuadamente o ciclo de vida da planta.

A população pode denunciar a prática de poda drástica através do número/whatsapp: 84 - 84 9668-6413, das 07:00h às 13:00h, de segunda à sexta.

#MeioAmbiente 31/05/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE Servidores iniciam campanha educacional casa a casa em Pau dos Ferros

Prefeitura de Pau dos Ferros, por meio da Secretaria de Meio Ambiente (SEMA), Secretaria Municipal de Saúde (SESAU) e a Secretaria de Desenvolvimento Social (SEDES), iniciaram na manhã de ontem (30) a 1ª etapa da Campanha Educacional Casa a Casa, orientando a população sobre o descarte correto do lixo, entulhos e podas de árvores.

O objetivo principal dessa campanha é manter a nossa PAU DOS FERROS + LIMPA, faça sua parte e contribua com essa campanha.

#MeioAmbiente 30/05/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE Pau dos Ferros Mais Limpa: SEMA instala placas nos canteiros da cidade

A Prefeitura de Pau dos Ferros, através da Secretaria de Meio Ambiente (SEMA) deu início nesta terça-feira (30) às ações práticas da Campanha Ambiental 'Pau dos Ferros mais limpa' junto à população.


As equipes da secretaria estiveram nas ruas 13 de maio e na Joaquim Torquato, fazendo visita casa a casa e levando orientações aos moradores sobre o descarte correto do lixo e os cuidados necessários para manter os canteiros limpos.

Para uma cidade limpa e organizada depende da colaboração de todos.

#MeioAmbiente 24/02/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE Em parceria, Prefeitura e UFERSA realizará reunião com catadores do município
#MeioAmbiente 17/02/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE SEMA disponibiliza novo número para denúncias

A Prefeitura de Pau dos Ferros, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMA), está disponibilizando um novo canal de comunicação para denúncias de infrações ambientais, alvarás e retiradas de árvores. Além do número 84-99668-6413, que funciona de segunda à sexta-feira, no horário de 7h às 13h.

Com o novo número o cidadão poderá registrar o seu pedido de fiscalização, de acordo com o tipo de infração a ser comunicada. A ferramenta amplia a facilidade para o cidadão contribuir com o trabalho da secretaria, fazendo a especificação do crime (poluição sonora, do ar, água, solo, invasões e corte ou poda sem autorização). Cada crime possui subdivisões com diferentes tipos de infrações.

#MeioAmbiente 18/08/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE SEMA realizará nesta sexta-feira atendimento remoto

A Secretaria de Meio Ambiente informa que o expediente desta sexta-feira (19) será totalmente remoto, através dos canais: (84) 99605-7028 / 98145-3958 (whatsapp) ou email semapaudosferros@gmail.com

A Secretaria informa ainda que o atendimento presencial será retomado na próxima segunda-feira (22).

#MeioAmbiente 23/06/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE Prefeitura faz apelo à população para não acender fogueiras durante o São João

A Prefeitura Municipal de Pau dos Ferros recomenda que a população não acenda fogueiras durante o período junino.

Apesar de tradicionais na região durante o período de festejos de São João, a administração lembra que devido o aumento de casos confirmados de Covid-19, a orientação é que a fumaça seja evitada para não agravar a situação daqueles que estão com doenças respiratórias, entre elas a Covid-19.

Lembrando que a Gestão Valorizando Nossa Gente, segue as determinações dos decretos em vigor no Estado do Rio Grande do Norte que ainda vive uma crise sanitária, e incentiva os pau-ferrenses a tomarem a vacina e completarem o esquema vacinal.

#MeioAmbiente 17/01/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Prefeitura reforma escola e substitui planta asiática que prejudica meio ambiente por árvores nativas da Caatinga

A Prefeitura de Pau dos Ferros, através da Secretaria Municipal de Educação (SEDUC), informa que a Escola Municipal São Benedito está passando por reforma estrutural, para garantir melhorias em suas instalações que proporcionem um espaço educacional de qualidade aos estudantes e aos profissionais que farão uso da instituição.

No decorrer da obra, foi tomada a decisão de fazer a retirada das árvores que são denominadas de Nim Indiano, que estão situadas na calçada da escola e serão substituídas por árvores nativas do nosso Bioma Caatinga.

A árvore mais comum encontrada na cidade é o Nim indiano (Azadirachta indica), de origem asiática, e que tem se adaptado bem ao Nordeste brasileiro. A preocupação é no sentido da proliferação da planta, em vista dos danos ambientais que ela provoca a outras espécies de vegetais e até animais, uma vez que possui também propriedades repelentes. Além de tudo, a espécie Nim se alimenta dos microorganismos da terra, é repelente natural de proporções desastrosas para a fauna e a flora, tem poder extraordinário de reprodução que já está sem controle, é árvore invasora, é abortivo natural que já ocasiona danos na região.

As informações acima são defendidas no documento criado pelo Pacto Ambiental da Região dos Inhamuns (Parisc), um estudo feito por pesquisadores ambientalistas, que se mobiliza contra a proliferação do plantio do Nim (Azadirachta indica A. Juss) em municípios dessa região da caatinga. A preocupação é no sentido de evitar a proliferação, em vista dos danos ambientais, que enfatiza o seu poder invasor e prejudicial ao ecossistema.

A iniciativa tem como objetivo valorizar a arborização do município com árvores endêmicas da região. Além de preservar a biodiversidade nativa, as novas árvores contribuirão com a harmonização da paisagem, amenização climática, diminuição da poluição e aumento da umidade neste local.

Vale ressaltar que, além do comprometimento com a sociedade, a SEDUC caminha de mãos dadas com a preservação ambiental.

#MeioAmbiente 09/06/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE SEMA realiza série de ações em comemoração à Semana do Meio Ambiente

Este ano, ainda por conta da situação excepcional da pandemia de COVID-19 em curso, a Secretaria de Meio Ambiente (SEMA) adaptou a comemoração, realizando uma série de ações na IV Semana de Meio Ambiente, com uma programação diversificada e voltada para a conscientização do cidadão e o cuidado necessário para preservar a natureza. O primeiro dia contou com o formato virtual, uma Live com Roda de Conversa, tendo a participação de servidores do município debatendo as ações que seriam implantadas na semana.

A SEMA montou uma programação que realizou ação no cartão postal de Pau dos Ferros, na qual fez um mutirão de limpeza nas margens da Barragem Municipal. A Barragem que, por um longo período de estiagem, permaneceu por muito tempo seca, na manhã da última terça-feira (08), durante a coleta, foram retirados dos entornos dela diversos objetos e alguns deles selecionados e destinados para reciclagem.

Ainda nesta quarta-feira (09), foi feito o plantio de mudas de oiti (Licania tomentosa) e de ipê (Hodroanthus) na praça Dr. Nelson Benício Maia Filho, localizada no Centro da cidade. Esta ação deu início ao projeto "Pau dos Ferros Mais Verde", que propõe a arborização de praças e canteiros, com o intuito de valorizar o paisagismo do município, como também prover sombra, colaborando com equilíbrio da umidade e da temperatura.

Para os interessados no recebimento de mudas doadas pelo Município de Pau dos Ferros, basta acessar o link no final da matéria e preencher o cadastro, que a equipe da SEMA entrará em contato para agendar você a retirada da muda. Vale lembrar, que será doada uma muda de planta por pessoa.

Cuidado com o Meio Ambiente no mundo

Realizado anualmente desde 1974, o Dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado em 5 de junho, a principal data da ONU para promover conscientização ambiental. Ao longo dos anos, celebrada por milhões de pessoas em mais de 100 países, tornou-se a maior plataforma global de sensibilização pública sobre o tema e vital para as Organizações das Nações Unidas (ONU) promover também o progresso nas dimensões ambientais dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

O tema central do Dia Mundial do Meio Ambiente neste ano é a restauração dos ecossistemas. O Paquistão vai sediar o Dia Mundial do Meio Ambiente de 2021, quando será oficialmente lançada a Década das Nações Unidas para a restauração dos ecossistemas.

A Década da ONU vai de 2021 a 2030 e é um grande apelo de mobilização global pela recuperação do meio ambiente, para que a população mundial tenha um clima seguro para viver no futuro.

O ano de 2030 também é o prazo final que os cientistas identificaram como sendo a última chance de evitar mudanças climáticas catastróficas. A década 2021-2030 é o período para que as nações encontrem seus caminhos para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

#MeioAmbiente 01/11/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE Prefeitura auxilia no combate a incêndios no município Devido ao clima seco e a escassez de chuvas, temos acompanhado diversas notícias sobre incêndios em áreas de mata em localidades distintas e com proporções que merecem atenção especial.

Nesta quarta-feira, 30 de outubro, tivemos a ocorrência de grandes focos de incêndios nas proximidades dos sítios Retiro e Morada Nova, zona rural de Pau dos Ferros.

A Prefeitura, atenta ao acontecimentos, tem atendido prontamente as solicitações de apoio efetuadas pelo Corpo de Bombeiros, cedendo maquinário pertencente a Secretaria Municipal de Agricultura (enchedeira pá carregadeira e caminhão pipa), além de pessoal treinado para operar os veículos, para auxiliar no desmatamento de pequenas áreas que possam facilitar o acesso das equipes, dando assim maior celeridade no combate dos focos identificados de forma visual.

Recentemente a atual gestão enviou um drone para reforçar o trabalho de identificação da propagação do incêndio que atingiu áreas de mata no município de Portalegre, mais uma vez atendendo à solicitação do Corpo de Bombeiros.

Vale ressaltar que a legislação proíbe, sob qualquer forma, o emprego de fogo em terrenos públicos ou particulares, localizados dentro dos limites territoriais do Município, nas zonas urbana ou rural, para fins de limpeza de terrenos, queima de mato ou vegetação seca ou verde, bem como a queima de outros resíduos sólidos, inclusive lixo e entulhos.

Denúncias podem ser feitas pelo telefone 193 do Corpo de Bombeiros ou na Secretaria Municipal de Meio Ambiente pelo telefone (84) 991225068.
#MeioAmbiente 18/10/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE Controle de queimadas No período de estiagem, a umidade do ar fica mais baixa, deixando o tempo mais seco, essa situação aliada à ações criminosas, acabam gerando focos de queimadas, causando prejuízos à saúde da população e ao meio ambiente.

O fogo coloca em risco o ecossistema, causando destruição da vegetação natural, morte de animais, emissão de poluentes na atmosfera, aumento das doenças respiratórias, entre outros males e prejuízos. Atear fogo na vegetação é crime, cuja pena pode render de 2 a 4 anos de detenção.

O município de Pau dos Ferros também possui em seu código de postura artigos que proíbem terminantemente a queimada de lixo ou vegetação na zona urbana e rural do município.

Todos os casos serão investigados pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMA) e, em caso de infração, os causadores serão responsabilizados perante a Lei, com multas que podem chegar ao valor de 40% a 60% do salário mínimo vigente (artigo 32 do código de postura).

Hoje o município conta com ajuda de drones que podem atuar para identificar situações fora da normalidade, auxiliando o Corpo de Bombeiros e a defesa civil com a captação de imagens que poderão ser usadas para localizar os causadores.

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente pede ajuda da população para denunciar os casos de queimadas pelo telefone (84) 991225068 ou pelo e-mail: semapaudosferros@gmail.com

Queimada é crime ! É dever de todos cuidarmos do meio ambiente!
#MeioAmbiente 05/06/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE Prefeitura realiza a II Semana de Estudos e Métodos Ambientais (SEMA) Nesta terça-feira (05) ocorreu no auditório do Centro Cultural Joaquim Correia a abertura da II Semana de Estudos e Métodos Ambientais (SEMA), evento esse que se estenderá até o dia 08 de junho.

O tema em debate será “Empreendedorismo Social e Sustentabilidade: Inovações Socioambientais no Semiárido Nordestino”.

Estiveram presentes durante a solenidade de abertura o Prefeito Leonardo Rêgo, a Vice-prefeita e Secretária Municipal de Saúde, Zélia Leite, o Secretário Municipal de Meio Ambiente, Edson Rêgo, a Secretária Municipal de Educação, Eliesse Queiroz, a Secretária Municipal de Desenvolvimento Social, Emília Suzana, o Secretário Municipal de Planejamento e Desenvolvimento Econômico, Claudio Fídias, a Secretária Municipal de Infraestrutura Maria Lizete, o Secretário Municipal de Desenvolvimento Rural, Rodrigo Araújo, a Secretária Municipal de Administração Julia Paiva, além de representantes do SEBRAE, IDEMA, IFRN, UFERSA e UERN.

A programação inicialmente conta, em sua abertura, com a palestra do consultor do SEBRAE, Diego de Lima Dantas, que abordou a temática “Empreendedorismo Social, Negócios de Impacto Social e Sustentabilidade”.

A mesa redonda terá continuidade à tarde, onde técnicos do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente - IDEMA estarão discutindo o tema “Gestão Ambiental no Município de Pau dos Ferros: Desafios e Avanços.

Nos demais dias serão ofertadas outras palestras, minicursos, oficinas, exposições e capacitações relacionadas à sustentabilidade. As atividades movimentaram vários setores da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, onde diversos profissionais se esforçaram para entregar à população uma semana movimentada, informativa e prazerosa.

A II SEMA destaca a importância das ações que despertem nas pessoas atitudes e comportamentos para a adoção de práticas sustentáveis contribuindo com a preservação e conservação do meio ambiente.

Nesta edição, o espaço recebeu uma decoração especial com o auxílio da empresa DECORART que realizou um belíssimo trabalho, garantindo a organização e o sucesso absoluto do evento.
#MeioAmbiente 28/05/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE Estão abertas as inscrições para a II Semana de Estudos e Métodos Ambientais A Prefeitura de Pau dos Ferros, através da secretaria municipal de Meio Ambiente (SEMA), torna público que as inscrições para a II Semana de Estudos e Métodos Ambientais (SEMA) estão abertas para todos que desejam participar.

A II SEMA ocorrerá no período de 05 a 08 de junho, no Centro Cultural Joaquim Correia. O tema deste ano é “Empreendedorismo Social & Sustentabilidade: inovações socioambientais no Semiárido Nordestino”.

Com isso, a II SEMA tem como finalidade estimular uma maior compreensão sobre desenvolvimento sustentável e responsabilidade socioambiental. Durante o evento será disponibilizado aos participantes palestras, minicursos e mesas redondas com subtemas relacionados ao tema principal, todos com certificados e sem nenhum custo.

As inscrições podem ser feitas através do seguinte link: goo.gl/forms/4t0ORYVo05jE7K9Z2.

Confira a programação do evento:

05 DE JUNHO (TER
ÇA-FEIRA)

RECEPÇÃO E CR
EDENCIAMENTO - 7h às 8h30
- ABERTURA OFICIAL COM O PREFEITO E DEMAIS AUTORIDADES - 08h30 às 09h30

PALES
TRA DE ABERTURA - 09h30 às 11h30
- TEMA: Empreendedorismo social, negócios de impacto social e sustentabilidade.
- PALESTRANTE: SEBRAE

MESA REDONDA
- HORÁRIO: 13h30 às 17h30
- TEMA: Gestão Ambiental no município de Pau dos Ferros: desafios e avanços.
- MINISTRANTES: IDEMA E SEMA Pau dos Ferros
06 D
E JUNHO (QUARTA-FEIRA)

PALESTRA 03
- HORÁRIO: 07h30 às 09h30
- TEMA: Urbanização e meio ambiente.
- PALESTRANTE: Dra. Tamms Maria da Conceição Morais Campos (Arquiteta e Urbanista - UFERSA)

PALESTRA 04
- HORÁRIO: 09h30 às 11h30
- TEMA: Políticas Públicas Urbanas.
- PALESTRANTE: Dra. Larissa da Silva Ferreira Alves (Coordenadora do PLANDITES - UERN)

MI
NICURSO 01: FISCALIZAÇÃO AMBIENTAL.
- TUTOR: Me. Hudson Toscano Lopes Barroso da Silva (Fiscal de Meio Ambiente - SEMA), Francisco Iuri Aires Nunes (Engenheiro Civil - SEMA)
- HORÁRIO: 1
3h30 às 17h30

07 DE JUNHO (QUINTA)

PALESTRA 05
- HORÁRIO: 07h30 às 09h30
- TEMA: Gerenciamento de resíduos sólidos urbanos e o contexto da feira livre no município de Pau dos Ferros/RN.
- PALESTRANTE: Me. Alisson Gadelha de Medeiros (Engenheiro Civil - UFERSA)

PALESTRA 06
- HORÁRIO: 09h30 às 11h30
- TEMA: A importância da Educação Ambiental nas escolas.
- PALESTRANTE: Dr. Jorge Luis de Oliveira Pinto Filho (Gestor Ambiental - UFERSA)

MINICURSO 02: Proj
eto COLETARS e introdução à técnica de Compostagem.
- TUTOR: Me. Bruno Martins Vale de Lucena Amarant (Engenheiro Civil -IFRN)
- HORÁRIO:13h30 ás 17h30

08 DE JUNHO (SEXTA-FEIRA)
DISTRIB
UIÇÃO DE MUDAS - 07h às 09h30

PALESTRA DE ENCERRAMENTO - 09h30 às 11h30
- TEMA: O poder da participação social na gestão do município.
- PALESTRANTE: Deyvid Alves (Psicólogo e Coach)

Para mais informações: (84) 9 9122 5068 ou
semapaudosferros@gmail.com .
#MeioAmbiente 16/05/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE Prefeitura de Pau dos Ferros promoverá a II Semana de Estudos e Métodos Ambientais A Prefeitura de Pau dos Ferros, através da secretaria municipal de Meio Ambiente (SEMA), anuncia a realização da edição 2018 da II Semana de Estudos e Métodos Ambientais - SEMA. A promoção deste evento visa fortalecer a conscientização e a preservação ambiental, na semana em que se comemora, mundialmente, o Dia do Meio Ambiente - 5 de junho.

A II SEMA, este ano, vem com o seguinte tema: "Empreendedorismo Social & Sustentabilidade: inovações socioambientais no Semiárido Nordestino”, que ocorrerá no período de 05 a 08 de junho, no Centro Cultural Joaquim Correia.

"A temática deste ano irá abordar a interação entre desenvolvimento e meio ambiente, visando o fortalecimento social acerca desses assuntos, por meio de palestras, minicursos e mesas redondas, com subtemas relacionados ao tema principal", afirmou o secretário de Meio Ambiente, Edson Rêgo.
#MeioAmbiente 26/04/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE Técnicos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente participaram de capacitação promovida pelo IDEMA Técnicos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMA) participaram nos dias 24 e 25 de abril do Curso de Gestão Ambiental promovido pelo Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (IDEMA), por meio do Núcleo de Apoio à Gestão Ambiental dos Municípios (NAGAM).
As oficinas ocorreram nas instalações do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), contando com a presença de assessores técnicos das pastas de meio ambiente, agricultura e infraestrutura, gestores e representantes da sociedade civil, todos da região oeste do estado e que compõem o grupo 1.
A formação contou com palestras ministradas pela equipe técnica do IDEMA formada pelas Senhoras Hortência Carvalho e Iracy Wanderley e teve carga horária de 20 horas, com metodologia participativa fundamentada no partilhamento de saberes teóricos e as vivências dos participantes.
Essa ação visa dar continuidade do trabalho de Diagnóstico que deverá constar no Sistema Municipal Integrado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável - SISMUMA/RN. É importante salientar que Pau dos Ferros é a única cidade do alto oeste do estado que possui o SISMUMA, que é constituído pelos órgãos e entidades municipais responsáveis pela proteção, conservação e melhoria do meio ambiente e integra o Sistema Estadual de Meio Ambiente (SISEMA) e o Sistema Nacional de Meio Ambiente (SISNAMA).
A proposta do IDEMA na realização dessas capacitações junto aos municípios é contribuir para que eles, a curto prazo, consigam construir os próprios Planos Municipais de Gestão Ambiental.

Técnicos do IDEMA visitam sede da
SEMA

A convite do Secretário Municipal de Meio Ambiental, Edson Rêgo, integrantes da equipe do IDEMA estiveram presentes nesta quinta-feira (26) na sede da SEMA.
O propósito da visita foi acompanhar a elaboração do Plano de Gestão Ambiental do município, uma exigência legal para que as prefeituras possam captar recursos para projetos voltados à área de meio ambiente.
“Nossa equipe está empenhada em construir um plano que possa auxiliar no diagnóstico dos principais problemas socioambientais existentes no município, onde, dessa maneira, iremos estabelecer alternativas de monitoramento, avaliação e ação de gestão, visando controlar os impactos ambientais bem como o ordenamento urbano”, destacou o Secretário.
#MeioAmbiente 22/03/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE Dia da Água Neste dia 22 de março é comemorado, mundialmente, o Dia da Água. Uma data para conscientizar a todos a respeito da importância da conservação deste recurso natural tão importante, e sem o qual não haveria vida no planeta.
#MeioAmbiente 28/11/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMA), em parceria com o IFRN, promove oficina de reciclagem nas escolas A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMA), em parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), Campus Pau dos Ferros, realizou nesta terça-feira, 28, mais uma rodada de atividades do projeto COLETARES.

Esse projeto consiste na sensibilização e conscientização de alunos da rede municipal de ensino através de ensinamentos educativos de preservação e conservação do meio ambiente, com foco no gerenciamento de resíduos sólidos.

A Escola Municipal São Benedito, uma das parceiras dessa ação, foi o local escolhido pelos facilitadores para realizar uma oficina de reutilização de materiais que seriam destinados ao lixo.

Os alunos aprenderam a confeccionar lancheiras com tema natalino que, quando estiverem finalizadas, servirão como decoração das festividades de fim de ano na própria instituição de ensino.

”Temos absoluta certeza que esse projeto é um passo importantíssimo para darmos início ao trabalho de aplicação da coleta Seletiva que, inclusive, já teve início através da coleta de dados no bairro Nações Unidas. Nossas crianças e jovens serão agentes multiplicadores, irão contribuir com a conscientização dos familiares e amigos, gerando, dessa forma, uma corrente positiva de preservação do nosso meio ambientes”, destacou o Secretário Municipal de Meio Ambiente, Edson Rêgo.
www.paudosferros.rn.gov.br
Emitido dia 30/04/2024 às 01:35:45